[Fechar]

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Filme 50 Anos do Hospital Bom Pastor de Turvo


No dia 12 de outubro de 1972 um pequeno grupo de pessoas de nossa comunidade, liderados pelo Pe. João Adolfo Barendse, holandês de nascimento, mas com cidadania brasileira e, mais ainda, como um cidadão turvense de coração, um ser humano à frente de seu tempo, reuniram-se para a criação da Fundação Social de Nossa Senhora da Aparecida de Turvo-Paraná.

Deste projeto, muitas ações sociais foram feitas e, principalmente o primeiro Ambulatório Médico que, deu início ao Hospital Bom Pastor. Para a construção e as instalações necessárias ao funcionamento do hospital, teve a fundamental doação de entidades filantrópicas e religiosas holandesas. Muita gratidão por tantas pessoas que se interessaram por este pequeno local perdido no interior de nossa imensa Pátria. Alguns vieram para implantar organizações sociais e aqui permanecem contribuindo também com nossa riqueza cultural.

Declinar o nome de todas as pessoas que exerceram atividades dirigindo a Associação, ajudando com trabalho de construção, profissionais de saúde e funcionários do Hospital Bom Pastor e tantas outras situações de trabalho social, torna-se uma tarefa impossível. Recebam nosso abraço cheio de gratidão e reconhecimento. Desejo enfatizar, neste momento, o esforço de toda a comunidade turvense que, durante 50 anos conseguiu manter esta atividade filantrópica através do trabalho voluntário, de doações e de apoio, independente de orientação religiosa ou classe social. Numa direção comum todos deram-se as mãos e seguiram juntos vencendo inúmeros obstáculos que surgiram no decorrer o tempo. Não é pouca coisa. É o resultado da máxima que diz “a união faz a força”. Turvenses, sentimos orgulho de pertencer a esta comunidade.

A diretoria atual deseja relembrar as pessoas que se voluntariaram na primeira diretoria da Associação (muitos já não estão entre nós, fisicamente) e, através deles, estendemos nossa homenagem e imensa gratidão a todas as outras que estiveram dirigindo os trabalhos durante estes 50 anos.

Diretor: Pe. João Adolfo Barendse SVD Presidente: Jovino de Freitas Carneiro Vice Presidente: Ernani Garcia 1º Secretário: Noé Lopes Sobrinho 2º Secretário: Moizeis Pereira Zeni 1º Tesoureiro: Paraílio Bueno de Oliveira 2º Tesoureiro: Jurandir de Jesus Oliveira Orador: José Antunes Moreira Diretor de Patrimônio: Januário Halma Membros e Conselho: Acacio Mendes Pereira, Jorge Antônio Pilati, João Maurício Felski, Francisco Guergechechen, Elisio Cardoso, Pedro Marcelino Ribeiro, Jonato Batista Mendes, Francisco de Assis Leite, João Portela, Eduardo Martins Ferreira, Domingos Portela, Antônio Estaciano Vaz.

Texto: Mercedes Pilati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade