[Fechar]

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Saiba mais sobre a PCH Confluência - novo empreendimento em Turvo


As obras da PCH Confluência continuam. A Pequena Central Hidrelétrica, que vai gerar cerca de 27 megawatts de potência, está situada na junção dos rios Marrecas e Cachoeira, na divisa entre os municípios de Turvo e Prudentópolis.

O empreendimento com previsão de término para o ano de 2022, já gera mais de 280 empregos diretos e destes, ao menos 50% são trabalhadores da região. Além de outras contrapartidas sociais em benefício dos moradores locais, como a edificação de um salão em alvenaria, com no mínimo 150 metros quadrados, para uso comunitário e a construção de uma estrada vicinal de aproximadamente 200 metros, entre a edificação e a rodovia que liga a localidade e Turvo.

VÍDEO: 

PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS

O empreendimento garante também, a redução de impactos ambientais causados pela obra, através da execução de programas socioambientais previstos no Plano Básico Ambiental (PBA) aprovado pelo Instituto de Água e Terra (IAT) do Paraná, bem como de programas específicos para a Terra Indígena Marrecas, aprovados pela FUNAI.

Dentre as ações ambientais, o empreendimento garante a compensação de toda a área degradada em favor da construção da usina e barragem, além, da conservação de amostras do ecossistema local e regional, de modo a proteger e assegurar o processo evolutivo e a biodiversidade da fauna e flora regionais.

A empresa garante também a execução de dois programas relativos ao aproveitamento científico da fauna e da flora. O programa relativo a fauna busca a realocação para um local seguro dos animais e espécies da área impactada pela instalação da PCH e o programa de aproveitamento da Flora, consiste em ações destinadas ao resgate de exemplares locais com a coleta de sementes para produção de mudas assegurando o plantio nas áreas de compensação.

Demais atividades socioambientais serão realizadas, a fim de reduzir e compensar impactos no meio-ambiente, além de apoio aos habitantes locais.


Fonte: Prefeitura de Turvo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade