[Fechar]

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Nota oficial sobre a morte Covid-19 em Guarapuava


A Prefeitura de Guarapuava, através de nota oficial, responde aos principais questionamentos dos guarapuavanos sobre o óbito por Covid-19, que estava no Boletim Oficial. Confira abaixo:


Por que a Secretaria de Estado de Saúde não reconhece o caso como morte Covid?

Foram realizados três testes no paciente. Dois em Guarapuava que atestaram POSITIVO para Covid, e um exame foi para o Lacen, e teve NEGATIVO como resultado.

Como isso é possível? Testes darem resultados diferentes?

Existem diferentes tipos de teste: O PCR e o teste rápido. O PRC analisa amostras das mucosas para determinar a presença do vírus, já o teste rápido identifica os anticorpos (não o vírus) no sangue. O método e o período propício para análise são diferentes em ambos os testes. No paciente do óbito, o teste rápido atestou positivo e o PCR negativo. Esse não foi o primeiro caso de resultados diferentes entre tipos de exames distintos de Coronavírus no mundo todo. As definições de casos positivos constantemente estão mudando, através de portarias do Ministério da Saúde, conforme a evolução da pandemia no cenário nacional e a Secretaria Municipal de Saúde cumpre estritamente as regras estabelecidas pelas esferas superiores.

Por que a Prefeitura divulgou o óbito por Covid-19?

A Prefeitura conta com apoio técnico de uma comissão formada por médicos, representantes da Secretaria de Saúde, Hospital São Vicente, Instituto Virmond, Universidades, Samu, dentre outros profissionais. Todos eles recomendaram que o óbito fosse considerado POSITIVO para Covid-19, justamente porque há divergências entre os exames e, nesse momento, é melhor cumprir as determinações técnicas para isolamento social de familiares e medidas de cuidado pós-morte.

Por que o óbito será retirado do Boletim oficial?

Porque a Prefeitura responde a uma hierarquia em que a Secretaria de Estado de Saúde recomendou a utilização do exame PCR (feito pelo Lacen) como referência para os casos de Covid-19 no Estado do Paraná.

A Prefeitura de Guarapuava ganha apoio financeiro com a morte?

Não, não há compensação financeira por mortes de Covid-19 para nenhum lugar do Brasil. O único objetivo na divulgação foi informar, de maneira transparente, o resultado do teste realizado na cidade e que tinha dado positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade