[Fechar]

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Programa desenvolvido pelo Sicredi reforça potencial de impacto positivo do cooperativismo de crédito

Engajada na promoção da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, instituição financeira cooperativa realiza jornada de formação nas cooperativas com atuação no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro


Nos últimos anos, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Pacto Global, tem atuado para engajar empresas e organizações visando o fortalecimento de estratégias e ações para a promoção da Agenda 2030. As ações planejam um futuro mais positivo para o planeta e instituições a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com mais de 1,1 mil membros, a Rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior do mundo e inclui organizações como o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil que, ao longo de sua história, desenvolve iniciativas de impacto positivo conectadas ao propósito do modelo de negócio, integrando também o Pacto Global desde 2020. E para ampliar ainda mais os esforços na área, o Sicredi lançou nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o “Programa ODS 2030”, voltado para a formação de mais de 300 integrantes dos Comitês de Sustentabilidade das cooperativas que atuam nos três estados.

O projeto é desenvolvido com o Grupo Anga&Din4mo, holding de serviços de implementação de cultura humanizada, capitalismo consciente e inclusão social, e conta com a consultoria em cultura organizacional da Tribo Global. Além de alavancar o desempenho do Sicredi junto ao Pacto Global, o programa busca ampliar reflexões e ações sobre a sustentabilidade alinhadas ao empreendedorismo e ao modelo de negócio.

Segundo o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, o cooperativismo de crédito já possui em seu modelo secular propósitos ligados à sustentabilidade e desenvolvimento, tanto dos associados como das comunidades, o que representa uma alternativa ao Sistema Financeiro Nacional (SFN). “Entender os princípios, estar disposto a estudar os objetivos, aceitar e encarar as metas integrantes do Pacto Global é desafiador e nobre, pois transcende o presente e nos remete a olhar o futuro com muita esperança, uma vez que todos podemos ser artífices de um mundo melhor. Isso é cidadania e cooperação. Esse é o cooperativismo que idealizamos, praticamos e acreditamos: com pessoas ajudando pessoas”, destaca.

Formação

O programa de formação foi elaborado a partir de quatro temas fundamentais que se relacionam ao negócio e estão interligados aos ODS: Consciência e Humanização; Atuação Diversa e Inclusiva; Tecnologia e Inovação Social e Justiça Financeira. Logo no lançamento, os participantes puderam acompanhar a palestra do diretor executivo do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira, que destacou a importância do propósito para empresas e instituições. O evento on-line contou ainda com a participação do co-fundador da Din4mo e uma das principais lideranças em investimentos de impacto no Brasil, Marco Gorini. Na abertura, os convidados integrantes da cooperativas foram encorajados a refletir sobre o papel de cada um, mesmo com diferentes hierarquias, dentro do negócio voltado para o impacto positivo. Incorporado ao programa de formação, os participantes também tiveram a oportunidade de assistir à palestra do COO Anga&Din4mo, Pedro Nascimento, com o tema "Gestão do Futuro” e a fala do EO da Tribo Global, Stephanie Crispino, sobre “Liderança e Cultura Consciente”.

Além de palestras e encontros on-line, o programa de formação também disponibilizou um kit de estudos para as principais lideranças dos Comitês de Sustentabilidade com livros sobre capitalismo consciente e sustentabilidade nos negócios. “As iniciativas desenvolvidas são para manter nossas lideranças e colaboradores engajados na causa cooperativista, por isso buscamos realizar ações de formação e parcerias que ajudem a fomentar ainda mais nosso propósito de garantir uma sociedade mais próspera”, finaliza Dasenbrock.

Sobre Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade