segunda-feira, 29 de maio de 2017

Turvo: Aterro Sanitário, "Lixão" aos poucos vem ganhando cara nova



Anteriormente o lixo coletado no município estava sendo depositado em dois pontos dentro do aterro sanitário, um deles está de cara nova, o lixo foi remanejado, coberto e o local recebeu o plantio de gramíneas para recuperação do solo.

Porém, pessoas sem autorização, estão jogando o lixo novamente neste local, atrapalhando o crescimento das gramíneas, o andamento dos trabalhos e potencializando os problemas causados pelo lixo a céu aberto. 

Pedimos a todos que não depositem lixo no aterro sanitário sem autorização da prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Turvo

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogdoeloi



Aluga-se sala comercial no centro de Boa Ventura medindo 534 m2


Oportunidade para você que quer alugar uma sala comercial bem no centro do município de Boa Ventura de São Roque – PR.

A sala foi construída recentemente e fica na Avenida São Roque ao lado da Cresol, em frente a Igreja São Roque. 

Interessados entrar em contato pelo fone (42) 3652-1099 – 42 98429-6500 Josnei/Lojão do Braz de Boa Ventura.






Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogdoeloi



.






Safra de verão chega ao final com quase 25 milhões de toneladas


A safra de grãos de verão 2016/17 está com a colheita praticamente encerrada no Paraná e totaliza 24,8 milhões de toneladas - 23% a mais que a anterior. O carro-chefe é a soja, que contribui com 19,5 milhões de toneladas, um recorde de produção. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (29), são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, e se referem ao relatório mensal do mês de maio.

Na safra de grãos de primavera/verão são cultivados basicamente soja, milho e feijão da primeira safra. Planta-se também arroz e amendoim, mas em espaços e volumes de produção bastante reduzidos.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, explica que consolidada a primeira safra de grãos, a expectativa agora é com a segunda safra, que já está em período de formação, no campo. “Ela pode render mais de 14 milhões de toneladas”, diz. 

Segundo Ortigara, a segunda safra e mais 3,7 milhões de toneladas correspondentes aos cereais de inverno 

(trigo, cevada, centeio, sorgo) dão ao Paraná um destaque no cenário nacional. “Podemos projetar uma produção de até 42 milhões de toneladas de grãos neste ano de 2017. Essa previsão, claro, depende das condições climáticas daqui para frente”, destaca.

REFORÇA AÇÕES - Para o secretário, a confirmação da safra de verão reflete o esforço do Governo do Estado que, junto com a iniciativa privada, adota ações como o programa para manejo e conservação de solos e água (Prosolo) e também a Campanha Plante Seu Futuro, com redução intensiva no uso de agrotóxicos. “O resultado é sempre positivo quando o clima colabora e também quando trabalhamos em programas centrados para redução de riscos e na capacitação de técnicos e produtores”, afirmou.

COMERCIALIZAÇÃO – O diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, destaca que o processo de comercialização este ano, está mais lento que o do ano passado, em função da recomposição dos estoques mundiais das commodities. Assim como o Paraná e o Brasil, os EUA e América Latina produziram muito bem. Essa condição acalma o mercado e os compradores trabalham com mais folga considerando a oferta maior de produtos.

Por outro lado, o produtor acompanha o comportamento do mercado, que sofre influências diárias, ora pela evolução do plantio da safra norte-americana, ora pelas inconstâncias políticas nos EUA e no Brasil. Ficar atendo e aproveitar o melhor momento para formalizar as vendas é a recomendação. “Isso não quer dizer que o momento é ruim. Ao contrário, o agronegócio continua bom e com ritmo crescente no uso de inovação e tecnologia, que possibilita ao produtor paranaense obter mais lucro e rentabilidade a cada safra”, afirma Simioni.

Confira AQUI o desempenho de cada uma das culturas.

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogdoeloi

Cabo Edmilson da Defesa Civil, participa de reunião a respeito de ações em caso de desastre no município de Turvo


Cabo Edmilson Espínola esteve em reunião na prefeitura com o secretário de finanças Emerson Ribeiro, secretário de administração Cezar Machado e o presidente da câmara Eraldo de Mattos para discutir sobre o plano de contigência que organiza as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco no município. Estabelecendo os procedimentos a serem adotados pelos orgão e instituições envolvidos, tanto em ações diretas quanto indiretas de resposta a desastres.

Fonte: Prefeitura de Turvo



Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogdoeloi

.

Em Guarapuava, a equipe do Lojão do Braz Turvo/FarmaTotal, vence o Trópicos pela 4ª Copa Maickel Competições de Futebol Society.



Nesse domingo, 28 de maio, jogando pela 2ª rodada da 2ª fase da 4ª Copa Maickel Competições de Futebol Society, a equipe do Lojão do Braz Turvo/FarmaTotal, venceu o Trópicos /Empório do Vidro pelo placar de 02 x 01. Com esse resultado a equipe ocupa o segundo lugar da sua chave. 

Confira abaixo os resultados da rodada abaixo:

Clique para ampliar:




Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogdoeloi