[Fechar]

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Começa a tramitar projeto que autoriza construção de 19 centrais de energia



Começou a tramitar esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei do Executivo que propõe a construção de 19 empreendimentos de geração de energia. Todos já estão com licenças prévias e de regularização de operação emitidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O IAP e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo analisaram e atestaram a regularidade técnica, legal e constitucional de cada um deles, faltando agora a aprovação dos deputados para a continuidade do licenciamento.

Na mensagem encaminhada à Assembleia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, destaca que “a análise dos pedidos de licenciamento ambiental foi pautada por condicionantes de preservação e impacto ambiental, conciliada com o desenvolvimento econômico e a inclusão social na região, haja vista a geração de emprego e renda na região beneficiada pela construção dos empreendimentos”.

A proposta condiciona a autorização da licença à comprovação do pagamento de indenização das terras e benfeitorias aos proprietários diretamente atingidos pelo empreendimento e ressalta a obrigatoriedade do cumprimento das normas ambientais e serem regidas pelas legislações municipal, estadual e federal.

ENERGIA LIMPA - Das 19 centrais de geração de energia listadas no projeto de lei, 16 são hidrelétricas, de baixo impacto ambiental, uma usina eólica e duas termelétricas.

As hidrelétricas serão construídas nas cidades de Palmeira, Cascavel, Honório Serpa, Clevelândia, Francisco Beltrão, Boa Ventura de São Roque, Pitanga, Santo Antônio do Sudoeste, Nova Tebas, Palmas, Tibagi, Rio Branco do Sul, Renascença, Toledo, Nova Aurora e Marechal Cândido Rondon. As duas termelétricas serão implantadas em Jacarezinho e Pitanga e a usina eólica em Palmas.

O governador Ratinho Junior já se manifestou favorável à agilização da análise dos pedidos de licenciamento das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) e das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). “São empreendimentos com baixo impacto ambiental, que produzem energia limpa e contribuem para o desenvolvimento econômico dos municípios”, afirmou.

O número de licenças concedidas pelo Governo nos seis primeiros meses deste ano já representam 15% do total dos sete anos anteriores. Segundo Ratinho Junior, outros 41 projetos para geração de energia estão em processo de análise pelo IAP e deverão ser encaminhados ainda em 2019 para a Assembleia Legislativa.

Fonte: AEN

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo no interior de Boa Ventura de São Roque


No dia 8 ago. 19, às 09h30min, após denúncia anônima relatando que o morador da Localidade de Cristo Rei, zona Rural, um homem (45 anos) possuía em sua residência uma espingarda, sem a devida documentação legal, o qual pratica a caça de animais silvestres e quando ingere bebida alcoólica, realiza disparos a esmo. 

No local a equipe localizou o denunciado e após as buscas, foi localizado embaixo do colchão da cama uma espingarda tipo cartucheira, sem marca aparente, calibre 32, com três cartuchos deflagrados, capacidade para um cartucho. Diante dos fatos foi dada voz e encaminhado para a 45ª DRP de Pitanga juntamente com a arma para providências cabíveis.

Caminhoneiro é rendido em Candói e assaltantes roubam a carga de diesel entre Boa Ventura e Pitanga


No dia 7 ago. 19. às 7h45min, informações que um indivíduo teria sido vitima de roubo, e que estaria aguardando a equipe policial no restaurante, divisa com os municípios de Pitanga e Boa Ventura De São Roque. 

Diante das informações a equipe policial prontamente deslocou até o citado local, e localizado a vítima que informou que na data de ontem estria viajando da cidade de Araucária até a cidade de Toledo, onde por volta das 22h00min nas proximidades do pedágio do município de Condói-PR, na BR-277, dois indivíduos teriam pulado na cabine de seu caminhão, apontando uma arma de fogo contra o mesmo, solicitando para que abaixasse o vidro, vindo posteriormente a rendê-lo, deixando-o na parte de trás da cabine em seu colchão. 

Após algumas horas de rodagem, os autores teriam parado o caminhão na beira da rodovia, já nas proximidades do município de Pitanga, próximo a serra da Marrequinha e solicitaram que o mesmo desembarcasse e adentrasse ao matagal juntamente com um dos autores, qual foi mantido sob custódia até aproximadamente as 06h30min da manhã de hoje. 

Não soube informar maiores características. Após ser liberado, o mesmo conseguiu localizar seu caminhão já nas proximidades do restaurante, sendo este uma Scania/p 360 a4x2, cor azul e seu semirreboque SR/Pastre srba 2e, qual estaria transportando 35.000 (trinta e cinco mil litros) de óleo diesel, que foi roubado. 

Diante dos fatos a vitima foi orientada quanto aos procedimentos.

Fonte: PM de Pitanga.

Ocorrências policiais em Pitanga e Manoel Ribas


PITANGA - LESÃO CORPORAL: Às 09hrs, compareceu na Sede da 3ª CIA, a pessoa de K B P, 28 anos, o qual relatou que por volta das 08hrs e 30min, foi na casa de sua ex-esposa E M, 21 anos, com a intenção de ver sua filha H P de 1 ano e 5 meses. Tendo em vista que a mesma não se encontrava bem, conforme informação de sua ex-convivente através de uma ligação telefônica meia hora antes do fato. Momento em que chegou à residência de E, esta começou uma discussão, diante disso o noticiante tentou sair do local, mas foi impedido por E, cuja qual, entrou dentro do veículo de K e passou a agredi-lo com tapas e arranhões, causando-lhe lesão no pescoço lado direito e no braço esquerdo. Relata que em momento algum encostou a mão em E, tão pouco proferiu ameaças. Quanto as lesões sofrida por E vai deixar pra decidir posteriormente quanto a representação. Foi orientado K quanto às medidas a serem tomadas.

PITANGA - INFRAÇÃO DE TRÂNSITO: No dia 07/08/2019 por volta 20h00min equipe em patrulhamento pela rua Av. Getulio Vargas nas proximidades da PRODUCERTA avistou duas motocicletas centro sentido Pitanguinha tirando a moto de giro e "estourando" as mesmas, equipe abordou as moticicletas Honda CG 150 preta sendo o condutor o senhor G o qual não possui CNH/PPD/ACC e a motocicleta Honda CG 150 vermelha onde o condutor habilitado na categoria AB. Os mesmos foram abordados na rua Cantu onde o senhor G reside, foi recolhido ambas para o pátio da 3ª CIA por alterações de características e dirigir sem CNH/PPD/ACC.

MANOEL RIBAS - NOTICIA DE FATO FUTURO: Por volta das 18h45min, a equipe foi acionada pela Sra. L F S, a qual relatou a equipe que seu ex-marido estaria na sua residência e teria tentado agredir a mesma porem essa gostaria que a equipe apenas orientasse o mesmo, não tendo interesse em representar criminalmente, no local a equipe fez contato com o Sr. L M S, esse relatou que estaria na residência a pedido da Sra. Luzia e que após uma pequena discussão ele empurrou a mesma com o joelho, porem sem interesse em lesionar, apenas para afasta-la, diante dos fatos foram feitas orientações a ambos os envolvidos.

MANOEL RIBAS - FATO NÃO CONSTATADO: Por volta das 21h05min entrou em contato com a equipe a Sr. A R S C o qual relatou que reside na cidade de Curitiba e que por informações de terceiros soube que sua mãe a Senhora E S C estaria sendo agredido por J J C filho de E e irmão de A, no local indicado a equipe fez contato com a Senhora E sendo que essa relatou que houve apenas um desentendimento entra ela e seu filho, porem não houve nenhum tipo de agressão, diante do fato a mesma foi orientada.

Fonte: PM

Mulher de 70 anos e filha são presas por comercializar drogas em Guarapuava


No dia 07 de agosto de 2019 às 22h40min, a equipe CHOQUE tinha conhecimento através de denuncias anônimas, que uma mulher 70 anos era responsável por ilícitos. Deslocado até a Rua Teodoro Echeverria, Bairro Jardim das Américas, quando da aproximação da viatura, foi possível verificar movimentação estranha no interior da residência.

Diante disso a equipe realizou a abordagem onde a denunciada e sua filha, 31 anos, franquearam a entrada da equipe na residência negando ter produtos ilícitos. 

No interior do domicilio localizado 22 pedras de crack (05 cinco gramas) escondido no banheiro em uma fenda próximo ao teto e localizado embaixo do colchão, havia dinheiro em notas diversas e moedas, também foi localizado em uma bolsa com outra quantidade em dinheiro.

Ambas afirmaram que eram dona apenas do dinheiro encontrado. Diante dos fatos foi dada voz de prisão às autoras e encaminhado até a 14ª SDP para providencias.
Publicidade