[Fechar]

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Jovem é preso por comercializar drogas em Pitanga


Por volta das 18h00 dessa terça (19), no bairro Vila Nova em Pitanga, a  ROTAM abordou os adolescentes, ambos 17 anos, já conhecidos no meio policial por auxiliarem o tráfico de drogas, sendo que estavam informando os usuários que o jovem, 20 anos tinha maconha pronta para venda. 
Diante dos fatos, foi localizado o jovem mencionado pelos adolescentes, o qual confirmou que teria droga escondida em um matagal, sendo localizadas 17 buchas de maconha prontas para venda e mais uma porção maior a ser preparada para a venda, totalizando 290 gramas do entorpecente e uma balança de precisão. 
Dada voz de prisão ao jovem e encaminhado os adolescentes para prestar esclarecimentos, apreendida a droga e celulares para a 45DRP.

Fonte: 16º BPM

Turvo agora conta com Nego Bebidas


No Nego Bebidas você encontra um grande variedade de bebidas de várias marcas e sabores.

Lá também tem gelo, carvão para seu churrasco e disque água. 

Ambiente amplo e moderno, com mesa de sinuca e TV, onde você pode tomar aquela cerveja gelada e assistir ao jogo do seu time do seu coração.

O atendimento é diferenciado, todos os dias das 08h30 ás 00h00 (meia noite).

Em breve vem muitas novidades para melhor atender aos amigos e clientes.

O Nego Bebidas fica na Avenida 12 de Maio, anexo ao Campo de Futebol Society do Adevilson.

Fone (42) 3642 -2100 – 9 8412-2949 – 9 9821-9267.








Governo vai intensificar combate ao feminicídio


O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesta terça-feira (19) que o Estado vai intensificar o combate à violência contra mulheres. “Estamos acompanhando a violência crescente do femínicidio e nosso objetivo é diminuir o número de casos no Estado e criar um ambiente em que a mulher se sinta cada vez mais protegida”, disse o governador durante a inauguração da nova unidade da Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Ratinho Junior ainda disse que o Governo do Estado vai, cada vez mais, preparar as forças de segurança pública do Paraná para lidar com esse tipo de crime, em especial no atendimento nas delegacias. “Queremos que as mulheres e adolescentes vítimas de violência sejam atendidas da melhor forma possível e se sintam à vontade para relatar o que aconteceu com elas, sem nenhum constrangimento”, afirmou.

PLANEJAMENTO - Na solenidade, o governador reforçou que o Governo do Estado está fazendo um planejamento de segurança pública inédito, baseado em um trabalho ainda mais técnico da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Ele disse também que o Paraná vai desenvolver juntamente com São Paulo um projeto executivo de vigilância das fronteiras para o combate ao crime organizado.

Ratinho Junior afirmou que o Estado planeja uma série de investimentos na área de novas penitenciárias com o objetivo de tirar os presos de delegacias. “Criamos uma força-tarefa para resolver o mais rápido possível essa questão, até porque delegacia não é lugar de preso. Com isso, também daremos liberdade aos nossos profissionais, em especial da Polícia Civil, para que possam exercer suas missões, que é investigação dos crimes”, disse.

DELEGACIA - Localizada no centro de São José dos Pinhais, a Delegacia da Mulher e do Adolescente vai substituir a antiga unidade. O espaço tem 1,8 mil m², uma sala de aula para palestras de prevenção, ambientes separados para receber vítimas e suspeitos, além de locais isolados para atender adolescentes, mulheres e idosos.

“É uma estrutura moderna e preparada para receber a mulher vítima de violência, que geralmente chega à delegacia extremamente fragilizada e precisa ser recebida em um ambiente adequado e por profissionais capacitados”, disse o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat. O Governo do Estado investiu R$ 6 milhões na obra.

CAPACITAÇÃO - A delegada Valeska Martins, responsável pela unidade, disse que todos os funcionários recebem capacitação contínua para que tenham sensibilidade para receber as vítimas. “O atendimento é especializado e todos os profissionais entendem o ciclo de violência no âmbito doméstico e o sofrimento das mulheres e crianças”, afirmou.

Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, a nova unidade é uma reivindicação antiga do município e vai reforçar ainda mais o atendimento às mulheres e crianças. “É um ambiente melhor e mais qualificado para que as pessoas sejam melhor atendidas”.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o delegado-chefe da Divisão de Polícia Especializada da Polícia Civil, Alexandre Macorin de Lima; a coordenadora das delegacias da Mulher do Paraná, Márcia Vieira Marcondes; os deputados estaduais Francisco Büher, Soldado Adriano e Coronel Lee e vereadores do município.

Fonte: AEN


Pai acha chuteira no lixo e muda a história do filho, que jogará no Orlando City


De um barraco à beira da estrada a uma estrutura de primeiro mundo. Um sonho construído, literalmente, do lixo. A história do adolescente Ivanildo da Silva, de 15 anos, é um conto de fadas moderno do futebol. Descoberto em um campeonato amador em Brasília, o menino pobre, filho de um catador e de uma vendedora ambulante, se prepara para passar um ano no Orlando City, um dos times da Major League Soccer, divisão de elite do futebol nos Estados Unidos.


Sem qualquer estrutura, Ivanildo ganhou suas primeiras chuteiras graças ao acaso: catando lixo, o pai achou um par jogado fora. Era um primeiro aviso do destino.

- Quando meu pai me deu ela, fiquei muito alegre. Chega a me dar uma dor no coração, porque foi a primeira que ele me deu. Eu chorei no dia - disse Ivanildo.

- Uma chuteira é uma coisa simples, todo menino quer ter uma chuteira. Mas eu não sabia que uma chuteira que foi achada no lixo poderia fazer isso que está fazendo com o Ivanildo. Eu não tinha essa noção - completou o pai, Leandro Velozo.

Ivanildo treina em um projeto social na capital federal. Seu professor, que também dá aula em uma escolinha do Orlando City, inscreveu o garoto em uma competição, vista pelo diretor das categorias de base do time americano, Mike Potempa. O resto ficou por conta do talento de Ivanildo.

- Esse garoto, Ivanildo, ficou na minha cabeça. Ele joga com muita paixão, se diverte em campo. Chamou minha atenção na hora - afirmou Potempa.

No Orlando City Academy, vai se dividir entre os treinos e a escola. Uma oportunidade dupla de sucesso para quem cresceu sem perspectivas.

- É uma chance que eu tenho que agarrar com vontade. 

Assista a reportagem emocionante clicando aqui.

Fonte: Globo Esporte


São do Paraná 30% das placas Mercosul já adotadas no Brasil



O Detran-PR já aplicou aproximadamente 30% do total de placas Mercosul do país, conforme dados do Denatran. São cerca de 960 mil veículos com o novo modelo em todo o Brasil. No Paraná, desde a implantação, há dois meses, foram registrados registrou 272.640 placas no novo padrão.

O novo sistema de Placa Mercosul atende a Resolução 729 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “A medida traz itens de segurança que permitem a melhor rastreabilidade dos veículos, o que dificulta seu uso indevido, como a clonagem”, explica o diretor-geral do Detran-PR, Cesar Kogut.

MESMO PADRÃO - Para atender a Resolução 729, o Detran-PR publicou a portaria 074/2018 que tornou obrigatória a implantação da placa Mercosul no Estado.

A placa tem o mesmo padrão em todos os países do Mercosul. Tem também um código único com todos os dados de confecção da placa como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro.

O sistema deve ser implantado em todo o país até o dia 30 de junho de 2019, porém, não são todos os casos que tem a necessidade de fazer a mudança. Além disso, não há uma data limite para a instalação da nova placa em toda a frota do país.

Confira em quais situações é necessária a adesão ao novo modelo:

Primeiro emplacamento
Aquisição de veículo
Aquisição de veículo com troca de município
Alteração de dados com complementação de placa
Mudança de município
Registro de outro Estado
Troca de categorias
Outros processos que necessitem a substituição de placas.

NÃO PRECISA - Segundo o Contran, não haverá a obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. O que significa que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município.

Se o proprietário quiser trocar de placa, poderá procurar o Detran-PR para efetuar o emplacamento.

Uma vez emplacado com a chapa do novo padrão, o veículo poderá permanecer com ela mesmo se mudar de propriedade ou município, pois o novo padrão não traz identificação de cidade e de Estado, como ocorre no modelo atual.

Fonte: AEN

Estudante de Londrina que gravou e divulgou vídeo incitando a discriminação de raça e cor é denunciado por racismo pelo Ministério Público



A 24ª Promotoria de Justiça Londrina, no Norte-Central paranaense, apresentou denúncia criminal por racismo contra um estudante de 25 anos que gravou e divulgou um vídeo instigando a discriminação de raça e cor. Na gravação, feita no dia do segundo turno das eleições do ano passado (28 de outubro), o jovem diz frases racistas. O vídeo foi divulgado pelas redes sociais, com grande repercussão.

De acordo com a denúncia, o jovem praticou crime de racismo, “desejando a morte das pessoas negras” e contribuindo “para incitar a discriminação contra os negros […], proferindo palavras impróprias e pejorativas”. Ele responderá pela prática do crime de racismo qualificado, que prevê pena maior (reclusão de dois a cinco anos e multa), de acordo com o parágrafo 2o do artigo 20 da Lei do Racismo (Lei Federal nº 7716/89), na medida em que “a discriminação e o preconceito de raça e de cor” foram praticados por intermédio de meios de comunicação social, provocando grande repercussão social.

Fonte: www.mppr.mp.br

Delegado Bruno assume a delegacia de Pinhão


O novo delegado de Pinhão é Bruno Miranda Maciozek, que está respondendo pela delegacia de Pinhão que abrange também o município de Reserva do Iguaçu. “Como há uma escassez de delegados no Paraná, a solução encontrada foi que mesmo estando lotado e trabalhando em Guarapuava, passasse a responder também pela delegacia de Pinhão”.

ENCONTRO COM O PREFEITO 

Na terça feira, 12 de fevereiro, o novo delegado, acompanhado do delegado Rodrigo Cruz dos Santos, que agora responderá pela delegacia de Prudentópolis, foi ao gabinete do prefeito Odir Gotardo, (PT), segundo o delegado foi uma conversa bem tranqüila com o objetivo de conhecer o prefeito e se apresentar. ”Neste momento, a única solicitação que fiz ao prefeito é que fosse renovado o termo de concessão da funcionária do município que está disponibilizada para a delegacia, pois o período de concessão havia terminado, e essa funcionária é imprescindível, pois aqui só temos um escrivão que está de férias, sem ela aqui, quem vai atender se eu precisar sair para uma urgência externa”?

O delegado contou que o prefeito lhe repassou que juntamente com as associações e empresários há a intenção de implantar no município o sistema de câmeras de segurança, ”Achei a ideia sensacional, a câmera inibe atividades criminosas mais graves, ela é um importante instrumento de investigação e me coloquei à disposição para colaborar no que for preciso”.

O DELEGADO TRAZ EXPERIÊNCIA DE VÁRIAS ÁREAS

Bruno é curitibano, mas já reside há alguns anos em Guarapuava, já atuou no município de Manoel Ribas e Turvo. Tem 38 anos, é formado em advocacia há 15 anos, atuando como advogado criminalista, foi policial federal, já atuou junto ao ministério público federal. 

UMA DELEGACIA ORGANIZADA

Bruno declarou que encontrou uma delegacia organizada, ”Pretendo continuar em Pinhão, o Rodrigo fez um trabalho bom, encontrei a delegacia organizada, um ambiente limpo e organizado e a nossa proposta é manter esse ambiente, dar continuidade às investigações que estão encaminhadas, é preciso dar uma resposta à sociedade, a sociedade precisa de segurança, a insegurança atrapalha muito o andamento da sociedade e estamos aqui para contribuir”.

AS DENÚNCIAS SÃO IMPORTANTES

O delegado lembrou que as denúncias feitas pelas pessoas da comunidade contando sobre ações suspeitas de indivíduos, ou mesmo sobre crimes que aconteceram são importantes e reforçou que é possível fazer a denúncia e permanecer em segurança. “Essas denúncias da população são importantes, é preciso lembrar que se a pessoa não quiser se identificar, nós garantimos o sigilo da denúncia se ela considera importante para a sua segurança, mas é muito importante que as informações cheguem até nós. As pessoas de bem não podem se calar, elas tem que se ajudar e a policia precisa da ajuda das pessoas de bem para colocar na cadeia quem está fazendo o mal”. 

O DELEGADO CONTA COM O APOIO DA POPULAÇÃO

Bruno declarou que conta com o apoio da população para retirar a carceragem da delegacia, “A custodia dos presos não é da responsabilidade da policia civil, a responsabilidade é do departamento penitenciário do estado do Paraná. Há muito tempo a policia civil vem se responsabilizando dessa custodia de forma irregular, isso acarreta desvio da função de investigador e escrivão, que acabam tendo que cuidar do gerenciamento e trato com os presos em vez de realizar suas funções, que é o de investigar os crimes. Assim é preciso deslocar os presos já condenados para as penitenciarias e retirar a delegacia da responsabilidade da carceragem como ocorre aqui”. Solicitou o delegado.

Por Nara Coelho

Avô e a neta morrem em acidente na BR-376



Em Imbaú/PR, no km 396,2 da BR 376, o automóvel Ford/Ecosport, placa de Telêmaco Borba/PR, seguia sentido Tibagi/PR - Imbaú/PR, quando colidiu na traseira do SR/Guerra, com placa de Pitanga/PR atrelado a uma Scania/T124, que seguia no mesmo sentido de direção logo a frente, pela terceira faixa existente no local. Ato contínuo, o Ecosport perdeu o controle, invadiu a faixa contrária e colidiu frontalmente com um caminhão M.Benz/Atego 2426, placa de Gaspar/SC, que seguia em sentido contrário, pela sua mão de direção.

O M. Benz ainda perdeu o controle e saiu parcialmente da pista de rolamento, imobilizando-se parte sobre a terceira faixa, parte dependurada no barranco, do lado oposto ao seu deslocamento.

O condutor da Ecosport, Izaque Sabre de Oliveira e a passageira do banco traseiro, sua neta de aproximandamente 10 anos, entraram em óbito no local.

A passageira, proprietária da Ecosport, de 63 anos, permaneceu presa às ferragens, sendo desencarcerada pela equipe da concessionária e removida à Santa Casa de Ponta Grossa, pelo helicóptero do SAMU, com lesões leves.

Os ocupantes dos outros veículos permaneceram ilesos e não ingeriram bebida alcoólica, conforme testes de etilômetro. As condições do tempo eram de nublado, mas não havia sinais de chuva no momento do acidente.






Fonte: Rede Nossa


Publicidade