[Fechar]

terça-feira, 19 de abril de 2022

Ibemarte forma artesãos para vender artesanato feito com sobras do processo de produção de papelcartão

Capacitação desenvolvida ensina, além da confecção, a precificação das peças criadas com resina

Depois de manter a produção de artesanato, máscaras e geleias funcionando durante a pandemia, com todos os cuidados sanitários e distanciamento exigidos, o projeto IbemArte retoma em abril as oficinas de aprimoramento para artesãos.

As aulas acontecem no Centro Comunitário mantido pela Ibema, no distrito de Turvo, no interior do Paraná, onde fica uma de suas duas fábricas de papelcartão. Criado em 2014, o IbemArte recebeu o Selo Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU) em 2017, pelo auxílio às famílias que moram nas imediações da fábrica, contribuindo, assim, para a melhoria do IDH da região central do Paraná. As peças são criadas a partir de sobras do processo produtivo do papelcartão, com resina de grande resistência e flexibilidade.

“Em 2022, a arrecadação total levantada pelos artesãos com a venda dos produtos Ibemarte foi de R$ 11 mil, soma importante para a complementação de renda dessas famílias”, conta a assistente de Responsabilidade Social da Ibema, Érica Mello.

O treinamento terá duas turmas: para artesãos iniciantes, ministrado por Marilene Czusz, e para os mais experientes, com Jucelia Czusz, especialista na finalização de peças e acabamento. Entre os temas abordados estão noções de precificação, segurança do trabalho e vendas. “A ideia é incentivar a melhoria contínua dessa iniciativa, não só ensinando a confeccionar, mas qualificando os artesãos para sustentar a venda no longo prazo e divulgar o trabalho”, conta Érica.

Atualmente, as vendas ocorrem em Turvo e mais cinco lojas de Guarapuava (PR), além das encomendas dos próprios colaboradores. Para fomentar ainda mais o projeto, em 2022 foi desenvolvido um kit de integração para novos colaboradores, onde os itens são entregues em uma embalagem do IbemArte, o que valorizou ainda mais o trabalho dos artesãos, assim como o novo ciclo das pessoas que estão chegando.

Entre as peças confeccionadas, fazem sucesso a bolsa de mate (“mateira”), caixas de bombom, bolsa de praia, cachepot e caixa de chá.

Segundo a assistente de Responsabilidade Social da Ibema, o objetivo do projeto neste ano é aprofundar o conhecimento dos participantes sobre economia circular, mostrar o processo de produção do papelcartão e como o reuso dos resíduos traz benefícios ao meio ambiente. “Queremos ajudar os artesãos a entender o processo de produção da resina e se apaixonar por seu papel na reciclagem”, explica Érica.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. 

A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. 

A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade