[Fechar]

sábado, 6 de janeiro de 2018

Pagamento do IPVA com desconto começa em 10 de janeiro


Proprietários de veículos emplacados no Paraná devem ficar atentos para o prazo de pagamento em cota única com desconto de 3% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), relativo ao exercício de 2018. A data para efetuar a quitação à vista começa nesta quarta-feira, 10 de janeiro, e se estende até o dia 16 de janeiro, dependendo do final da placa. No ano passado, 28,5% dos donos de veículos fizeram essa opção.

Já o prazo para quem preferir parcelar o tributo em até três vezes, sem o desconto, terá início no dia 22 de janeiro e segue nos meses de fevereiro e março, também de acordo com os números finais da placa.

TABELA - Confira abaixo a tabela com o vencimento do IPVA.

O Paraná conta atualmente com uma frota de 4,3 milhões de veículos tributados e 2,61 milhões não tributados. A maior parte desses veículos automotores terá alíquota de 3,5% e a expectativa de arrecadação é de R$ 3,2 bilhões com o imposto. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%.

Em 2018, a frota de veículos tributados teve uma redução de 1,37% e a de não tributados um crescimento de 5,24%, motivado pelo ano de fabricação ou outras isenções legais. Há imunidade para veículos de propriedade da União, estados e municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos (antes de 1998).

Toda a arrecadação do IPVA é dividida entre Estado (50%) e os municípios onde o veículo foi registrado (50%). Esses recursos são repassados diretamente às cidades e aplicados prioritariamente nas áreas da saúde, educação e segurança pública, o que reforça a importância para que o tributo seja quitado dentro do prazo vigente.

RECEBIMENTO DOS BOLETOS - Os contribuintes já começaram a receber em seus endereços os boletos com os dados dos veículos tributados, valor do IPVA e as guias com opção para pagamento à vista (já calculado o desconto) ou da primeira e segunda parcelas, que poderão ser pagas em qualquer banco até a data do vencimento. O boleto com o valor da terceira parcela deve ser enviado na sequência.

O pagamento também poderá ser realizado utilizando apenas o número do Renavam nos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi. Outra opção restrita aos bancos conveniados é a GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que está disponível no endereço www.fazenda.pr.gov.br.

Caso o contribuinte não tenha recebido o boleto, é possível emitir um guia de pagamento diretamente no site da Secretaria da Fazenda > Impostos > IPVA. Tenha o número do Renavam em mãos.

IPVA MAIS BARATO - Os donos de veículos usados devem pagar um valor menor no IPVA em 2018 no Paraná. Uma pesquisa de mercado realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), usada como base para o cálculo do imposto, aponta uma desvalorização média de 3,46% no preço desses bens no Estado. 
As porcentagens de redução variam de acordo com marca, modelo e ano de fabricação.


Fonte: AEN



Homem invade casa, frita linguiça e ovos e acaba preso suspeito de furto



Um homem de 22 anos foi preso por suspeita de furto a uma casa na zona rural, na manhã deste sábado (6), após ser flagrado por vizinhos cozinhando arroz e fritando linguiça e ovos.

A residência fica em uma chácara na Estrada Terra Roxa, no limite entre os municípios de Marialva e Mandaguari, no norte do Paraná.

Conforme a Polícia Militar (PM), o suspeito foi contido por moradores até a chegada dos policiais. Um dos vizinhos foi alimentar os cachorros e percebeu uma movimentação estranha na chácara ao lado, informou a polícia.

Ao se aproximar, ainda de acordo com a PM, ele viu que a grade de uma janela tinha sido serrada e que o homem estava na cozinha. Após ser surpreendido, o suspeito correu, tentou pular o muro, mas foi contido pela mulher do vizinho.

Conforme a Polícia Civil, o homem, que está preso, tem outras passagens por furto.

(Foto: Tribuna Interativa/Reprodução)

Quatro pessoas morrem após caminhão cair em ribanceira na BR-153, em União da Vitória


Quatro pessoas morreram, entre elas duas crianças, após um caminhão carregado com soja cair em uma ribanceira na BR-153, em União da Vitória, no sul do Paraná. O acidente aconteceu por volta das 11h deste sábado (6).

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista, de 34 anos, perdeu o controle do veículo em uma curva. Além do motorista, uma mulher de 27 anos e duas crianças – uma com menos de um ano e outra sem idade confirmada – morreram no local.

A PRF ainda não confirmou se os ocupantes do caminhão são da mesma família. Os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de União da Vitória.

Fonte: G1 - PR

Prudentópolis - Salto São João recebe 2 mil visitantes entre Natal e Ano Novo



Atendendo com horários diferenciados durante o fim do ano, o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, atraiu dois mil visitantes entre 22 de dezembro do ano passado e primeiro de janeiro desse ano, sendo a maior parte formada por moradores da cidade (1.179 pessoas) .

“O atendimento especial contou com auxílio de condutores voluntários da comunidade do entorno da unidade de conservação, além dos próprios funcionários. As pessoas que passam pelo Monumento tem a oportunidade de conhecer áreas naturais protegidas e isso é importante, pois é uma excelente oportunidade de influenciar o processo de aprendizado ambiental dos visitantes.”, disse a gerente da Unidade de Conservação, Camila Witchmichen Penteado.

A Unidade de Conservação, com gestão compartilhada entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o município de Prudentópolis, foi inaugurada pelo governador Beto Richa em novembro e desde então já atraiu a visita de cerca de cinco mil pessoas. O local é um dos principais destinos do turismo de aventura do Estado pela beleza e pela facilidade de acesso.

Prudentópolis é conhecida como terra das cachoeiras gigantes. São mais de cem quedas com alturas que variam de 80 a quase 200 metros. A cidade possui inúmeros atrativos naturais e culturais, com grande número de igrejas com missas rezadas no idioma ucraniano.

Por isso, o governo do Estado apoia a prefeitura de Prudentópolis em ações para valorizar o turismo na região, explorando esse potencial natural e cultural.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO - A área do Monumento Salto São João é uma Unidade de Conservação com 33,88 hectares, sendo a principal atração a queda d’água que dá nome ao local, com 84 metros de altura e pode ser vista de dois mirantes. O local conserva importante remanescente de Floresta de Araucárias, flora, fauna e recursos hídricos, em especial a cachoeira e os paredões.

O Monumento possui um estacionamento com capacidade para veículos leves e ônibus, um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio.

Grupos maiores de 15 pessoas precisam agendar a visita junto à Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis com antecedência mínima de dois dias úteis.

SERVIÇO:

Dias de visitação: quinta à segunda-feira, finais de semana e feriados.
Horário de visitação: das 9h às 16h.

Agendamentos: 
monumentosaojoao@prudentopolis.pr.gov.br
ou turismo@prudentopolis.pr.gov.br
Localização: Rota das Cachoeiras, 22 km do Centro de Prudentópolis – Paraná.

Oportunidade única

Clique na imagem para ampliar

É com imenso prazer que estamos trazendo para a cidade de Ivaiporã, o Pólo da Universidade de Araras ( UNAR). Com Cursos reconhecido pelo MEC. E preços super acessível para você que sempre sonhou em fazer uma faculdade. Curso de 1º Graduação a partir de 160,27 e 2ª Graduação R$ 189,00. Para mais informações entre em contato conosco.

WhatsApp (43)99628-2272

Francieli (43)99609-2780

Francielton (43) 99984-5299 

Rafael (43) 99920-0671

Ocorrências policiais em Pitanga


INFRAÇÃO DE TRANSITO, DESOBEDIÊNCIA, RESISTÊNCIA E LESÃO CORPORAL:

No dia 05 de janeiro de 2018 às 22h10min, durante patrulhamento na Avenida Presidente Getúlio Vargas, Bairro Centro, em Ação Policial foi abordado um veículo caminhonete, conduzida por um masculino de 20 anos, a qual estava com a placa, com tarjeta diferente da do veículo, e com o escapamento em descarga livre. Diante do fato, foi avisado o condutor que o veículo iria ser apreendido para regularização, sendo que o condutor ficou agressivo dizendo que, a equipe não iria apreender o referido veículo, momento que investiu contra a equipe Policial, bastante alterado sendo necessário uso de força moderada e algemas para conter a injusta agressão. Conforme decreto 8858 de 26 de setembro de 2016. O veículo foi apreendido e lavrados os autos de infração de transito pertinentes ao caso. O autor foi encaminhado a 45ª DRP para serem tomadas as devidas providencias, devido à concussão de desobediência, resistência crimes contra a administração pública.


CONDUZIR VEÍCULO AUTOMOTOR SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL:

No dia 05 de janeiro de 2018 às 22h25min, a equipe Policial Militar de serviço durante patrulhamento pela Rua Munhoz da Rocha s/n, Bairro Centro, em Ação Policial visualizou uma motocicleta em atitude suspeita, sendo realizada abordagem e constatado que se tratava de uma motocicleta conduzida por um masculino de 35 anos, que após consulta no sistema SESP/intranet verificou-se que o mesmo não possuía CNH nem PPD e que a referida motocicleta possuía débitos. Ainda foi convidado a realizar teste etilométrico, o qual apresentou o resultado de 0,87mg/l. a marca e modelo do etilômetro é baf 300, ns 03830. Diante dos fatos, a motocicleta foi recolhida a sede da 3ª Companhia PM, além de serem confeccionados os Autos de Infração de Transito cabíveis, e o condutor foi encaminhado para a 45ª DRP para os demais procedimentos legais. 







Publicidade