terça-feira, 17 de setembro de 2019

Sicredi realiza encontro com foco em Inovação

Cooperativa reúne colaboradores voluntários para tratar sobre o tema


Com o objetivo de fomentar a inovação, o Sistema OCEPAR (Organização das Cooperativas Paranaenses) em parceria com a ISAE e Arbache Innovations, se uniram para dar uma atenção especial a essa pauta, "vemos a necessidade em fomentar uma cultura de inovação nas cooperativas, para isso propomos um Programa de Inovação para o cooperativismo paranaense, onde o primeiro passo foi dado com a cúpula das cooperativas conhecendo o MIT (Massachusetts Institute of Technology)", comenta Thiago Diogo, Coordenador do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense. 


A partir disso, os colaboradores selecionados para participar do programa, fizeram teste de perfil, onde foram identificados como inovadores ou transformadores. Durante o programa, iniciado 2018, foram realizados módulos onde os dois grupos juntos e depois módulos específicos, separados, para cada perfil.

Para disseminar o assunto na cooperativa, durante a Convenção Anual de Colaboradores, realizada em julho, palestrou Arthur Igreja, referência nacional no tema inovação, momento também em que todos os colaboradores foram convidados para fazer parte de um grupo responsável por estimular o debate sobre o assunto, identificando as diversas formas de como podemos inovar no ambiente profissional.

Os colegas voluntários, através de pesquisa interna, de forma participativa e democrática, que são valores do cooperativismo, puderam votar no nome do grupo, afinal de contas, "Comitê de Inovação" não é um nome inovador, comentou Arthur Igreja... O nome mais votado foi Coonectados, por entender que esse grupo precisa estar conectado tanto com a causa cooperativista quanto com a inovação.


Com a equipe de voluntários devidamente batizada, foi organizado o 1º Encontro Coonectados, realizado no dia 16/09, no Celeiro de Inovação, localizado no Shopping Cidade dos Lagos, no qual o grupo recebeu informações de como podemos criar e estimular esse ambiente favorável para a inovação, realizadas dinâmicas para estimular o processo criativo, além de identificar pontos de melhoria para a instituição financeira cooperativa, utilizando a metodologia das Três Caixas. 

A programação também contou com uma pequena palestra da Diretora de Propriedade Intelectual na NOVATECH, braço ligado a Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), Claudia Crisostimo, que apresentou todo o ambiente criado e estruturado para promover a inovação na cidade de Guarapuava e região.

"Foi um momento histórico onde iniciamos uma nova fase na cooperativa para estimular a participação de todos os colaboradores, fomentando a inovação e com isso, podemos descobrir soluções para promover uma melhor experiência do Associado e contribuir com o crescimento da Instituição Financeira Cooperativa", afirma o presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Adilson Primo Fiorentin.

Michael Bueno
Comunicação e Marketing

Sicredi Planalto das Águas PR/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário