Turvo se despede nesta sexta-feira (16/01) do Sr. Izaltino Rodrigues Fiuza, um de seus pioneiros e importantes construtores da história do município.
Aos 101 anos, encerra uma longa e honrada trajetória de vida, marcada pelo trabalho, pela simplicidade, pelo amor à família e à Deus.
Sr. Izaltino deixa filhos, netos, bisnetos e tataranetos, que carregam não apenas seu nome, mas também seus valores, ensinamentos e exemplo de vida. Sua história se confunde com a própria história de Turvo, permanecendo vivo na memória daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Neste momento de despedida, ficam a saudade, a gratidão e o respeito por tudo o que ele representou para a comunidade.
"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada." II Timóteo 4: 7-8
Texto e foto:
Luciana Fiuza Marques
O velório será na Igreja Presbiteriana, a partir das 18h, conforme informou a Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.
IZALTINO RODRIGUES FIÚZA
31/03/1924 – 16/1/2026
A História de Izaltino oferece preciosas lições de vida a cada um de nós. Nasceu na localidade de Lajeado, interior do Município de Turvo, no dia 31 de março de 1924, filho de Samuel Rodrigues Fiúza e Cecília Ferreira Fiúza.
Seus avós, Pedro Rodrigues Fiúza e Antônia Amélia Fiúza, naturais de Guarapuava, PR, foram membros fundadores da Igreja Presbiteriana de Guarapuava, organizada a 17/02/1889. Eles tiveram 12 filhos e Samuel Rodrigues Fiúza, pai do Izaltino, era o 3º filho do casal e foi a 1ª criança batizada na citada igreja, após ser organizada.
Samuel, pai do Izaltino, casou-se com Cecília Ferreira Fiúza e ambos foram membros fundadores da Igreja Presbiteriana de Turvo, na organização da mesma, como Congregação Presbiterial, em 25/11/1928. Samuel e Cecília também tiveram 12 filhos: Jéssica, Izauro, Joaquina, Genésia, Laudelino, Izaltino, Heitor, Antenor, Nestor, Eli, Izulina e Hercy. A primogênita, Jéssica foi a primeira criança batizada na Igreja, em culto realizado na casa de Samuel e Cecília, na localidade de Lajeado. No dia 14/06/1914, pelo Rev. João Benjamin Kolb, então pastor da Igreja de Guarapuava. Ele veio a cavalo para celebrar este culto. É curioso que a 1ª criança a ser batizada após a organização da comunidade de Turvo pelo Rev. Aroldo Henry Cook, foi o Antenor, irmão mais novo do Izaltino. Destes, continuam vivendo conosco: Izulina, residente em Joinville, SC e Hercy, aqui no Turvo.
O Izaltino nasceu a 31/03/1924. Casou com Tereza Weber em 8/05/1948, chegando a completar Bodas de Vinho, antes da esposa falecer. Deste enlace nasceram 11 filhos: Lineu, Itamar, Valdemar, Neiva, Nercy, Romeu, Édison, Roseli, Romildo, Sirlei e Valdir, este último, já falecido.
Destes 11 filhos nasceram 20 netos e destes 24 bisnetos que geraram 6 trinetos. Mostrando assim ser significativa família.
Izaltino e Tereza criaram seus filhos ligados à agricultura familiar para o sustento da família. Tiveram o cuidado de educa-los na Fé Cristã sendo todos eles batizados na Igreja Presbiteriana de Turvo onde também foram celebrados seus casamentos.
O casal não se descuidou da formação escolar dos filhos tendo todos eles estudado o Curso Primário, e alguns fizeram o Ensino Médio e chegaram até ao Curso Superior tornando-se professores.
Ao falecer hoje, 16/1/2026, este patriarca da Família Fiúza completou 101 anos e 10 meses, com uma linda e abençoada História de trabalho, honestidade e Fé. Que Deus conforte e console a todos os seus familiares e seja Louvado por sua longa e abençoada vida!
Turvo, 16 de janeiro de 2026
Irany Marques
Pastor



Nenhum comentário:
Postar um comentário