[Fechar]

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Curso de Turismo Rural é realizado em Turvo



O curso, ministrado na Casa Histórica Gabriel e Luiza Pilati pelo professor José Rivaldo, é o primeiro módulo de uma série de formações oferecidas pelo SENAR e Sindicatos Rurais dos municípios. Nele, são trazidas ao produtor e empreendedor rural as primeiras noções sobre a organização turística voltada para o modo de vida do campo. 

Os alunos da terceira turma organizada pela Gralha Azul, entre os dias 11 e 13 de julho, puderam aprender na teoria e na prática os conceitos de recepção turística. Seja na hospedagem, alimentação, promoção de atividades ou comércio local, todos os aprendizados servem para aperfeiçoar esse atendimento e garantir um melhor desempenho de quem se propõe a embarcar neste fluxo turístico que vem aumentando em nosso município. 

Em apenas seis meses de atuação, a Gralha Azul e as 37 famílias rurais parceiras que compõem este projeto cooperativo já receberam mais de 400 visitantes em trilhas ecológicas, esportes de aventura, passeios culturais e culinárias típicas. Isso é um demonstrativo do grande interesse que a nossa região tem despertado, mas também é um convite para que novas famílias venham participar desta rede colaborativa de turismo sustentável e ecológico. 

A participação da comunidade é essencial para que novos cursos sejam trazidos, como os de artesanatos, panificações e preparação das propriedades para recepção de turistas. Todas as formações oferecidas em parceria com a Gralha Azul e com apoio da Prefeitura Municipal são gratuitas e abertas à comunidade. Fique atento e participe, todas as informações você pode obter pelas redes sociais e telefone: (42) 99980-4079.




Fonte e fotos: Gralha Azul

Nas próximas horas chuva dá lugar a uma massa de ar polar e temperaturas caem no Paraná


Nesta segunda-feira (15), a frente fria segue se deslocando pela região sul do Brasil deixando o ambiente instável, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Paraná. Até o fim do dia as chuvas mais significativas devem ser registradas nas regiões Noroeste, Norte e Leste do Estado. Essa frente fria começa a se afastar durante a noite.

Na terça-feira (16), o eixo da frente fria avança em direção a Região Sudeste do País. Assim, uma massa de ar frio avança pelo Sul do País, atingindo o Estado já ao amanhecer. Há previsão de geada para os próximos dois dias no Paraná. Na terça o fenômeno atinge uma faixa do Sudoeste e Centro-Sul. Na quarta (17) a área de risco para aumenta até os Campos Gerais e parte da Grande Curitiba, inclusive a Capital.

Na terça a temperatura mínima pode cair até os 5ºC e na quarta a mínima no Estado deve ser de 2ºC. Em Curitiba a mínima prevista para a quarta é de 4ºC.

Fonte: Bem Paraná

Inverno Gastronômico em Guarapuava reúne 50 expositores


Guarapuava sediou neste final de semana o Inverno Gastronômico, evento que reuniu mais de 50 expositores de comida ou bebida. O evento aconteceu com o apoio do governo estadual, por meio da Paraná Turismo e Emater.

A expectativa dos organizadores foi superada. A grande estrutura no Parque do Lago, com espaço para restaurantes, associações e entidades representarem a cultura gastronômica guarapuavana esteve bastante movimentada.

O assessor técnico da Paraná Turismo André Poletti ressaltou a importância de iniciativas como esta da Prefeitura de Guarapuava, que também teve a participação do Sebrae-Pr. “Iniciativa assim contribuem para o crescimento do turismo no Paraná”, avaliou.

O Inverno Gastronômico ofertou pratos típicos e cervejas artesanais. Além disso, a Feira Regional da Agroindústria comercializou diversos produtos. Também aconteceram apresentações culturais e de músicas, entre outras atrações.


Fonte: AEN

Tentativa de assalto a carro forte entre Reserva e Cândido de Abreu


No dia 15 jul. 19 às 15h55min, entrou em contato com a equipe policial de Manoel Ribas o comandante do DPM de Cândido de Abreu, relatando que um veículo do Renault Duster, de cor branca, havia tentado efetuar um roubo ao carro forte da empresa de valores na PR 487 próximo à Cândido de Abreu e este carro forte estaria se evadindo do roubo sentido ao Município de Manoel Ribas. 

A equipe deslocou em sentido a Cândido de Abreu, momento que encontrou a equipe da empresa de valores que foi até o posto de Polícia Rodoviária de Pitanga. 

No carro forte haviam marcas de 3 disparos de armas de fogo, possivelmente de calibre 7.62 e 5.56. Os vigilantes informaram que próximo ao Distrito de Tereza Cristina notou a aproximação de um veículo Renault Duster de forma suspeita que então os indivíduos deste veículo começaram a atirar em direção ao carro forte, começando então um confronto armado, momento em que o veículo Duster colidiu com um caminhão, capotando e saindo da pista. 

Populares de Cândido de Abreu informaram que os indivíduos que haviam tentado efetuar o roubo a carro forte evadiram-se em uma camionete S10 de cor prata.



Equipe da Vila Rural vence o F.M.C e é campeã do Abertão de Futsal de Turvo


Na noite desse domingo (14/07), no Ginásio da Escola Frida, aconteceu à disputa de 3º lugar e a grande final na categoria masculino da Copa Turvo Abertão de Futsal, que foi promovido pela prefeitura municipal e organizado pelo departamento de esportes.

Na disputa de 3º lugar, a equipe do Cabeça de Vaca venceu o Arsenal pelo placar de 06 x 00, e garantiu o 3º lugar da competição. 

Na disputa do título, a equipe da Vila Rural enfrentou o F.M.C, em um grande jogo, a Vila Rural venceu a partida pelo placar de 04 x 01, e foi grande campeã.

Após os jogos aconteceu a entrega da premiação, com a presença do vereador Antoninho, secretária de educação Silvane, diretor de esportes Marcos Halma, primeira dama Maria Cristina e do prefeito Jerônimo.

Resultado final da competição na categoria Masculino:

1º Lugar: Vila Rural, que ainda teve o goleiro menos vazado Juliano.

2º Lugar: F.M.C

3º Lugar: Cabeça de Vaca, que teve como artilheiro o atleta Dito

4º Lugar: Arsenal

As finais na categoria feminino já haviam acontecido na semana anterior, que ficou da seguinte forma: 

1º Lugar: Fênix/Soripel, que teve a goleira menos vazada Keila e artilheira Camila.

2º Lugar: Mercado Santa Anita.

3º Lugar: F.F.T

4º Lugar: Aliadas Futsal.








Mais fotos serão publicadas no link: www.facebook.com/pg/blogdoeloi

Turvense perde a vida em grave acidente na PRC-466


O acidente aconteceu por volta das 07h00 da manha dessa segunda-feira (15), na PRC-466, km 230 na localidade da Dodge, em Turvo, envolvendo um veículo Gol de Turvo e uma carreta de Pitanga. 

No veículo Gol estava Jorge Alves dos Santos, morador de Turvo que entrou em óbito no local do acidente. Já o motorista da carreta não teve ferimentos. 

Jorge morava no BNH em Turvo. O velório será na capela mortuária. 

As causas do acidente serão investigadas. 


Publicidade