quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Sicredi inicia ano letivo reforçando seu compromisso com a educação

Iniciativas da instituição financeira cooperativa já impactam mais de 320 mil educadores e alunos da rede escolar no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Santa Catarina

Com o início do ano letivo, escolas retomam suas atividades e milhões de estudantes voltam às salas de aula, marcando um período de novos aprendizados e de reorganização da rotina escolar. A volta às aulas marca também um começo de possibilidades e representa um momento decisivo para o desenvolvimento social, econômico e cultural, com impacto direto sobre as famílias, os educadores e a comunidade.

A educação ocupa papel estratégico nas iniciativas do Sicredi, instituição financeira cooperativa que faz investimentos robustos na ampliação do conhecimento de seus colaboradores, associados e nas comunidades onde atua. As 30 cooperativas que fazem parte do sistema no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro entendem a educação como uma ferramenta essencial para formar cidadãos mais conscientes, preparados e capazes de tomar decisões que impactam positivamente a vida pessoal, profissional e coletiva.

Programas de educação

Entre as iniciativas voltadas ao setor, o Sicredi desenvolve programas que promovem conhecimento, cooperação e educação financeira em diferentes etapas da formação.
  • O Programa A União Faz a Vida (PUFV) é a principal iniciativa educacional e uma das maiores do país. Reconhecido pela metodologia participativa e cooperativa, o programa coloca os estudantes como protagonistas da aprendizagem. Ao longo de seus 30 anos de história, o PUFV alcançou em todo o Brasil mais de 4.400 escolas, envolveu 230 mil educadores e impactou 4,7 milhões de crianças e adolescentes. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e norte de Santa Catarina foram mais de 12 mil projetos realizados em 2025, com impacto em 275 mil crianças e adolescentes de 1.886 escolas e mais de 23 mil educadores habilitados.
  • Já o Finanças na Mochila reforça conceitos de orçamento, consumo consciente e planejamento financeiro. Em 2025, parcerias do programa nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro impactaram mais de 20 mil estudantes, 1.296 educadores e 138 escolas, contribuindo para maior autonomia financeira das gerações atuais e futuras.
  • O programa Cooperativas Escolares complementa essa atuação ao desenvolver habilidades relacionadas à liderança, ao desenvolvimento pessoal e à educação financeira. Em 2025, a iniciativa impactou mais de 420 crianças e adolescentes nos estados já citados.
  • A plataforma Cada Gesto Educa foi criada em 2024 com a proposta de capacitar professores para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão financeira, preparando jovens para atuar na construção de comunidades mais conscientes. O programa já soma mais de 22 mil aulas concluídas e cerca de 305 mil visualizações em sua plataforma digital, lançada em 2024. Cada Gesto Educa é realizado em parceria com os Smurfs, embaixadores dos ODS. Além do ambiente online, a iniciativa conta com a Caravana Cada Gesto Conta, que percorre diferentes cidades com atividades presenciais voltadas a temas como erradicação da pobreza, fome zero, agricultura sustentável, saúde, saneamento e energia limpa. Entre 2024 e 2025, a ação impactou mais de 17 mil crianças em 27 municípios do Paraná e de São Paulo.

Ao longo dos últimos anos, os cinco programas ampliaram presença e alcance, acompanhando o crescimento do Sicredi e o fortalecimento do cooperativismo nas comunidades onde a instituição atua. As iniciativas educacionais já somam milhões de pessoas impactadas e seguem em expansão para novas regiões, escolas e públicos, reforçando o papel da educação como agente de transformação social e desenvolvimento sustentável.

Previsões para o ano que começa

A educação segue como prioridade em 2026. As projeções para os estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro incluem a expansão do Programa A União Faz a Vida para 51 novos municípios, do Finanças na Mochila para 20 municípios e a criação de 17 novas Cooperativas Escolares. Já o projeto Cada Gesto Educa lançará no início de 2026 um guia educativo ambientado na Vila dos Smurfs, voltado ao uso em sala de aula, que estará disponível para download na página do programa Cada Gesto Educa, dentro da plataforma Transformando. Além das ações institucionais, as cooperativas mantêm autonomia para desenvolver iniciativas locais, alinhadas às necessidades de cada comunidade.

“A educação é um dos pilares do cooperativismo e seguirá no centro das nossas ações em 2026. A ideia é ampliar o alcance dos programas, fortalecer o vínculo com as comunidades e continuar investindo em iniciativas que gerem impacto real, como o Summit Educação, que acontecerá em setembro, já consolidado como um espaço de troca, aprendizado e construção coletiva”, reforça a assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo na Central Sicredi PR/SP/RJ, Mariana Baião.
Com investimentos contínuos em educação, o Sicredi reforça seu papel como agente de transformação social. Ao investir continuamente em programas educacionais e na formação de crianças, jovens e adultos, a instituição contribui para comunidades mais preparadas, conscientes e colaborativas, fortalecendo não apenas o presente, mas também as bases para um futuro mais sustentável e inclusivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade