[Fechar]

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

De acordo com pesquisas, cerca de 15% da população brasileira sofre de uma das doenças que mais matam no mundo: O Alcoolismo


A doença que é consequência do uso excessivo e contínuo do álcool gera danos graves ao organismo, podendo levar a outras doenças que vão desde gastrite, até mesmo o câncer. Não somente as consequências físicas, mas também psicológicas e comportamentais devem ser levadas em conta, como a violência, acidentes, depressão e por fim o suicídio. Geralmente o Alcoolismo leva a morte porque infelizmente, a maioria dos indivíduos não procuram ajuda em centros especializados, como o Instituto Alcoólicos Anônimos e as Clínicas Particulares de Dependentes Químicos, os quais desempenham um papel muito importante na sociedade, ajudando o indivíduo a refazer sua vida longe do vício da bebida alcoólica.
Os efeitos imediatos do uso do álcool ocorrem porque a substância atravessa a barreira hematoencefálica rapidamente e o corpo logo reage com perda da coordenação motora, fala lenta e redução dos reflexos, porém o consumo prolongado de bebidas alcoólicas podem afetar praticamente todos os órgãos do corpo humano de forma mais grave, conheça as principais doenças aliadas ao consumo do álcool e suas consequências na sociedade.

Gastrite
A gastrite é uma das doenças mais comuns que são provocadas pelo álcool, e se resume a uma inflamação na parede do estômago que causa sintomas como a perda de apetite, azia, náuseas e vômitos.

Hepatite
Olhos e pele amarelados, e abdômen inchado são os principais sintomas da hepatite, que é uma inflamação no fígado, e tem como um dos fatores principais, o uso excessivo do álcool. Quando ocorrem episódios repetidos de hepatite, pode levar a cirrose hepática, doença a qual tem como característica a destruição das células do fígado, levando até mesmo o indivíduo à morte.

Câncer
Novos estudos confirmaram a ligação direta entre o uso do álcool e o surgimento de até 7 tipos de câncer, que incluem a faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama.

Pelagra
A pelagra provoca pele acastanhada em diferentes partes do corpo, mais comumente na face e mãos, e que provoca coceira frequente e diarreia constante.

Demência
A demência se caracteriza pela falta de memória, dificuldade de falar e mover-se, podendo deixar o indivíduo totalmente dependente para comer, vestir-se e tomar banho.

Impotência e infertilidade
O excesso de álcool pode levar a lesão dos nervos do organismo, podendo provocar impotência no homem, e na mulher gera períodos menstruais irregulares, causando infertilidade.

Infarto e trombose
Doenças cardiovasculares são também uma das consequências do uso do álcool, como o infarto e trombose, podendo levar rapidamente o paciente à morte.


O uso excessivo do álcool pode ocasionar danos cerebrais irreversíveis, problemas com a pressão arterial e desnutrição. Durante a gestação pode causar má formação fetal. Além disso, o alcoolismo gera graves consequências na sociedade e na vida dos dependentes, como problemas na família, pela alteração de humor e comportamento violento, depressão e até suicídio. Em todos os casos, embora seja difícil, os familiares e a própria pessoa, deverá ser capaz de identificar o problema e procurar uma instituição de apoio a alcoólatras e iniciar o tratamento o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade