[Fechar]

terça-feira, 23 de maio de 2017

Reitor da Unicentro fala na Câmara de Turvo sobre a implantação do Curso de Medicina em Guarapuava

 

Na ultima sessão ordinária da Câmara Municipal de Turvo, esteve presente o professor Aldo Nelson Bona, reitor da UNICENTRO, o qual veio até os senhores vereadores de nosso município, na busca de apoio para implantação do curso de MEDICINA, na Unicentro, para que os senhores vereadores possam gestionar junto ao governo do estado, deputados e secretários de estado, a liberação do tão esperado curso de medicina. Durante a sua palestra o Professor Aldo apresentou números relativos ao curso de medicina e principalmente discorreu sobre as vantagens de se ter uma escola de medicina na região, ou mesmo que sejam duas, pois o curso nas Faculdades Campo Real, também deve ser implantado.
Explica o professor que na sua grande maioria os médicos optam por trabalhar em cidades maiores, como é o caso de Curitiba que concentra cinquenta por cento dos médicos de todo o estado, lembra ainda que existem escolas de medicina nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringa e Cascavel, ficando um grande vazio na região central e centro sul do estado, a qual será preenchida com os cursos que serão oferecidos em Guarapuava. 
Fala ainda de que hoje as melhores especialidades também estão nos grandes centros e com isso o custo de se deslocar os pacientes até esses centro se torna alto, pois seria algo em torno de duzentos e noventa quilômetros, o que certamente, com a implementação do curso em Guarapuava, irá diminuir drasticamente esses custos, o que seria de grande beneficio para a região em torno de Guarapuava, o que certamente vem contemplar Turvo. Ao final faz um convite aos senhores vereadores para que possam participar da audiência pública, que será realizada na Câmara Municipal de Guarapuava em data a ser marcada, mas que possivelmente será 22 ou 29 de junho próximo, onde estará sendo discutido esse assunto e de onde será levada carta ao governo do estado com tal reivindicação e para que seja agilizada a liberação de tal curso, pois o mesmo já encontra-se em fase terminal, aguardando apenas a chancela do governador.
Os senhores vereadores são unanimes em apoiar tal realização e colocam a disposição para entrar em contato com seus deputados, secretários e com o próprio governador. O senhor reitor esteve acompanhado dos professores Gilberto Franco de Souza e Roseli Nychai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade