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sábado, 11 de agosto de 2018

O cenário atual das empresas e a consultoria empresarial


Nesse artigo vou te mostrar 4 motivos pelos quais o mercado de consultoria cresce quando os demais estão em decadência, e ao final, você terá a oportunidade de conhecer mais a respeito desse ramo que está em constante expansão no Brasil!

Oportunidade em meio à crise



Simples de entender, não é mesmo? Na crise, os resultados financeiros das empresas geralmente vão de mal a pior, e é exatamente nesse momento que o consultor é acionado. Para melhorar esses resultados, é necessário buscar um profissional que conhece de gestão, de processos e de mercado, ou seja, um consultor!

Para você entender melhor, listei 4 motivos que levam as empresas a buscar o mercado de consultoria na hora do aperto. Vamos a eles?

1 – Reduzir custos

O mercado de consultoria está sempre em alta, pois sempre vão haver clientes empresariais querendo elevar seus resultados, certo? Porém, em momentos de instabilidade financeira, as vendas diminuem, consequentemente diminuindo as receitas.

Com isso, reduzir custos não se torna apenas um ponto positivo, mas uma questão crucial para a sobrevivência de uma empresa, tornando possível que seus resultados permaneçam bons mesmo e se adequem a realidade da empresa enquanto muitos concorrentes seguem em decadência.

2 – Lançamentos de novos produtos e serviços

Nada melhor para alavancar resultados e aumentar a receita em meio à crise do que lançar um novo produto, ou um novo serviço! Só que para isso, deve-se fazer todo um planejamento, principalmente em meio à crise, onde não se pode errar!

Nesse momento o mercado de consultoria também é aquecido, pois ninguém melhor que um bom consultor para auxiliar nessa questão! O consultor entende de mercado, sabe o que vende e o que não vende, também auxiliando em toda a elaboração do produto e do processo! Fantástico, não é mesmo?

3 – Meios de expandir comercialmente

Expansão em meio à crise? Você deve estar achando que eu perdi a noção, certo? Errado! Expandir comercialmente em meio a dificuldade é possível, e é um dos motivos pelo qual o mercado de consultoria cresce nesses momentos econômicos.

Muitas empresas veem na expansão a única forma de sobreviver, pagar as contas e continuar funcionando quando o mercado está ruim! Mais uma vez um consultor de alta performance é a pessoa indicada para esse papel, pois com o conhecimento e experiência acumulada, ele sabe exatamente para onde deve-se expandir, para qual mercado você deve levar seu produto ou serviço em busca de aumentar seu faturamento!

4 – Reposicionamentos estratégicos no mercado

Muitas empresas perdem poder de mercado em momentos de instabilidade. As vendas caem, as receitas diminuem, torna-se necessário demitir funcionários, e isso faz com que a empresa perca parte do seu posicionamento estratégico.

Devido a isso, muitas buscam um novo posicionamento, um novo ramo, uma nova segmentação de mercado. Buscam oportunidades que possam colocar a empresa de volta num patamar de elite. E a consultoria é um ponto chave para obter sucesso nessas horas, pois ela busca sempre identificar boas oportunidades de mercado e investimento!

Crise = Oportunidade!

Quem diria, não é mesmo? Qual outro mercado cresce na crise?


Colunista:
Flávio Marcos da Silva
Consultor Empresarial e de Negócios
Sócio – Administrador na Certo - Consultoria Empresarial
flaviomarcos@gmail.com




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