A deputada Cristina Silvestri (PP) se destacou como uma das palestrantes do V Fórum Internacional Mulher Mariposa, realizado na Universidade de Paris, na França. O evento reuniu lideranças políticas, acadêmicas e ativistas de diversos países, nesta segunda-feira (25), para discutir igualdade de gênero.
Primeira procuradora da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Cristina falou sobre o protagonismo do Poder Legislativo no combate à violência de gênero e citou conquistas históricas. Entre os temas abordados, estiveram a criação da bancada feminina, a implantação de procuradorias da mulher nas câmaras municipais e a elaboração de protocolos de atendimento às vítimas. “Foi uma honra e uma grande responsabilidade compartilhar nossas experiências e contribuir para o fortalecimento do compromisso de todas nós pelos direitos das mulheres”.
A parlamentar também apresentou algumas das leis de sua autoria, como o Botão do Pânico, o Sinal Vermelho, o Programa de Reeducação de Agressores, além de políticas públicas voltadas para o combate à pobreza menstrual, incentivo à autonomia financeira das mulheres e prevenção contra a violência obstétrica. “Tenho orgulho de ter feito parte de lutas que, sem dúvidas, foram um marco para o nosso país. Dividir essas iniciativas em um palco global foi emocionante e inspirador”, afirmou.
Cristina Silvestri participou do Fórum ao lado da deputada Mabel Canto (PSDB), líder da bancada feminina da Alep. Elas foram as únicas brasileiras a representar o país no Fórum, a convite da Comissão de Relações Internacionais e Mercosul.
A programação contou com palestras de lideranças de várias partes do mundo. Entre elas, a fundadora da Emeser Ltda. (Chile), Pamela Garrido, a ativista mexicana Esmeralda de Luna, a ex-ministra do Meio Ambiente do Equador Lorena Tapia Nunez e a presidente da Organização dos Direitos Humanos da Itália, Fiorella Cerchiara. “Foi um grande aprendizado ouvir mulheres de diferentes países, culturas e áreas de atuação”, comentou Cristina.
O Fórum Internacional Mulher Mariposa é um evento anual, promovido no contexto do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário