[Fechar]

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

INAUGURAÇÃO DO CMEI “VÓ LUIZA” EM TURVO




Após 7 anos do início de sua construção, em clima de muita alegria e emoção foi inaugurado o CMEI Vó Luiza. O CMEI atendia ano passado 136 alunos e agora esse número já passa de 200, com período integral a 26 deles, quais foram selecionados pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.


Na cerimônia, Prefeito Jeronimo explicou sobre a situação das escolas, quais passaram por avaliações, definindo como prioridade o CMEI Vó Luiza, que apresentava riscos as crianças, fazendo-se de extrema urgência a finalização da sua obra e reforma na estrutura atual.

Foram resolvidos problemas de infiltrações, trocou-se as calhas, a fiação elétrica, muros foram demolidos e novos construídos, oferecendo total segurança aos alunos. Os pais também podem contar com novo estacionamento e acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

A antiga creche “Professora Luiza Schimaichel Pilati” hoje também faz parte do CMEI Vó Luiza e também foi reformada com a troca de azulejos, melhorias nas salas e banheiros, cozinha, pintura, novas janelas, móveis e equipamentos. Sua estrutura conta com 4 salas de aulas com banheiro infantil e banheira, cozinha/lactário, sala de amamentação (essa unidade recebe os alunos do berçário), sala dos professores, secretaria, lavanderia e banheiros.

O novo espaço da super creche, por sua vez, conta com 08 salas de aulas, sendo 2 com banheiros e chuveiros, lactário, brinquedoteca, refeitório, sala dos professores, secretaria, almoxarifado, banheiros infantis e adulto, além do saguão com brinquedos e do espaço gramado onde as crianças podem tomar banho de sol e desenvolver atividades lúdicas.

A finalização da obra, muros de arrimo e reforma teve o custo total de R$ 515.365,30 sendo este valor oriundo de recursos próprios do município, pois, devido a paralisação da obra, perderam-se os prazos e recursos estaduais.

A denominação do espaço “Vó Luiza” é uma homenagem a uma das primeiras professoras de nosso município, Senhora Luiza Schimachel Pilati que dedicou-se a ensinar as primeiras letras a população turvense.

Clique no link e acesse a biografia de Dona Luiza: http://www.turvo.pr.gov.br/index.php…

Na solenidade, Srª Zélia Pilati Rodrigues falou de sua mãe emocionada, relatando que como filha mais velha, sempre a ajudava com os ensinamento aos seus alunos e também aos irmãos, citando que todos aprenderam a ler antes mesmo de ir para escola, pois passaram pelas mãos de Dona Luiza. "Hoje, com certeza ela está abençoando esta escola e todos que passarão por aqui.” frisou Zélia.

A secretária de Educação, Silvane, se emocionou também ao relatar essa, como uma das conquistas que vem sendo realizadas na educação, como professora a muitos anos no município essa é a realização de um sonho, ver as crianças em um ambiente agradável, de qualidade e conforto, com estrutura adequada também para que os professores possam atuar da melhor forma.

O evento contou com a participação do presidente da Câmara Eraldo e dos vereadores Cristoforo, Carlos, Diurda e Antoninho, do ex-vereador e filho de Dona Luiza Helder Pilati e de Lezane Grando representando o Deputado Rodrigo.

Após a solenidade, os presentes fizeram uma visita ao prédio para conhecer as novas instalações.

Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo

 


Mais fotos clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade