Banner fixo no rodapé

[Fechar]

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Prefeitura de Turvo anuncia o cancelamento da XII Olimpíada Rural

Com aumento de custos e foco em outras prioridades, evento não será realizado em 2025

Nesta segunda-feira (04/08), a Prefeitura de Turvo publicou em suas redes sociais o cancelamento da XII Olimpíada Rural, tradicionalmente realizada no mês de setembro.

Confira abaixo a nota oficial da prefeitura:

"A decisão foi tomada com seriedade e responsabilidade, considerando o atual cenário de instabilidade econômica no país, que tem refletido no aumento expressivo de custos e incertezas sobre a arrecadação futura. Somente na estrutura do evento, alguns itens apresentaram aumentos de mais de 100% em comparação com a última edição.

É importante reforçar que o Município de Turvo mantém suas contas públicas equilibradas e tem conquistado avanços importantes em diversas áreas — com entregas relevantes na saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Neste ano, o nosso foco é seguir transformando a realidade da população com obras e ações concretas que impactem diretamente a vida das pessoas.

Assim, diante das prioridades da administração e do compromisso com a boa gestão do dinheiro público, optamos por suspender a realização da Olimpíada Rural em 2025.

Sabemos da importância cultural e simbólica da Olimpíada Rural para o nosso Município. Por isso, a comissão de eventos já está avaliando novas possibilidades e formatos para manter viva essa tradição no futuro, com mais viabilidade, integração e participação da comunidade".

Com mais de 1,1 mil vagas, Unicentro abre inscrições para o Vestibular 2026


A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições para o Vestibular 2026. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de setembro, exclusivamente neste site. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180,00.

A Unicentro oferta 1.167 vagas em 42 cursos de graduação, distribuídos entre os câmpus de Guarapuava (Santa Cruz e Cedeteg), Irati, Chopinzinho, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida. As provas serão realizadas no dia 19 de outubro, nos municípios de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis.

O candidato pode optar por concorrer por meio do sistema de cotas sociais, raciais ou para pessoas com deficiência (PcD). As cotas sociais são destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública e não possuem ou cursaram Ensino Superior; as cotas raciais são voltadas a autodeclarados negros (pretos e pardos), com ou sem formação em escola pública, desde que não tenham vínculo atual ou anterior com o Ensino Superior. É necessário autodeclaração e procedimento de heteroidentificação.

Já as cotas para PcD são destinadas a candidatos com deficiência que podem solicitar prova com tempo ampliado mediante apresentação de laudo médico detalhado, conforme as normas da Lei nº 13.146/2015.

Candidatos que necessitem de atendimento especial no dia da prova devem fazer a solicitação até 3 de setembro de 2025 via protocolo, selecionando a opção “Atendimento Especial para o Vestibular”.

PROVA – Com duração de cinco horas, a avaliação será composta por: redação: obrigatória para todos os cursos; língua portuguesa e literatura: 10 questões objetivas, obrigatórias para todos os cursos; língua estrangeira moderna (Inglês ou Espanhol): 5 questões objetivas, obrigatórias para todos os cursos; e provas específicas: cada candidato responderá a 5 disciplinas conforme o grupo de seu curso, com 9 questões objetivas por disciplina.

RESULTADO – O resultado do Vestibular 2026 da Unicentro será divulgado no dia 19 de novembro. O edital e outras informações podem ser consultadas no site da Unicentro.

Nesta terça-feira tem Missa de Cura e Libertação na Igreja Matriz de Turvo

 


Festa do Porco no Rolete reúne grande público na Comunidade Luterana Cristo de Turvo


Aconteceu neste domingo, 03 de agosto, na Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Turvo, a 16ª edição da tradicional Festa do Porco no Rolete.

Às 9h30, foi realizado o culto festivo em comemoração ao aniversário da comunidade. Já ao meio-dia, na quadra de esportes da igreja, foi servido o delicioso Porco no Rolete, acompanhado de arroz, maionese, bebidas, pão e saladas variadas.

O evento, que já se tornou tradição e atrai pessoas de diversos municípios do Paraná, contou com um grande público que prestigiou e saboreou esse prato típico da Comunidade Luterana Cristo de Turvo.

A diretoria da comunidade agradece a todos que estiveram presentes, aos patrocinadores e a todos que colaboraram para que, mais uma vez, o evento fosse realizado com sucesso.















11ª rodada da Copa Turvo tem homenagem a atleta falecido durante a semana


Neste domingo (04/08), o campo municipal foi palco de três partidas válidas pela 11ª rodada da Copa Turvo de Futebol.

Antes do confronto entre E.C. Ideal e Faxinal/Soripel, as equipes entraram em campo com uma faixa em homenagem ao atleta Ademir Luiz Ehrig (Silvestre), que atuava pelo Faxinal/Soripel e faleceu durante a semana. Também foi realizado um minuto de silêncio em memória do jogador.

Confira os resultados da rodada (Categoria Masculino):

- Rio Bonito 4 x 0 U.P.H.

- Jardim Vitória 0 x 0 União Turvo FC

- E.C. Ideal 3 x 0 Faxinal/Soripel

A competição segue movimentando o futebol local, com boa presença de público e grandes jogos a cada rodada.

Fotos: Robinho Grando






De 7 a 9 de agosto tem bazar na Igreja Assembleia de Deus de Turvo

 


Realize o sonho de ser pedagogo com o UniCV


Seu sonho de ser pedagogo começa aqui! Faça sua Graduação EAD em Pedagogia com o UniCV.

Diploma reconhecido em todo o Brasil

E mensalidades a partir de R$99* por mês!

*Consulte condições e cursos participantes.

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.

Madeireira Schornobay de Turvo abre vaga de emprego

 



VW/Gol é furtado neste domingo em Guarapuava


Neste domingo (03/08), um veículo VW/Gol, placas AJB3B19, de cor cinza (azulado), foi furtado no bairro Santa Cruz, em Guarapuava.

Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone (42) 9 9836-7457.




Paraná inicia agosto com 20,8 mil vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador


O Paraná inicia a primeira semana de agosto com 20.813 oportunidades de emprego com carteira assinada nas Agências do Trabalhador e postos avançados da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. As vagas abrangem diferentes setores e níveis de escolaridade.

As funções com maior número de ofertas são alimentador de linha de produção (6.058), abatedor (1.041), operador de caixa (774) e repositor de mercadorias (564). A maior concentração de oportunidades está na região de Cascavel, com 5.822 vagas, seguida por Curitiba (3.633), Campo Mourão (2.417) e Londrina (2.333).

Entre as vagas destacadas pela Agência do Trabalhador de Curitiba, estão funções como faxineiro, atendente de lojas e mercados, auxiliar nos serviços de alimentação e vendedor do comércio varejista. Também se destacam cargos técnicos e de nível superior, como nutricionista, técnico em edificações, analista de marketing, engenheiro civil, professor da educação infantil e tradutor-intérprete de Libras.

O Master Job, programa que intermedia vagas para estudantes e profissionais em formação técnica ou superior, também conta com diversas oportunidades em áreas como engenharia, administração, logística, design gráfico, informática, marketing e recursos humanos.

Em Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Umuarama e Pato Branco as principais vagas envolvem a indústria, na função de alimentador de linha de produção. Em Paranaguá o destaque é para busca por pedreiros, com 29 ofertas, e em Ponta Grossa a principal vaga é faxineiro, com 42 ofertas.

Outros segmentos, como costura de confecção em série, ajudante de motorista, motorista, auxiliar de escritório, auxiliar de produção farmacêutica e assistente administrativo, também ofertam vagas em todo o Paraná.

Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, o elevado número de vagas demonstra a força da intermediação pública de mão de obra. “Seguimos trabalhando com foco na geração de oportunidades e no fortalecimento da intermediação de mão de obra em todo o Paraná. Essas mais de 20 mil vagas mostram que o Estado segue em ritmo forte de crescimento e inclusão no mercado de trabalho”, afirma.

Os interessados podem procurar a unidade da Agência do Trabalhador mais próxima com documentos pessoais, se possível, o currículo atualizado ou acessar www.trabalho.pr.gov.br para verificar os detalhes e se candidatar.
Publicidade