[Fechar]

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Sicredi realiza encontro com foco em Inovação

Cooperativa reúne colaboradores voluntários para tratar sobre o tema


Com o objetivo de fomentar a inovação, o Sistema OCEPAR (Organização das Cooperativas Paranaenses) em parceria com a ISAE e Arbache Innovations, se uniram para dar uma atenção especial a essa pauta, "vemos a necessidade em fomentar uma cultura de inovação nas cooperativas, para isso propomos um Programa de Inovação para o cooperativismo paranaense, onde o primeiro passo foi dado com a cúpula das cooperativas conhecendo o MIT (Massachusetts Institute of Technology)", comenta Thiago Diogo, Coordenador do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense. 


A partir disso, os colaboradores selecionados para participar do programa, fizeram teste de perfil, onde foram identificados como inovadores ou transformadores. Durante o programa, iniciado 2018, foram realizados módulos onde os dois grupos juntos e depois módulos específicos, separados, para cada perfil.

Para disseminar o assunto na cooperativa, durante a Convenção Anual de Colaboradores, realizada em julho, palestrou Arthur Igreja, referência nacional no tema inovação, momento também em que todos os colaboradores foram convidados para fazer parte de um grupo responsável por estimular o debate sobre o assunto, identificando as diversas formas de como podemos inovar no ambiente profissional.

Os colegas voluntários, através de pesquisa interna, de forma participativa e democrática, que são valores do cooperativismo, puderam votar no nome do grupo, afinal de contas, "Comitê de Inovação" não é um nome inovador, comentou Arthur Igreja... O nome mais votado foi Coonectados, por entender que esse grupo precisa estar conectado tanto com a causa cooperativista quanto com a inovação.


Com a equipe de voluntários devidamente batizada, foi organizado o 1º Encontro Coonectados, realizado no dia 16/09, no Celeiro de Inovação, localizado no Shopping Cidade dos Lagos, no qual o grupo recebeu informações de como podemos criar e estimular esse ambiente favorável para a inovação, realizadas dinâmicas para estimular o processo criativo, além de identificar pontos de melhoria para a instituição financeira cooperativa, utilizando a metodologia das Três Caixas. 

A programação também contou com uma pequena palestra da Diretora de Propriedade Intelectual na NOVATECH, braço ligado a Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), Claudia Crisostimo, que apresentou todo o ambiente criado e estruturado para promover a inovação na cidade de Guarapuava e região.

"Foi um momento histórico onde iniciamos uma nova fase na cooperativa para estimular a participação de todos os colaboradores, fomentando a inovação e com isso, podemos descobrir soluções para promover uma melhor experiência do Associado e contribuir com o crescimento da Instituição Financeira Cooperativa", afirma o presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Adilson Primo Fiorentin.

Michael Bueno
Comunicação e Marketing

Sicredi Planalto das Águas PR/SP


Nota fiscal avulsa eletrônica vai mudar



Os microempreendedores (MEIs) paranaenses devem ficar atentos para a mudança na nota fiscal que está programada para o próximo mês. A Receita Estadual do Paraná já desenvolveu a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica - NFA-e (Modelo 55) que vai substituir a NFAe MEI (Modelo 1A) emitida pelos microempreendedores domiciliados no Estado para utilizar no trânsito de mercadorias.

A partir do dia 23 deste mês (segunda-feira), o novo modelo estará disponível no portal restrito da Sefa/PR (fazenda.pr.gov.br), no ícone Receita/PR, para a realização de testes (Menu NFA-e (Modelo 55) >> NFA-e TESTES.)

O serviço transmite a NFA-e para o ambiente de homologação da NF-e, modelo 55, para que o microempreendedor efetue os testes necessários, sem valor jurídico.

A emissão com efeitos jurídicos começa a partir do dia 7 de outubro (Menu NFA-e (Modelo 55) >> NFA-e.). A partir de então, o serviço transmite a NFA-e para o ambiente de produção da NF-e, modelo 55, com objetivo de acobertar as operações de mercadorias que por lei exigem documento fiscal.

A NFAe MEI (Modelo 1A) continuará ativa até o dia 31 de dezembro, simultaneamente com o novo modelo. Mas a partir de 1º de janeiro de 2020 o microempreendedor somente poderá emitir a NFA-e (Modelo 55) para atender Legislação Nacional (Ajuste SINIEF 007/2009), que prevê este prazo para adequação da Nota Fiscal Avulsa à NF-e, modelo 55.

Recomenda-se que os microempreendedores efetuem os testes e migrem para NFA-e (Modelo 55) o mais breve possível, para evitar imprevistos de última hora; e para sanar possíveis dúvidas em tempo hábil.

Fonte: AEN

Homem é apreendido em Pinhão suspeito de abusar da filha de 10 anos

No dia 16 de setembro, às 19h15min, a equipe recebeu a solicitação do Conselho Tutelar do Pinhão, para deslocar até a residência na fazenda, Zona Rural, pois a filha do casal, 10 anos, relatou a diretora da escola que frequenta, que o pai se fechava com ela na casa e machucava ela, por este motivo que não queria voltar para casa. 

Diante disso o conselho buscou a genitora, para que a mesma acompanhasse a confecção do boletim de ocorrência, o qual foi feito na policia civil. Logo após a confecção, a equipe da policia militar deslocou juntamente com o conselho até a residência da vítima, para buscar as roupas dela, sendo que no momento em que a equipe chegou na citada residência, a genitora adentrou correndo na casa e gritou para o autor se evadir pois a PM estava ali, sendo que a equipe visualizou ele correndo. 

Foi dada voz de abordagem, não sendo acatado, sendo que em ato continuo pulou a janela de posse de uma espingarda, a genitora tentou impedir os policiais de abordá-lo, sendo solicitado para que ela saísse da frente, também não sendo acatado. 

O autor na tentativa de se evadir ao passar pela cerca de arame farpado, acabou se enroscando, não conseguindo lograr êxito na fuga. Foi localizado próximo do mesmo uma sacola com 3 três recipientes um com pólvora, outro com chumbo e o outro com espoleta. 

Foi dada voz de prisão e encaminhados para a policia civil do Pinhão para as medidas cabíveis.

Fonte: 16º BPM

Menina de 12 anos denuncia tio por estupro em Guarapuava


No dia 16 de setembro, às 18h10min, relatou a adolescente, 12 anos que ela e seu irmão (3 anos) ficam na casa dos avós para os pais poderem trabalhar, e nessa data por volta das 17:30 ao chegar da escola, na residência dos avós, Morro Alto, encontrou seu tio, 40 anos, "acariciando" as partes intimas do irmão, que ao presenciar tal fato pegou o irmão e foi até o batalhão da Policia Militar que fica próximo, para pedir ajuda. 

No local, a adolescente, muito abatida, foi atendida pelos policiais de plantão e relatou que também sofre abuso sexual do tio ha algum tempo, que o mesmo a obriga a praticar sexo oral, sob a ameaça de matar sua mãe. 

A equipe deslocou até o local do fato e encontrou o tio e seus pais (avós da criança). O avô relatou que ficou a tarde inteira fora, e deixou o neto aos cuidados do tio e da avô, a qual é deficiente visual. Indagado o autor sobre a acusação, este disse que por uma ocasião a cerca de 4 anos, tocou as partes íntimas da sobrinha, mas negou ter feito isso no menino. 

Diante dos fatos a equipe acionou o conselho tutelar, para acompanhar o caso e também os genitores que acompanharam a equipe até a 14ª SDP.

Fonte: 16º BPM

Viatura da Polícia Militar se envolve em grave acidente na BR-277


O acidente aconteceu no km 527 da BR 277, em Guaraniaçu e envolveu um veículo VW/Gol da Polícia Militar e um Toyota/Hilux com placas de Guaraniaçu.

A Hilux seguia no sentido Cascavel-Guaraniaçu, quando por algum motivo desconhecido, invadiu a pista contrária colidindo frontalmente na viatura da PM.

O condutor de Hilux, de 77 anos de idade, teve ferimentos leves e recusou encaminhamento ao hospital. Ele foi submetido ao teste de etilômetro e o resultado não acusou ingestão de álcool.

A condutora da viatura apresentou ferimentos graves e foi encaminhada para o hospital de Guaraniaçu.


Informação e Imagens PRF

Faleceu em Turvo, Elias Calixto



Faleceu na manhã dessa terça-feira (17) em Guarapuava, onde estava internado vítima de Pneumonia, Elias Calixto, com 30 anos. 

Seu corpo será velado no salão da Igreja Nossa Senhora das Brotas, em Ibema – Turvo. 

O sepultamento será nesta quarta-feira, em horário a ser designado. 

Elias é irmão do Marcos Calixto, locutor da Rádio Turvo Ativo.

Segundo informou a Funerária SerLuto, o velório está previsto para ter inicio ás 15h00.
Publicidade