[Fechar]

sábado, 18 de março de 2017

Em Guarapuava, Turvo perde para a equipe do Aprovale pelo Campeonato Regional de Veteranos


Equipe/Turvo


Na tarde desse sábado, 18 de março, a equipe de Turvo foi até ao Estádio Beira Rio em Guarapuava, para enfrentar a equipe do Aprovale/Madeireira Pires, em jogo válido pelo Campeonato Regional de Veteranos que é promovido pela Liga de Futebol de Guarapuava. 

O jogo começou muito disputado, as duas equipes sempre buscando seu gol, mas o resultado do primeiro tempo foi 0 x 0.

No segundo tempo, logo no início do jogo, Marcelinho abriu o placar para a equipe do Aprovale fazendo 01 x 00. Em seguida, Tiago Borgo fez 02 x 00. A equipe de Turvo diminuiu com Marcos Ribeiro fazendo 02 x 01. Mas novamente Tiago Borgo fez seu segundo gol, ampliando o placar em 03 x 01. O camisa 09 da equipe de Turvo Ulisses, com um belo gol fez 03 x 02. Mas a reação parou por aí, porque Vanderlei do Aprovale fez 04 x 02 e Rosenildo fez 05 x 02. Final de jogo: Aprovale/Madeireira Pires 05 x 02 Turvo.

Vanderlei da equipe do Aprovale levou o troféu de melhor atleta da partida. 

O próximo jogo da equipe de Turvo será em casa no próximo sábado, diante da equipe do Danúbio de Entre Rios.

Clique na imagem para ampliar:
Aprovale/Madeireira Pires



Alencar entrega o troféu para Vanderlei da equipe do Aprovale, que foi o melhor atleta da partida. 




No vídeo abaixo, gol de Marcos Ribeiro da equipe de Turvo.




Filho de Vereador e mais um jovem morrem em acidente na PRC–466 após baterem veículo de frente com ônibus


Na madrugada de sábado, dia 18 de março de 2017, um grave acidente aconteceu na Rodovia PRC-466, entre Lidianópolis e Jardim Alegre, próximo ao trevo da Placa Luar. Segundo informações, dois jovens de Lidianópolis, o motorista Robson Rodrigues Costa Monsão, de 21 anos, e o passageiro José Cândido Neto, de 17 anos, estavam em um Ford Ká, quando bateram de frente com um ônibus da Viação Garcia. O ônibus era conduzido por Renato Petlon Costa, de 51 anos, que fazia o itinerário Curitiba a Ivaiporã. Com o impacto, os dois jovens do Ford Ka, morreram no local. Uma das vítimas fatais, José Cândido Neto, era filho do vereador Ademir Aparecido Cândido, mais conhecido como "Ferrugem", de Lidianópolis. O Sargento Carneiro, do Posto Rodoviário do Porto Ubá, informou que nenhum passageiro do ônibus se feriu. Segundo informações, as vítimas eram primos e saíram de Lidianópolis para levar uma pessoa em Ivaiporã, mas na volta, assim que passaram o trevo da Placa Luar, município de Jardim Alegre, bateram de frente com o ônibus. O Agente Alvino Cândido, o "Preto", da Polícia Civil, e o IML de Ivaiporã, também foram acionados para liberar os corpos. O veículo acidentado, foi removido pela empresa Guincho Porto Ubá.



Outono começa com tempo instável e temperaturas amenas


O outono começa oficialmente à 7h29 do dia 20 de março (segunda-feira) e vai até a 1h24 do dia 21 de junho. Segundo a previsão climática do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a estação tende a apresentar chuvas ligeiramente acima do normal no Oeste, em parte do Sudoeste e do Centro em direção ao Norte. Pode chover abaixo da média no Centro, Norte e extremo Oeste. 

"Essas probabilidades são pouco representativas", afirma o meteorologista Cezar Duquia. Segundo ele, de modo geral os valores de chuvas previstos orbitam em torno da condição normal. As temperaturas tendem a permanecer dentro das médias históricas, mesclando dias quentes e frios com diferenças entre as regiões. 

INSTÁVEL - A estação entra com tempo instável e as temperaturas variando de 12ºC a 28ºC. Em Curitiba e Região Metropolitana, tendem a ficar entre 12ºC e 24ºC com nebulosidade. No Litoral, entre 20ºC e 27ºC com chuviscos. No Norte, entre 15ºC e 27ºC com nebulosidade variável. O Oeste terá entre 16ºC e 28ºC com poucas nuvens, e o Sul, entre 13ºC e 25ºC com tempo nublado. 

EL NIÑO NEUTRO - Devido ao relevo e à posição geográfica do Paraná, historicamente o outono apresenta redução das chuvas e variações bruscas das temperaturas. Este ano a maioria dos modelos meteorológicos projeta El Niño Oscilação Sul (ENOS) neutro até o início do inverno com 75% de probabilidade. Este fenômeno climático é aguardado para o segundo semestre deste ano. Ele altera drasticamente as Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial, podendo afetar o comportamento do clima em diferentes partes do planeta. 

ALERTA GEADA - "É esperado que as culturas do milho safrinha e do trigo se desenvolvam normalmente durante o outono no Paraná, pois a previsão climática é de chuvas e temperaturas dentro da normal climatológica para todas as regiões do estado", afirma Heverly Morais, pesquisadora do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). 

Em maio, com as incursões das massas polares no Paraná, inicia-se o risco de geadas. Dependendo da intensidade e época de ocorrência, pode haver danos às culturas, principalmente ao milho safrinha. "A cultura do café também é suscetível à geada e requer medidas de proteção dos viveiros de café e lavouras cafeeiras recém-plantadas", afirma a pesquisadora. 

O Simepar e o Iapar mantêm o serviço Alerta Geada, especialmente desenvolvido para orientar agricultores durante o outono e o inverno. Boletins diários serão publicados nas páginas dos órgãos - www.simepar.br e www.iapar.br. Quando há risco, os agricultores cadastrados recebem mensagens de alerta em seus celulares. 

COLHEITAS - A palavra outono tem origem latina e significa época propícia para as colheitas. Suas principais características são queda das folhas das árvores em nuances amarelas e vermelhas, o tom acinzentado do céu, o abrandamento das temperaturas, as noites que começam mais cedo e os frutos amadurecidos que caem sobre a terra. Nas artes, a estação está associada a nostalgia, melancolia e introspecção.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Terceira parcela do IPVA 2017 vence entre os dias 20 e 24 de março


Para evitar multa e juros, donos de veículos devem ficar atentos aos vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017. A terceira e última parcela vence entre os dias 20 e 24 de março, de acordo com o último número da placa.

A Secretaria da Fazenda do Paraná enviou no começo do mês correspondência com o boleto para o pagamento da terceira parcela, que pode ser feito em qualquer instituição bancária. Os contribuintes já haviam recebido correspondência com os dados para pagamento à vista ou das duas primeiras parcelas, que tiveram vencimentos em janeiro e fevereiro. 

Os que não efetuaram o pagamento das parcelas anteriores no prazo, devem emitir nova ficha com os valores atualizados no site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br). Na consulta é preciso informar o número do Renavam do veículo. 

O pagamento poderá ser feito usando apenas o número do Renavam nos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi. Outra opção restrita aos bancos conveniados é a Guia de Recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR), que está disponível no endereço www.fazenda.pr.gov.br

PENDÊNCIAS - Contribuintes que possuam pendências relativas ao pagamento de IPVA serão inscritos no Cadastro Informativo Estadual e terão restrições no relacionamento com o governo, o que inclui o não recebimento de créditos e prêmios do Programa Nota Paraná. 

Quem não pagar o imposto nos prazos definidos pela legislação terá multa de até 10% e os valores sofrerão acréscimo de juros. Veículos que estiverem com débitos do IPVA não receberão o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR e ficam impedidos de transitar nas vias públicas, sob risco de retenção e aplicação de multas por autoridades de trânsito. 

A inadimplência também impede a transferência de propriedade do veículo e insere o contribuinte na condição de devedor de tributos, restringindo a obtenção de Certidão Negativa de Débitos Tributários. 

O IPVA é de competência estadual, mas toda a arrecadação desse imposto é dividida entre o Estado (50%) e o unicípio de registro do veículo (50%). No Estado, os recursos são aplicados prioritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública. O Paraná possui 4,36 milhões de veículos tributados e 2,48 milhões não tributados

Tabela de vencimentos - IPVA 2017 - clique AQUI

Fonte: www.aen.pr.gov.br
Publicidade