[Fechar]

terça-feira, 8 de março de 2016

Homenagem do Blog do Elói a todas as mulheres.

Texto: Valter Kraçoski – Blog do Elói

HISTORIA DA ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em 8 de março de 1857, várias mulheres que trabalhavam e uma fábrica de tecido na cidade de Nova Iorque – EUA resolveram fazer uma greve ocupando a fábrica e reivindicando melhores condições de trabalho, como por exemplo: Redução da carga horária de trabalho de 16 para 10 horas diárias, equiparação em seus salários, pois comparado aos salário dos homens, elas recebiam apenas um terço do que ganhavam os homens e melhor tratamento dentro de seu local de trabalho. Essa manifestação, porém, foi reprimida com total violência e cerca de 130 mulheres trabalhadoras foram trancadas e a fábrica foi incendiada. Todas morreram carbonizadas num ato totalmente desumano.

No ano de 1910, em uma conferência realizada na Dinamarca ficou definido que 8 de março passaria a ser chamado de “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” uma homenagem as tecelãs americanas mortas na fábrica em 1857. Em 1975, através de um decreto essa data foi oficializada pela ONU. O objetivo da criação dessa data não foi apenas para se comemorar, mais na maioria dos países, nessa data, realizam-se reuniões, debates e conferências para discutir o papel da mulher na sociedade atual e procurar soluções para diminuir ou terminar com o preconceito e a desvalorização da classe feminina, pois, mesmo com tantos avanços, as mulheres ainda sofrem com preconceitos, baixos salários e violência masculina, entre outros.

No Brasil, o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história brasileira, a partir dessa data as mulheres passaram a ter direito de votar e serem votadas e em 2010 foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil, reeleita em 2014 e atual presidente Dilma Rousseff. Atualmente em nosso país, a mulher tem avançado muito em relação à equiparação com a classe masculina. É comum se ver mulheres ocupando diversos tipos de cargos no mais diversos setores de trabalho. Infelizmente ainda se vê em noticiários as tristes notícias de mulheres que sofrem violência dos homens e/ou são discriminadas.

Nos do Blog do Eloi, através dessa matéria, queremos parabenizar a todas as mulheres pelo seu dia, especialmente as mulheres de Turvo e aquelas que acompanham nosso Blog. Queremos desejar muita saúde e que as mulheres continuem suas conquistas. A mulher sempre foi muito importante, sempre foi a base da família, que começa e se apoia diariamente em uma mãe.

Fontes de pesquisa:
www.suapesquisa.com
www.Segs.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade