[Fechar]

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

As obras do Programa Habitação Solidária continuam em Turvo



A construção das casas continua em andamento, elas serão destinadas a 15 famílias de baixa renda residindo em moradias que encontram-se em situação de risco. A Secretaria de Infraestrutura e Obras também finaliza a obra de drenagem e adequação da via no projeto.

Ainda no bairro Jardim Filadélfia, na Rua Floriano Caetano Pinto, o calçamento já está sendo concluído. São essas e tantas outras melhorias para benefício dos moradores do Jardim Filadélfia.

O Programa Habitação Solidária

O Programa Habitação Solidária, foi criado com uma parceria entre o poder público municipal e sociedade civil, para garantir acesso a moradia digna a 15 famílias residentes de uma área de risco, localizada no Bairro Jardim Filadélfia, no Município de Turvo/PR. O local é considerado uma área de risco, pois a poucos metros das residências, existe um “perau” (entende-se por “perau” um morro alto inclinado com vegetação nativa), as famílias residem na parte superior do perau, onde o solo é predominantemente laje, sendo assim, suas casas não possuem uma estrutura fixa ao solo, dificultando a infraestrutura urbana, como saneamento básico, iluminação pública, havendo riscos de desabamento e quedas. Todas as famílias residentes no local, encontram-se em situação de vulnerabilidade social, sendo atendidas pela política de assistência social. Os moradores do local totalizam cerca de 40 pessoas, entre idosos, pessoas com necessidades especiais e crianças. Para suprir as necessidades dessas famílias, o projeto tem objetivo a construção de 15 moradias, em terreno próximo, de posse do município, para que seja feita a realocação destes moradores para ambientes seguros e dignos.

Foi possível construir nos primeiros anos do projeto, 8 residências, todas em fase final de execução, mesmo em um ano difícil devido a pandemia mundial da covid-19, que prejudicou o planejamento e mutirões de ajuda para construção das residências, reuniões com as comissões e conselho e também eventos para angariação de fundos. Ainda assim, os resultados deste projeto mostram os frutos que poderão ser colhidos no futuro, havendo a parceria entre a sociedade civil e o poder público. Atualmente, 7 das 15 famílias encontram-se residindo casas alugadas por meio do Aluguel Social, em situação de vida melhor, e a obra encontra-se em andamento.


O ponto forte da Habitação Solidária está em sua essência, isto é, a união da iniciativa privada e da pública para o alcance de um objetivo comum. É certo que este programa despertou a responsabilidade social, o compromisso e a humanidade da população do Município de Turvo e região que se uniram em prol de um único propósito. Uma iniciativa como essa deve ser reforçada em qualquer área de atuação do setor público, isto porque, a responsabilidade com o próximo transcendeu os muros de uma burocracia, e a ideia se espalhou contando com a participação ativa da iniciativa privada, com isto, apenas ganhos puderam ser observados, isto porque além de mais recursos que contribuirão para a efetivação do programa, há mais cabeças pensantes, há mais fiscais, há mais força tarefa.

O projeto mostra a importância da união entre a sociedade civil e o poder público municipal, para que juntos, possamos construir um Turvo ainda melhor para se viver.

Fonte: Prefeitura de Turvo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade