[Fechar]

segunda-feira, 15 de junho de 2015

CNBB assume Centro Indígena em Guarapuava.



No sábado (13) a CNBB Regional Sul 2 tomou oficialmente posse do Centro Indígena Juan Diego, localizado às margens da rodovia BR 277, em Guarapuava (PR).

O local, que passa a se chamar Centro São João Diego, possui capacidade para cerca de 150 pessoas, com alojamentos, ampla sala de palestras, capela, cozinha, refeitório, estacionamento e uma grande área verde.

De acordo com o Secretário Executivo do Regional Sul 2, padre Mário Spaki, o Centro será uma sede para encontros do Regional, privilegiado pela localização, haja vista Guarapuava estar no centro geográfico do Estado. “Além disso o local permanece como polo para as 72 comunidades indígenas do Paraná para encontros de formação da Pastoral Indígena e Indigenista”, informou.

Padre Mário também revelou que o Centro, agora propriedade da CNBB Sul 2, terá parte da coordenação e trabalho sob a responsabilidade das Irmãs Apostolas do Sagrado Coração de Jesus.

O evento teve a presença do Presidente do Regional, Arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos, que presidiu a Celebração Eucarística. Na sequencia aconteceu o ato da transferência de posse do Centro acompanhado por diversos sacerdotes diocesanos e da Congregação do Verbo Divino, que estavam até então à frente do Centro, religiosas, também com diversos leigos e com os membros da diretoria do Centro de Formação Juan Diego.

Dom Mauro enalteceu o desapego das pessoas ao Centro. Agradeceu ao padre Garibaldi Uberti (SVD) e aos membros da diretoria. Dom Mauro disse que a Congregação dos Verbitas seria a primeira indicada a assumir a obra, a Diocese de Guarapuava a segunda da lista para ficar com o Centro, mas abriram mão para a CNBB, “o desapego é sinal de Deus”, afirmou Dom Mauro. “Que visão de Igreja! Nós Igreja, não Minha”.

Dom Mauro agradeceu as Irmãs Apostolas. “Que Deus as abençoe e a toda essa obra, e juntos conte conosco porque nós queremos somar, como sempre somamos”, disse.

Após a formalização do ato de transferência os presentes participaram do almoço.



Por: Jorge Teles – Pascom Regional
Publicidade