quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Inmet emite alerta de tempestade no Paraná e em Santa Catarina; saiba como será o feriado

Turvo - PR - Foto: Fernando Batista

O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-As), do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu, nesta quarta-feira (13), um alerta para possibilidade de uma tempestade que pode atingir várias cidades do Paraná e Santa Catarina. O alerta laranja é válido das 14h até a 23h59 de hoje.

Conforme o aviso, o volume de chuva deve atingir entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, são previstos ventos intensos de 60-100 km/h. O instituto também alerta para o risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As regiões afetadas podem ser Oeste Catarinense, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense e Meio-Oeste Catarinense.

FERIADO NO PARANÁ: TEMPO INSTÁVEL, MAS SEM TEMPESTADE 

Conforme o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), uma nova frente fria aproxima-se do Paraná, nesta quarta-feira (13). A previsão é de que um sistema frontal avance até o Paraná onde deverá encontrar um ambiente atmosférico bastante aquecido. A presença deste sistema aumenta o potencial para o desenvolvimento das nuvens e consequentemente para o retorno da chuva e tempestade.

A quinta-feira será de tempo muito instável em todas as regiões do Paraná, em função do deslocamento de uma frente fria. Há previsão de temporais, com chuvas fortes, incidência elevada de raios e rajadas de vento fortes a muito fortes desde o início do dia.

Na sexta-feira (15), feriado de Proclamação da República, a chuva não deve estar presente. No entanto, o tempo não será tão ensolarado em algumas regiões.

Quem vai passar o feriado prolongado no litoral do Paraná, por enquanto, pode comemorar. Na sexta-feira, a previsão segundo o Simepar varia entre 20ºC e 30ºC, sem possibilidade de chuva. No sábado (16), a temperatura será entre 19ºC e 28ºC, também sem chuva. Já no domingo (17), os termômetros marcam de 19ºC a 27ºC, com possibilidade de chuva no fim da tarde.

Em Foz do Iguaçu, outra opção turística para o feriado, as máximas ficam na casa dos 25ºC aos 27ºC, com tempo nublado, sem possibilidade de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário