[Fechar]

quinta-feira, 26 de março de 2020

Saúde envia vacina contra a gripe para os municípios


A Secretaria de Estado da Saúde começou nesta quinta-feira (26) o envio da terceira remessa de doses da vacina contra a gripe para as 22 Regionais de Saúde do Estado. A Secretaria recebeu, no começo da tarde, mais um lote com 368 mil doses vindas do Ministério da Saúde e, imediatamente, já iniciou o processo de encaminhamento para a distribuição entre os municípios.

“Agilizamos ao máximo os procedimentos de entrada e envio das vacinas para que todos os municípios recebam o mais rápido possível as novas doses”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Reforçamos ainda junto às Regionais de Saúde para que apoiem os municípios nesta importante campanha de imunização contra a gripe”, afirmou.

O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) é o setor responsável pela estratégia de entrega das doses. “Contamos ainda com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, que disponibilizou o helicóptero para transportar as vacinas para algumas localidades e este auxílio é fundamental neste momento”, destacou Beto Preto.

O helicóptero decolou nesta quinta-feira para fazer a rota de Pato Branco, Cascavel, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu. Nesta sexta-feira (27), o percurso prevê a entrega em Maringá, Londrina e Guarapuava. Caminhões refrigerados do Cemepar levarão as vacinas para demais regionais.

A distribuição das 368 mil doses é feita de acordo com o quantitativo da população-alvo a ser vacinada e que foi projetada antecipadamente pelos municípios e Regionais de Saúde. A Central de Vacinas do município de Curitiba recebe nesta nova remessa 60 mil doses e a Regional de Saúde de Curitiba, mais 36 mil. A Regional de Londrina também terá neste envio 36 mil doses.

As regionais de Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu receberão 24 mil; a de Ponta Grossa e de Toledo, 16 mil doses; as regionais de Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Apucarana e Jacarezinho receberão, 12 mil doses cada uma; as regionais de Paranaguá e de Cornélio Procópio receberão 8 mil unidades da vacina; e as de Irati, União da Vitória, Cianorte, Telêmaco Borba e de Ivaiporã terão 4 mil unidades por Regional.

CAMPANHA - Nesta etapa, que começou no dia 23, e segue até 16 de abril, a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza tem como foco a vacinação de idosos, com mais de 60 anos, e trabalhadores da área da saúde. Os municípios realizam as ações locais para vacinação.

Aproveite as ofertas do Supermercado Suprema de Turvo





Prefeitura de Turvo divulga boletim sobre a situação do coronavírus no município


No Município de Turvo teve apenas um caso suspeito, que após resultado de exame, deu negativo. A prefeitura vem diariamente divulgando boletim oficial para informar a população sobre a situação do coronavírus no município.

Boletim Oficial Covid-19 (26/03):


Os casos suspeitos, são aqueles que apresentam sintomas graves e serão feitos exames para confirmação da doença. Já os casos monitorados, são os que apresentam síndrome gripal e a evolução do caso e sintomas será acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde.



Com mais nove casos, Paraná soma 106 confirmações da doença


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais nove casos de coronavírus no Paraná nesta quinta-feira (26). O Estado soma 106 confirmações da doença.

Os novos casos são de cinco mulheres e quatro homens com idades entre 28 e 49 anos. Os registros são de Curitiba (6), Pato Branco (1), Maringá (1) e Rio Negro (1).

O Paraná tem atualmente 106 pacientes confirmados – quatro não residem no Estado –, 613 descartados e 3.487 casos em investigação. Dentre os confirmados, oito estão em isolamento hospitalar, sendo cinco em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s).

Os municípios do Estado com casos confirmados até agora são: Campo Largo (1), Colombo (2), Curitiba (66), Pinhais (3), Rio Negro (1), Ponta Grossa (3), Pato Branco (2), Foz do Iguaçu (5), Cascavel (2), Campo Mourão (1), Cianorte (6), Paranavaí (1), Maringá (3), Faxinal (1), Londrina (3), Guaíra (1), Telêmaco Borba (1). Além disso, o Paraná registrou casos de São Paulo (3) e Brasília (1) onde os pacientes foram diagnosticados e procuraram tratamento no Estado, mesmo morando em outro local.

DADOS – Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investigação.

A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

Diariamente os serviços de saúde dos 399 municípios do Paraná notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, isso explica o aumento diário significativo nos números em investigação. Porém, nem toda notificação representa que o caso seja considerado como suspeito.

A Portaria do Ministério da Saúde exige a notificação imediata. Após isto, o serviço de saúde municipal, através da análise clínica, define se o paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou não, da coleta de amostra para a realização de testes. O número de casos em investigação não significa que todos são considerados suspeitos.

Hospital Bom Pastor de Turvo precisa da sua ajuda



Secretaria de Assistência inicia acolhimento de pessoas em situação de rua em Guarapuava


Em tempo de coronavírus, o isolamento social é fundamental para diminuir a velocidade de propagação do vírus. Por isso, aqueles que não possuem abrigo estão recebendo amparo da Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que iniciou hoje (25) o acolhimento de pessoas em situação de rua. O Ginásio Municipal Santa Terezinha foi preparado para abrigar, proteger e reforçar as medidas preventivas ao Covid-19 aplicadas na cidade.

“Recebemos pessoas em situação de rua e itinerantes, buscando oferecer a eles, mais segurança e proteção, diminuindo o risco de contágio. No caso dos itinerantes que aceitam ajuda, estamos conduzindo-os até suas casas”, ressaltou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

Para receber essa população, quatro equipes estão organizadas em turnos para fazer o acompanhamento necessário. Ao chegarem no Ginásio, os moradores são cadastrados e recebem um número. A partir disso, são guiados até os colchões, instalados com distância de 2 metros cada. Para higienização, são disponibilizados kits de higiene pessoal, roupas e todo suporte necessário. As refeições são oferecidas com uso de materiais descartáveis para diminuir riscos de contaminação.

Buscando manter os moradores ativos, profissionais de educação física desenvolverão atividades recreativas, dentro do Ginásio e na Praça em frente, que está isolada. Além disso, serão instalados televisores no local.

Os moradores ficarão isolados no ginásio enquanto as medidas de prevenção ao Covid-19 seguirem em vigor na cidade. Durante este período, haverá apoio de equipes do Caps e Samu, além da fiscalização da Guarda Patrimonial e Polícia Civil.


Adiado prazo para licenciamento de veículos



Os prazos para registro e licenciamento de veículos novos, inclusive os destinados ao transporte coletivo de passageiros e de cargas, foram cancelados por tempo indeterminado.

A decisão, tomada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) e a Polícia Militar do Paraná, atende ao Decreto 4230/2020 do Governo do Estado para enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O condutor que estiver portando a nota fiscal de compra e venda do veículo não será impedido de utilizar os veículos de transporte de carga de qualquer espécie, além dos coletivos.

O objetivo neste momento de crise é que todos os esforços do Detran-PR, DER-PR, PMPR e PRF facilitem e viabilizem o transporte terrestre em todo o Paraná.

Fonte: AEN

Homem danifica veículo, móveis da casa dos pais, despeja gasolina na residência e ameaça matar a todos em Nova Tebas


No dia 25 de março, por volta das 23h20min, compareceu no destacamento da Polícia Militar de Nova Tebas um senhor, a qual relatou que seu filho, um masculino de 44 anos, estava muito agressivo em casa, sendo que veio a danificar o veículo da família com golpes de martelo, vindo a quebrar o vidro dianteiro do lado direito. 

Relata também que seu filho danificou alguns móveis e objetos da residência, e que em certo momento começou a despejar gasolina por toda a casa e também na vítima/solicitante, dizendo que iria matar todos que estavam ali. Que tais ameaças são constantes, e que na data de hoje se a vítima e sua esposa, não tivessem corrido algo de pior teria acontecido. 

Foi deslocado até o local do fato sendo abordado o autor e identificado sendo que este apresentava visíveis sinais de embriaguez e estava bastante alterado, sendo necessária a utilização de algemas para proteger a integridade física das vítimas, equipe policial e próprio autor. Dentro da moradia foi constatado pela equipe que a televisão e o telefone estavam danificados, bem como todos os cômodos estavam cheirando gasolina. 
Autor e as vítimas foram encaminhados para a Delegacia de Manoel Ribas para os procedimentos legais.

PM cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Palmital


No dia 25 de março, às 21h30min, a equipe policial em patrulhamento pela Avenida Maximiliano Vicentin, próximo a um Posto de Combustível, abordou uma motocicleta Yamaha/YBR, e em consulta ao sistema, verificou-se que o condutor de 35 anos, possuía mandado de prisão pelos crimes de Estupro de vulnerável, Artigo 217-A e Lesão Corporal, Artigo 129, do CP. 

Em consulta à placa da motocicleta, constatou-se pendências de licenciamento, IPVA e seguro obrigatório e o condutor não possui CNH nem PPD. 

O indivíduo recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Palmital. Sua motocicleta foi recolhida ao pátio do 4° Pelotão, onde foram feitas as notificações pertinentes.

Fonte: PM
Publicidade