Na noite desta segunda-feira (05/08), foi realizada a cerimônia de admissão em lenço dos jovens e adolescentes aspirantes à desbravador no clube de Turvo, Trilheiros da Mata. O evento foi realizado na câmara de vereadores logo após a sessão. Esse é um projeto desenvolvido para o município que tem o apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Quem são os desbravadores? Você já ouviu falar deles?
São meninos e meninas, adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor ou religião. Em geral, se reúnem semanalmente aos domingos, das 9h às 11h30, para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções, o gosto pela natureza além de atividades que contribuem para prepará-los para enfrentar a vida, cuidar do corpo, servir à comunidade e preservar a natureza.
O Clube de Desbravadores existe oficialmente desde 1950 e está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de 1 milhão e meio de participantes. O clube é uma entidade sem finalidade lucrativa e que tem como objetivo trabalhar em equipe e auxiliar jovens e adolescentes a serem úteis para a comunidade.
Neste clube existe a preocupação de trabalhar com os desbravadores a construção do caráter e o desenvolvimento físico, mental e espiritual. No aspecto físico, ressalta-se o cuidado com a saúde, a prática de esportes, participação de competições, de acampamentos entre outras atividades. No aspecto mental, busca-se lidar com o raciocínio lógico, criatividade, habilidades matemáticas, relacionamentos sociais e noções de conhecimento nestas áreas. No aspecto espiritual, a capacitação serve para ajudar os jovens resolverem seus próprios conflitos e buscarem significado para a vida.
Diferentes ações e atividades são executadas, entre estas destacamos as especialidades, que são mais de 400, entre elas há aprendizado de vários tipos de nós e amarras, a construção de cadeiras e mesas com amarração, cozinhar em meio à natureza e fazer fogo sem fósforo ou isqueiro, prestar socorro em desastres naturais, participar ativamente de campanhas comunitárias e de ajuda aos carentes, visitar hospitais, abrigos, orfanatos e asilos, sempre com respeito ao próximo, à coletividade e ao meio ambiente.
Os desbravadores vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre e ainda, são capazes de demonstrar habilidades com disciplina através de ordem unida e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.
O grande acampamento de vários clubes de desbravadores é chamado de Campori. Neste evento os adolescentes aperfeiçoam suas capacidades individuais, coletivas e de métodos de sobrevivência, além de ser uma experiência de vida que proporciona momentos competitivos e de recreação entre os jovens envolvidos.
Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento que tira da diversidade social o colorido da energia juvenil.
Mais fotos serão publicadas na página do Blog do Elói no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário