[Fechar]

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

EcoExpresso da Sanepar está aberto para visitas em Turvo


O ônibus EcoExpresso da Sanepar estaciona esta semana no município de Turvo, onde a Companhia está com obras em fase de conclusão para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário. Estão sendo investidos cerca de R$ 3,5 milhões na execução da Estação de Tratamento de Esgoto, praticamente concluída e já em fase de testes, e de redes coletoras, interceptores e ligações prediais. Nesta primeira fase da implantação, cerca de 150 famílias devem ser beneficiadas.

EcoExpresso – O veículo é equipado com uma grande maquete, que mostra todo o trajeto percorrido pela água, e que impressiona pela riqueza dos detalhes. “Além de mostrar como funciona todo esse processo dentro da Sanepar, o EcoExpresso ajuda a disseminar práticas de conservação da água e a explicar como é cada fase do tratamento da água e do esgoto”, ressalta o gestor socioambiental da Sanepar na região, Ricardo Borges.

Esta semana o ônibus já foi visitado por alunos de seis escolas do município. Na sexta-feira (11) ele estará na Praça 31 de Outubro, no Centro, aberto à comunidade em geral das 8h às 15h. Além das maquetes, o ônibus traz painéis onde é possível visualizar a água desde a sua nascente, a formação dos rios e barragens, passando por uma estação de tratamento de água, depois os reservatórios, indo até as redes de distribuição de água para as residências, de onde a água sai em forma de esgoto doméstico, passa pelas redes de coleta, chega até a estação de tratamento e, então, é devolvida à natureza como efluente corretamente tratado.

Durante a visitação, que dura de 15 a 20 minutos, é possível esclarecer dúvidas e entender, por exemplo, a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria pluvial, a diferença entre a bacia hidrográfica usada para a captação da água a ser tratada e consumida e a bacia que recebe o efluente das estações de tratamento de esgoto.


Assessoria de Imprensa Sanepar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade