[Fechar]

segunda-feira, 21 de março de 2022

Encontro quinzenal do Programa Habitação Solidária, alerta famílias para o aumento do foco de dengue


Nesta quinta-feira (17), aconteceu mais um encontro quinzenal com os participantes do Programa Habitação Solidária.

A reunião serviu para alertar sobre o risco do aumento dos focos de dengue na cidade e realizar uma dinâmica com os integrantes do projeto.

O Programa Habitação Solidária de Turvo, foi criado com uma parceria entre o poder público municipal e sociedade civil, para garantir acesso a moradia digna a 15 famílias residentes de uma área de risco, localizada no Bairro Jardim Filadélfia, no Município de Turvo/PR. O local é considerado uma área de risco, pois a poucos metros das residências, existe um “perau” (entende-se por “perau” um morro alto inclinado com vegetação nativa), as famílias residem na parte superior do perau, onde o solo é predominantemente laje, sendo assim, suas casas não possuem uma estrutura fixa ao solo, dificultando a infraestrutura urbana, como saneamento básico, iluminação pública, havendo riscos de desabamento e quedas.

Todas as famílias residentes no local, encontram-se em situação de vulnerabilidade social, sendo atendidas pela política de assistência social. Os moradores do local totalizam cerca de 40 pessoas, entre idosos, pessoas com necessidades especiais e crianças. Para suprir as necessidades dessas famílias, o projeto tem objetivo a construção de 15 moradias, em terreno próximo, de posse do município, para que seja feita a realocação destes moradores para ambientes seguros e dignos.

Atualmente, as famílias moradoras da área de risco, são beneficiadas pela Lei dos Benefícios Eventuais – Aluguel Social, um recurso assistencial mensal destinado a atender, em caráter de urgência, famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social. Essas famílias serão as primeiras a realizarem a mudança para o novo residencial.

Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade