[Fechar]

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Operação da PM e do Gaeco contra facções criminosas no Paraná tem 107 mandados de prisão


Uma operação da Polícia Militar (PM) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – que mira facções criminosas no Paraná – tem 107 mandados de prisão, de acordo com a PM. A ação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (31) em 40 cidades do estado.

A PM informou que, até pouco antes das 10h, 15 pessoas tinham sido presas em casas e ruas de Londrina, na região norte. O número total de prisões pelo estado ainda não foi divulgado.

Os mandados têm o objetivo de, conforme a PM, desarticular chefes das facções que estão presos. Então, há 49 ordens de prisão que devem ser cumpridas em presídios e em delegacias. Os demais 58 alvos estão soltos.

"Existem pessoas que estão presas, que não deveriam ter possibilidade de comunicação e que têm essa comunicação. Portanto, gerenciam ou realizam ou ajudam a realizar crimes de dentro", afirmou o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti.

Segundo a PM e o Gaeco, esta é maior operação realizada no Paraná contra organizações criminosas. Há também 104 ordens de busca e apreensão. Mais de 250 policiais militares participam da operação.

'Típica organização criminosa'

"Essas pessoas são típica organização criminosa, ou seja, elas se estabelecem em vários degraus. E as ordens ali são desde compra e venda de drogas, comercialização de drogas, aluguel de pontos de droga, ao extremo de determinarem morte de pessoas que representam obstáculo ao desenvolvimento da tal facção", disse Batisti.

Para Batisti, isso se deve a uma séria de circunstâncias: "desde dificuldades no segmento de Segurança, por motivos internos, por motivos de incapacidade, e nós temos também as dificuldades de um sistema tecnológico que seja eficaz para impedir essa comunicação".

Os suspeitos de envolvimento nas facções criminosas podem responder, de acordo o coordenador do Gaeco, por crimes como associação criminosa , tráfico de drogas, latrocínio e estelionato, entre outros.

Veja onde há mandados contra pessoas soltas:

Londrina – 17
Arapongas – 7
Faxinal – 4
Apucarana – 3
Jardim Alegre – 2
Sertanópolis – 2
Porecatu – 2
Jacarezinho – 2
Curitiba – 1
Jataizinho – 1
Itambaracá – 1
Ivaiporã – 1
Guarapuava – 1
Campo Mourtão – 1
Nova Esperança – 1
Ibaiti – 1
Califórnia – 1
Rancho Alegre – 1
Palmital – 1
Grandes Rios – 1
Foz do Iguaçu – 1
Figueira – 1
Florestópolis – 1
Ribeirão do Pinhal – 1
Telêmaco Borba – 1
Barbosa Ferraz – 1
Jesuítas – 1

Celular quebrado

A equipe de reportagem da RPC acompanhou a prisão de um suspeito em uma casa em Londrina. Ao perceber a chegada dos policiais, ele quebrou o celular dentro do banheiro.

Fonte: G1 - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade