[Fechar]

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ibema: Análise de vibração garante mais produtividade na fábrica

IBEMA EMPRESA TURVENSE











A análise de vibração em equipamentos é uma das técnicas da Manutenção Preditiva que diagnostica possíveis falhas nos equipamentos rotativos da fábrica. Essa e outras ações preventivas têm como objetivo prolongar a vida útil de máquinas e equipamentos sem afetar a produção.

Esta é uma das responsabilidades da área de manutenção da Ibema que, desde julho de 2013, tem intensificado os trabalhos de prevenção. De acordo com o Gerente de Manutenção, Cristiano Stefano, esse estudo acontece toda semana nos motores elétricos rotativos, redutores, motoredutores, mancais e bombas centrífugas, somando um total de 492 equipamentos presentes na fábrica da Ibema. “Analisamos a vibração das engrenagens e rolamentos para antecipar qualquer problema que elas possam apresentar”, diz Stefano.

Os mecânicos se dividem em rotas (semanais, quinzenais e mensais), usam coletores de dados portáteis que são ligados diretamente ao software Emonitor®, que fornece as informações. Com as análises dos dados coletados, conseguimos intervir nos equipamentos antes que ocorra a quebra, reduzindo os gastos com manutenção corretiva e disponibilizando mais tempo para produção”, complementa.

Fonte: www.ibema.com.br
Publicidade