[Fechar]

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Após uma semana, moradores afirmam que terra voltou a tremer em Londrina.



Após uma semana, moradores da zona leste de Londrina, no norte do Paraná, voltaram a sentir tremores de terra e ouvir estrondos entre a noite de domingo (10) e madrugada desta segunda-feira (11). Segundo os moradores, ao menos seis eventos foram sentidos das 23h38 às 0h40.

Os moradores dos bairros Jardim Califórnia, Jardim Europa e Vila Brasil afirmam que há um mês estão ouvindo estrondos e sentindo tremores de terra. No dia 14 de dezembro de 2015, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou um terremoto de 1,8 de magnitude na região. No dia 1° de janeiro, um novo abalo sísmico foi registrado pelos pesquisadores, dessa vez o tremor teve magnitude de 1,9.

Após duas ocorrências, pesquisadores da USP e da Universidade Estadual de Londrina (UEL)instalaram quatro sismógrafos na região para identificar o que está provocando os tremores.

Segundo o professor de geofísica da UEL João Paulo Pinese, os registros dos sismógrafos instalados só poderão ser acessados quando voltar a fazer sol na cidade. “Com chuva não temos como retirar os cartões que fazem a medição. Pedimos aos moradores um pouco mais de paciência”, diz.

Na sexta-feira (8), os pesquisadores realizaram um teste em uma pedreira localizada na rodovia PR-445, e por isso, o site do Centro de Sismologia da USP registrou um abalo de 2,8 de magnitude. Pinese afirma que os moradores não devem ficar preocupados.

Conforme a moradora Daniela Saisu, desde 4 de janeiro nenhum tremor ou estrondo tinha sido registrado. “O mais estranho é que sempre ocorre de domingo para segunda, e sempre acontece mais de um estrondo ou tremor por vez”, conta a moradora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade