[Fechar]

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Fazenda orienta contribuinte a atentar para as mudanças da Guia de Recolhimento


Modernizar o sistema da guia de pagamento de taxas e tributos estaduais, garantir maior clareza na disposição das informações do documento e adequar a novas necessidades, tais como o Pix, são mudanças implementadas pela Secretaria da Fazenda e Receita Estadual do Paraná que começam a valer a partir de 1 º setembro com a nova Guia de Recolhimento (GRPR).

A principal vantagem com o pagamento instantâneo via Pix é que o contribuinte poderá quitar a GRPR em qualquer banco, inclusive nos digitais, não se restringindo aos conveniados com o Estado. Essa operação só poderá ser utilizada inicialmente para pagamento via aplicativo, ou por internet banking, não sendo possível o pagamento diretamente na agência da instituição bancária.

“Estamos passando por modernizações nos sistemas internos das guias de pagamento que vão facilitar ainda mais a vida do contribuinte na hora de pagar algum débito de tributos”, afirma o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

COMO PAGAR - O pagamento da guia será realizado da seguinte maneira: o contribuinte deve abrir o aplicativo do seu banco, escolher pagar um débito com Pix e apontar a câmera do celular para o QR Code, que está disposto no canto superior direito da GR.

Neste primeiro momento, o débito tributário pago via Pix não será quitado instantaneamente. Porém, em cerca 15 minutos após o pagamento haverá o reconhecimento da quitação para o IPVA e será possível a emissão de certidão negativa. Já a informação relativa à quitação definitiva dos demais débitos só ocorrerá no dia seguinte, após a consolidação das informações de pagamento.

PIX ONLINE - A Secretaria da Fazenda e Receita Estadual também estão desenvolvendo a função do PIX online, que será lançado em breve. Nessa forma, a apropriação no débito ocorrerá imediatamente após o pagamento, com a quitação definitiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade