O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para tempestade em todo o Paraná até às 23h59 desta segunda (18), como possibilidade de prorrogação. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. A Defesa Civil também reforçou o alerta em Curitiba e região metropolitana. Boa parte do estado também está em alerta, mas laranja, para elevação de temperatura acima da média para o período.
As temperaturas seguem elevadas por todo o estado do Paraná nesta segunda-feira (18). A combinação de calor e a disponibilidade de umidade na atmosfera favorecem a formação de áreas de instabilidade. Chuvas localizadas acompanhadas de raios já eram registrados no Norte Pioneiro e partes dos Campos Gerais desde o meio da tarde.
Na Grande Curitiba também havia pontos com chuva em formação pouco antes das 17 horas. Alguma chuva atingia bairros de Curitiba na zona Norte. A pancada de chuva vem acompanhada por trovoadas.
Mais calor, mais tempestade
Na terça-feira (19) há um aumento da instabilidade no Paraná. O ar segue bastante aquecido, mas os índices de umidade ficam mais elevados, situação que favorece a formação de áreas de instabilidade.
Entre o oeste e o sudoeste a chuva pode ocorrer já pela manhã, mas na maioria das regiões paranaenses a precipitação ocorre preferencialmente a partir da tarde. Apesar de isoladas, há risco de tempestades em alguns pontos.
Cuidado
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Bem Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário