[Fechar]

terça-feira, 22 de julho de 2025

Autora da lei que criou a data, Cristina Silvestri participa de manifestação no Dia de Combate ao Feminicídio

Quase 200 municípios paranaenses se mobilizaram nesta terça-feira (22) para marcar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei nº 19.873/2019, de autoria da deputada Cristina Silvestri. Em Guarapuava, a parlamentar participou da Caminhada do Meio-Dia — atividade realizada nesta data em diversas cidades do estado desde 2023.

“Hoje voltamos às ruas em memória de todas as mulheres que tiveram suas vidas brutalmente interrompidas pelo feminicídio. Nós criamos a lei, mas sabemos que a mudança não acontece se ficar só no papel. É fundamental que todos e todas sejamos parte desta luta. Fico comovida ao perceber que, a cada edição, mais municípios aderem à campanha, promovendo ações concretas, como a Caminhada do Meio-Dia”, afirmou a deputada Cristina.

A data de 22 de julho foi escolhida em referência ao assassinato da advogada Tatiane Spitzner, em 2018, em Guarapuava. A morte, decorrente de um relacionamento abusivo, ganhou repercussão nacional e tornou-se símbolo da luta contra o feminicídio no Paraná.

Somente neste ano, 45 mulheres perderam a vida para o feminicídio no estado. Em todo o ano de 2024, foram 190. “Esses números não são apenas estatísticas. São mães, irmãs, amigas, vizinhas. Que esse dia siga nos lembrando da urgência de proteger vidas, fortalecer políticas públicas e nunca silenciar diante da violência”, destacou a deputada. Desde 2024, o Dia de Combate ao Feminicídio integra o Código da Mulher Paranaense (Lei Estadual nº 21.926/2024), nos artigos 258 e 259.

COMO DENUNCIAR

Qualquer pessoa pode denunciar casos de violência doméstica. Em situações de emergência ou flagrante, deve-se acionar a Polícia Militar pelo número 190. Também é possível registrar denúncias pelo Disque 181 (www.181.pr.gov.br) ou pelo Disque 180, canal do governo federal que também atende via WhatsApp: (61) 99610-0180.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade