[Fechar]

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Turvo realiza Seminário de encerramento do Pnaic.



Na noite desta terça-feira, 1º, foi realizado o Seminário de encerramento do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com o objetivo de apresentar o programa. Durante o evento, autoridades falaram sobre a ação e foram realizadas diversas apresentações. Além de também ser feita a exposição dos trabalhos realizados junto aos alunos das escolas municipais de Turvo.

O Pnaic é uma ação do Ministério da Educação que conta com a participação articulada do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, que juntos mobilizam esforços e recursos na valorização dos professores e escolas, no apoio pedagógico com materiais didáticos de alta qualidade para todas as crianças e na implementação dos sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento. Este é o terceiro ano de implantação do programa que tem como compromisso a meta de alfabetizar todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade.

A Coordenadora do Pacto, professora Valdete Inês Garcia de Almeida, explicou como funciona o programa, onde os professores receberam orientações e participaram de discussões para uma alfabetização de forma interdisciplinar, visando uma formação onde haja um diálogo permanente da prática docente com a equipe pedagógica da escola para a garantia no desenvolvimento dos estudantes, melhorando como um todo a qualidade do ensino público.

Em seguida, a diretora da Escola Professor Elias Abrahão, Iara Angelita Graeszezeszyn ressaltou que o Pacto é um compromisso de todos – escola, família e município – em benefício das crianças, levando o aluno a aprender bem, ler e escrever. Já o secretário da Educação, Gilmar Garcia, afirmou que o professor tem uma carreira permanente, pois nunca deixa de ser um educador. E que investir nesse profissional, é investir na comunidade educacional como um todo.

Quem também acompanhou o Seminário foi o prefeito de Turvo, Nacir Bruger. Ele falou dos benefícios desses investimentos na educação e o quanto isso melhora no desenvolvimento dos alunos também, que acabam levando tudo que aprendem para sua forma de ver e interagir com o mundo a sua volta. “Ficam todos felizes, tendo uma forma de aprendizado mais atraente para as crianças e eficiente, fazendo com que se consiga chegar aos resultados desejados, que são de grande importância”.

A orientadora do Pnaic no município, pedagoga e professora Jacira Gralak, foi quem realizou o curso na Universidade Estadual de Ponta Grossa e repassou os conhecimentos aos professores de Turvo. Ela comenta que, se todos não estiverem envolvidos, é algo que não funciona. “É um desafio e exige compromisso de todos, mas está dando ótimos resultados e nossas crianças estão, de fato, tendo um aprendizado de qualidade”, garante.

As apresentações foram o teatro “A formiguinha e a neve”, com a escola Frida Rickli Naiverth. O teatro de fantoches “Tita e a Chapeuzinho Azul” com a escola João Miguel Maia. A escola Elias Abrahão apresentou o teatro de marionetes Romeu e Julieta (de Ruth Rocha). A escola Infância Feliz contou a história “A menina do vestido azul”. E a escola Santa Anita apresentou o teatro musical “A galinha ruiva”.

Também estiveram presentes no evento a coordenadora da Equipe Pedagógica professora Maria Vanderléia de Lara, a diretora do Departamento de Saúde Sandra Fassini, o diretor do Departamento de Esportes Jonathan Marcondes, além de diretoras, professoras, familiares da comunidade escolar e alunos.

Com informações e fotos: Imprensa PM de Turvo.



Publicidade