[Fechar]

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Saúde relata mais 2.540 infectados e 47 mortes por Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde, em informe divulgado nesta quinta-feira (30), relata mais 2.540 novas confirmações e 47 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná acumula agora 72.695 diagnósticos positivos e 1.839 óbitos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS – 1.266 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, sendo 977 em leitos SUS (424 em UTI e 553 em enfermaria) e 289 em leitos da rede particular (110 em UTI e 179 em leitos enfermaria). Há outros 984 pacientes internados, 448 em leitos UTI e 536 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – Os 47 pacientes que faleceram e constam do atual informe estava, todos, internados. São 20 mulheres e 27 homens, com idades que variam de 36 a 95 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 21 de junho a 30 de julho.

Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (13), Paranaguá (5), Colombo (3), Maringá (3), Campo Mourão (2), Foz do Iguaçu (2), Pinhais (2). Houve um óbito em cada um dos seguintes municípios de Altônia, Apucarana, Araucária, Bandeirantes, Cambará, Campo Largo, Cascavel, Colorado, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbaú, Irati, Janiópolis, Piraquara, São José dos Pinhais, Sarandi e Sertanópolis.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 793 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 25 pessoas foram a óbito.
AJUSTES:
Alteração de município:
Um caso confirmado no dia 15/07 em Manaus foi transferido para Curitiba. Um caso confirmado no dia 15/07 em Turvo foi transferido para Curitiba. Já no dia 28/07 houve a transferência de um caso confirmado em Curitiba para Apucarana. Um caso confirmado no dia 27/07 em Rosário do Ivaí foi transferido para Curitiba.

Também houve transferências de óbitos: um confirmado no dia 17/07 em Arapongas foi transferido para Itambé; outro confirmado no dia 26/7 em Umuarama foi transferido para Arapongas. Um óbito confirmado no dia 23/07 em Curitiba foi transferido para Pinhais e outro confirmado no dia 24/07 em Curitiba foi transferido para Lapa.

Confira o Boletim Completo AQUI

Pitanga chega a 128 casos confirmados de coronavírus


Guarapuava chega a 408 casos confirmados de coronavírus




Turvo tem 25 casos suspeitos de coronavírus



Depen cria unidade de custódia para mulheres em Pitanga


Cerca de 150 presos foram movimentados de unidade nesta quinta-feira (30), na região de Guarapuava, Centro-Sul do Paraná. A ação se deu para a transformação da Cadeia Pública de Pitanga em uma unidade de custódia exclusivamente feminina. Os 90 detentos que estavam na unidade foram distribuídos entre as demais unidades prisionais da região.

A retirada dos detentos de Pitanga e a transferências das mulheres para a unidade foram feitas sob coordenação de agentes penitenciários do Setor de Operações Especiais (SOE) do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), com o apoio da Companhia de Choque e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 16º Batalhão da Polícia Militar.

“Por volta das seis horas, um comboio de viaturas removeu os 90 presos homens que estavam em Pitanga para a Cadeia Pública de Guarapuava e para a Penitenciária Industrial e Unidade de Progressão da Penitenciária Estadual”, explicou o coordenador regional, Antonio Marcos Camargo de Andrade.

DEMANDA - A ação já era uma demanda antiga do próproio depen e de familiares das detentas. “Estávamos com isso planejado há algum tempo, em vista de oferecer uma melhor custódia aos presos e, também, cumprir o que determina a Lei de Execuções Penais. Porém, por conta da pandemia, tivemos que adiar o plano por uns meses”, disse Antonio Marcos.

Antes de os presos serem definitivamente incorporados às novas unidades, todos - homens e mulheres - precisaram passar por um processo para evitar qualquer contágio de Covid-19.

“Todos passaram por um teste rápido para detectar o coronavírus e, da mesma forma, serão mantidos em galerias isoladas por mais de 14 dias”, disse o coordenador regional.

Segundo ele, foram seguidos rigorosamente os protocolos estabelecidos pelas Secretaria da Segurança e da Saúde. “Além da quarentena e dos testes, antes de receber as novas presas, a unidade de Pitanga passou por revista estrutural minuciosa e também foi completamente higienizada e desinfectada”.

Além dos 90 homens que estavam em Pitanga, 51 mulheres de outras unidades prisionais da região (Guarapuava e Manoel Ribas) também foram movimentadas. Elas foram retiradas de suas unidades e, agora, passam a ser custodiadas na Cadeia Pública de Pitanga.

COMBOIO - O comboio foi composto por nove viaturas do Depen (quatro de Guarapuava e duas de Francisco Beltrão e outras três viaturas do SOE de Francisco Beltrão) e quatro viaturas do 16º Batalhão da Polícia Militar (sendo três da Companhia de Choque e uma da Rotam). Ao todo, 19 agentes penitenciários e 14 policiais militares participaram da ação.

MANOEL RIBAS - Outra unidade que agora passa por mudança de perfil de presos é a Cadeia Pública de Manoel Ribas. “Retiramos 22 presos do local - 16 homens e seis mulheres. A unidade agora passará servir como local de custódia de presos do seguro”, explicou o coordenador regional, Antonio Marcos. Estão previstas adaptações estruturais a serem feitas nas próximas semanas, em regime emergencial, tanto em Manoel Ribas quanto em Pitanga. 

“Estas mudanças darão aos internos melhores experiências e mais oportunidades de mudança de vida, com estudo e trabalho. Temos certeza de que esses procedimentos e situações que estamos oferecendo aos presos mostrarão para eles que vale a pena ser um cidadão de bem, voltar à sociedade”, destacou Antonio Marcos.

Fonte: AEN

Parcelamento do IPVA de 2020 já está disponível


A Secretaria de Fazenda disponibiliza a partir desta quinta-feira (30) o parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA/2020, não inscrito em dívida ativa. A medida é inédita e foi possível graças à Lei 20.263/20, proposta pelo Executivo, aprovada pela Assembleia e sancionada na semana passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A iniciativa leva em conta as dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus..

Até então, o parcelamento da dívida do imposto só era permitido no exercício seguinte ao vencimento. Nessa nova e excepcional oportunidade de regularização de tributos, o parcelamento do IPVA 2020 de veículos adquiridos até 31/12/2019 poderá ser feito em até 6 vezes, com valor mínimo de parcela de uma UPF/PR.

O pagamento da primeira parcela deverá ser no primeiro dia útil após a realização do parcelamento - exceto no último dia útil do mês, quando o vencimento será no mesmo dia. As demais parcelas deverão ser pagas até o último dia útil dos meses seguintes.

A data limite para formalização desse parcelamento é 17/08/2020. Para a formalização do parcelamento, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br), em “serviços rápidos”, menu “IPVA”, com o número do Renavam do veículo, e realizar a consulta.

O pagamento das guias de parcelamento deve ser em um dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Sicredi, Bancoob, Rendimento e Santander.

Fonte: AEN

PRF realiza apreensão de mais de 200 quilos de maconha em Guarapuava

Um elemento que transportava a droga foi preso


Na tarde desta quarta-feira, 29 de julho de 2020, por volta das 17h15min, no Km 306 da BR 277, em Guarapuava/PR, equipe da PRF deu ordem de parada ao condutor de um VW/Fox, com placas de Wenceslau Braz/PR, sendo que não foi obedecida pelo motorista que empreendeu fuga realizando várias manobras arriscadas, como ultrapassagens pelo acostamento e ultrapassagens forçadas, obrigando outros veículos a desviar para evitar um acidente.

Após alguns quilômetros de acompanhamento tático pela equipe PRF, o veículo suspeito parou em área adjacente à rodovia, próximo ao Mirante da Serra, seu condutor desembarcou e tentou fugir entrando na mata, porém foi capturado pela PRF.

No veículo foi localizado quantidade considerável de substância análoga a maconha, que após pesagem contabilizou 218 (duzentos e dezoito) quilos. O condutor de 31 anos recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Polícia Civil de Guarapuava, devendo responder pelos crimes de tráfico de drogas e direção perigosa.

O êxito da ocorrência tornou-se possível graças a ação integrada entre a PRF, Polícia Civil de Toledo e Rotam do 19º Batalhão, também de Toledo/PR.

Foto e informação: PRF

Homem é morto a tiros em Pinhão


Por volta das 17h20min do dia 29 de julho de 2020, na Travessa Dois, Nova Divinéia, a equipe policial foi solicitada, onde segundo informações, teria uma pessoa morta em uma residência, deslocado ate o local, entrado em contato com o pessoal da defesa civil, que foram ao local e constataram o óbito. 

Entrado em contato com a solicitante, 19 anos, qual relatou que o homem, 30 anos, chegou na residência, onde esta juntamente com sua mãe, seus irmãos e seu padrasto, residem, embriagado, jogou algumas pedras na casa e adentrou a área da varanda e começou a xingar os residentes, estando alterado, ele adentrou a casa e na mesa pegou uma faca, para agredir sua mãe, então seu padrasto, irmão dele e o irmão da mulher, foram impedir a agressão, então ocorreu uma vias de fato. 

Diante estas brigas, a mulher, a mãe e o irmão correram, saindo da casa, quando no caminho ouviram barulho de disparos de arma de fogo, após isto visualizaram o padastro e o irmão, correndo da casa, tomando rumo ao matagal dos fundos, apos isto tomaram rumo ignorado, após alguns minutos voltaram a casa e visualizaram o indivíduo caído na área da casa, todo ensanguentado e este não se mexia, então acionaram polícia e defesa civil. 

A equipe policial realizou o isolamento do local, acionando os órgãos competentes, criminalística e IML. Após a perícia, foi relatado que o mesmo possui-a, ferimentos de disparo de arma de fogo, na cabeça e braço. 

Diante os fatos foram realizados os procedimentos cabíveis, não sendo localizado os possíveis autores do homicídio.

Fonte: PM

Ocorrência de moeda falsa é registrada em Santa Maria do Oeste


Por volta das 14h25min do dia 29 de julho de 2020, na Rua Projetada L, BNH Santo Antônio, a equipe policial recebeu informações, de que uma pessoa teria recebido uma nota de dinheiro falsa, e que a vítima, proprietário do estabelecimento, sabia quem havia passado tal nota. 

Deslocado até o local, entrado em contato com o solicitante, 49 anos, este relatou a equipe que um homem que teria comprado alguns alimentos e bebidas em sua mercearia, na data de 27/07/2020, que pagou com uma nota de cem reais. Que no momento não notou ser falsa, porém, na data de hoje, ao tentar fazer pagamentos a fornecedores e também na lotérica local, foi lhe dito que tal nota era falsa. 

No local também compareceram outras duas vítimas, uma mulher, 30 anos, e um senhor, 37 anos, todas com uma nota de cem reais falsas, sendo que a vítima, proprietária da panificadora, afirma ter pego o dinheiro falso da pessoa de um indivíduo, e que a um homem estaria junto neste momento. A outra vítima, proprietário do bar/mercearia, afirma ter pego a nota de cem reais do homem. 

Deslocado até a residência do homem, onde o mesmo não se encontrava, no entanto foi possível contato, sendo este localizado, identificado como um homem, 22 anos. Indagado sobre tais notas disse que está a poucos dias na cidade, que estava trabalhando na cidade de Blumenau/SC, que teria recebido um acerto em dinheiro ao ser dispensado do serviço. Que seu patrão, lhe passou uma nota de cem reais, que repassou para a vítima. Indagado sobre a outra nota, disse que teria vendido um celular para a pessoa, de Pitanga, fato que recebeu tal nota. 


Foi apreendidas as notas falsificadas e posteriormente encaminhar para a Polícia Federal de Guarapuava, para dar continuidade aos procedimentos legais.

Fonte: PM
Publicidade