[Fechar]

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

INMET emite alerta laranja para tempestades no Paraná nesta quinta



O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quarta-feira (15) um alerta laranja para tempestades em todo o Paraná e Santa Catarina, além de algumas regiões do Rio Grande do Sul, da 0h até às 23h desta quinta-feira (16).

O alerta indica a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos de até 100 km/h intensos e queda de granizo. Esses fenômenos podem causar desabastecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) também alerta a população paranaense sobre os riscos de temporais. Segundo o órgão, uma frente fria está se deslocando rapidamente sobre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devendo chegar no Paraná nesta quinta.

Com isso, o clima fica instável e com incidências de temporais em todo Paraná, ocasionando raios e chuvas volumosas.

O INMET classifica seus avisos de quatro formas. A cor verde quer dizer que nenhum fenômeno está previsto. Já a cor amarela representa perigo potencial.

Por fim, a cor laranja apresenta perigo, enquanto a cor vermelha significa ‘grande perigo’.

A previsão para Curitiba nesta quinta-feira é de chuva de 9,55 milímetros e ventos de até 42 km/h, com 30°C de máxima e 18° de mínima na temperatura.

Já Londrina, no norte do estado, tem previsão de 3,3 milímetros de chuva, com 31°C de máxima e 20°C de mínima na temperatura.

Na região oeste, Foz do Iguaçu terá máxima de 32°C nesta quinta, com cerca de 3,7 milímetros de chuva. Já Paranaguá, no litoral do Paraná, irá registrar 35°C de máxima, com 33,5 milímetros de chuva e ventos de até 58 km/h.


Na avaliação de meteorologista do Simepar Reinaldo Olmar Kneib, o Paraná está com muitas nuvens desde a fronteira com o Paraguai, acompanhando a divisa com Santa Catarina, porém sem chuva associada e um pequeno núcleo na região dos Campos Gerais, divisa com São Paulo. Com isso, O calor segue elevado nas faixas norte e oeste, pois as temperaturas continuam acima dos 25,0 °C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade