[Fechar]

sexta-feira, 27 de março de 2015

CNBB do Regional Sul 2 elege presidência

Da Pascom da Diocese de Guarapuava

Reunidos em Apucarana (PR), os bispos do Paraná reelegeram nesta quinta-feira, dia 26, durante Assembleia, o arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos (centro), e o bispo de Paranavaí (PR), dom GeremiasSteinmetz (esquerda), para a presidência e vice-presidência, respectivamente, do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo de São José dos Pinhais (PR), dom Francisco Carlos Bach (direita), será o novo secretário, substituindo o bispo auxiliar de Curitiba (PR), dom Rafael Biernaski. O atual secretário executivo, padre Mário Spaki, também continuará na função. A nova presidência do regional atuará no quadriênio de 2015 a 2019.

Além da eleição da presidência, os bispos do regional Sul 2 trataram de assuntos relativos à Igreja no Paraná e participam das celebrações do Jubileu de Ouro da diocese de Apucarana.

Na ocasião os bispos redigiram uma mensagem à igreja e ao povo do Paraná. Temas como a situação econômica e política do Estado e a família foram abordados.

O presidente e o vice do regional serão os membros que participarão das reuniões do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília. A assembleia também escolheu os membros representantes das províncias para a Comissão Episcopal de Pastoral das províncias eclesiásticas do regional e três membros para o Conselho Fiscal:

Representantes das províncias para a Comissão Episcopal de Pastoral:

– Província de Curitiba (PR): dom José Antônio Peruzzo

– Província de Londrina (PR): dom João Manoel Francisco

– Província de Maringá (PR): dom Anuar Battisti

– Província de Cascavel (PR): dom Dirceu Vegini

Membros para o Conselho Fiscal:

– Dom Sérgio Arthur Braschi,

– Dom Orlando Brandes 

– Dom Celso Marchiori
Publicidade