[Fechar]

sábado, 18 de julho de 2015

ACET e Cacicopar realizaram o V Fórum Empresarial de Desenvolvimento Regional do Paraná em Turvo.


Com o tema “A força do Associativismo” a Cacicopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná e a ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo, realizam hoje (18/07), em Turvo, o V Fórum Empresarial de Desenvolvimento Regional do Paraná, que teve a participação de mais de 70 empreendedores e lideranças da região.

O evento foi dividido em duas palestras e um painel, e iniciou com a palestra “Cooperativismo e Associativismo como agentes de desenvolvimento”, apresentada por Amauri Cranzariolli.

Em seguida, foi apresentado o painel “Desenvolvimento Econômico Regional”, pelo palestrante Carlos Alberto Gomes, com a participação dos debatedores: a. Neuro João Battistelli; b. Felipe Brügg; c. Alberto Fuchs Neto; e, d. Elói Laércio Mamcaz. Neste debate foram debatidas formas de buscar o desenvolvimento regional através do associativismo, organização de Conselhos de Desenvolvimento Local e Agências de Desenvolvimento Regional, além de como estruturar cobranças por melhorias na infraestrutura junto aos órgãos competentes.

Foram homenageados os ex-presidentes da Cacicopar pelo importante trabalho realizado na construção da entidade. Foram entregues placas de homenagem para os ex-presidentes da instituição: Alberto Fuchs Neto e Valdir Grígolo. A placa contém a mensagem “A boa semente jogada ao bom solo por certo frutificará... Você plantou as primeiras sementes do Associativismo Regional enquanto presidente da CACICOPAR – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná. Hoje, cultivamos juntos os resultados. A classe empresária da região agradece”.

Após o almoço, o Fórum foi reiniciado com a palestra “Infraestrutura e Desenvolvimento Regional” apresentada por Hélio Gomes da Silva Júnior, engenheiro civil e servidor do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Hélio apresentou informações sobre o andamento e planejamento das obras de infraestrutura viária do governo federal no Estado do Paraná. A palestra foi finalizada com participação intensa da plateia.

Na sequência o presidente da Cacicopar, Neuro João Battistelli, fez o encerramento do Fórum colocando em apreciação pela plenária uma versão provisória do documento final com as conclusões do evento, a qual foi aprovada. Na próxima semana a Cacicopar está divulgando o documento oficial.

Os participantes ainda assistiram a uma apresentação artística do Gruppo Folkloristico Italiano Anima, com danças típicas da cultura italiana.


A equipe organizadora avaliou como exitoso o evento frente aos objetivos propostos e agradece a todos os associativistas envolvidos na realização deste Fórum. Agradecimentos especiais aos apoiadores como Sicredi, Sicoob, Prefeitura Municipal de Turvo, Rádio Turvo Ativo e Blog do Elói. A ACET se sente honrada e agradece à Cacicopar pela escolha do município como sede do evento. A Cacicopar informou que o próximo evento está previsto para ocorrer no mês de outubro, em Pitanga e que será denominador II Encontro Regional da Cacicopar. Os organizadores acreditam que o associativismo da região centro oeste se tornou mais fortalecido após este evento.

Fonte: Fórum Cacicopar

Mais fotos: CLIQUE AQUI.









Publicidade