[Fechar]

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Campanha de vacinação contra o sarampo começa em todo Paraná


A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (07) e segue até 25 de outubro. Nesta etapa o foco é imunizar crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade – quatro anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde de todo o Estado.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que o Paraná está em alerta contra o sarampo e que a vacina é a única forma de prevenir a doença, que é viral e de alto potencial de transmissão. “A vacina é um direito da criança, é um ato de proteção e de amor à vida. Por isso, recomendados a todos os pais que chequem a carteira de vacinação dos filhos. Se a carteirinha estiver incompleta ou se os pais tiverem alguma dúvida, levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima para a imunização”, orienta.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Acácia Nasr, explica que crianças na faixa de seis meses até menores de um ano recebem a chamada dose zero. “A primeira dose da vacina, que vale para a carteira nacional de imunização, deve ser recebida aos 12 meses e, a segunda dose, aos 15 meses. Esta é a recomendação para as crianças, que são o foco nesta fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo”, explica

O Dia D desta etapa da campanha de vacinação será 19, um sábado em que as unidades de saúde estarão abertas para aplicar as doses.

SEGUNDA ETAPA - Uma segunda etapa da campanha nacional está marcada para o próximo mês, de 18 a 30 de novembro. Esta fase será direcionada para adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite e pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo). Outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Homem morre em grave acidente na PR-466


Um homem faleceu na tarde dessa segunda-feira (07), após uma colisão frontal entre o veículo Gol, placa de Manoel Ribas, que ele dirigia, e uma carreta Scania, modelo G-420, placa de Maringá. O acidente ocorreu por volta das 16h30, na rodovia PR-466, no trevo de acesso á Arapuã.

O condutor do veículo de passeio que é de Manoel Ribas e faleceu na hora estava acompanhado da esposa dele, que foi atendida pela equipe do Samu. Também estiveram no local, equipes do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã e policiais militares e Arapuã.

As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Rodoviária de Porto Ubá.

Atualizado: A vítima que entrou em óbito foi identificada como Orlando dos Reis, proprietário de uma oficina mecânica de Manoel Ribas.



Fonte e fotos: Jornal Paraná Centro


Maior produção do País, erva-mate envolve 100 mil famílias no Paraná


O Paraná concentrou 87% de toda a produção de erva-mate do País em 2018. Do total de 393 mil toneladas, 345,09 mil saíram do Estado, especialmente da região Centro-Sul, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor possui forte impacto social, garantindo emprego e renda para ao menos 100 mil famílias no Estado, informa a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

São Mateus do Sul, novamente, foi o município que registrou o maior volume de erva-mate extrativa no ano, com 70 mil toneladas, o que representa 17,8% do total nacional. A cidade, sozinha, produz mais do que os dois outros Estados no ranking nacional, somados – Rio Grande do Sul (24,8 mil toneladas) e Santa Catarina (23 mil toneladas). O cultivo movimentou R$ 468,4 milhões no ano passado no Brasil.

São paranaenses, as dez cidades que mais produziram no ano passado. Além de São Mateus do Sul, se destacaram Cruz Machado (55.200 toneladas), General Carneiro (30.600), Bituruna (30.000), Paula Freitas (21.840), Inácio Martins (15.980), Palmas (14.342), União da Vitória (13.500), Irati (12.200) e Pinhão (9.500).

A erva-mate é o principal produto florestal não madeireiro e

Equipe da Cambucica é campeã da 3ª Olimpíada da Melhor Idade de Turvo


No último sábado, 5 de outubro, no CTG Rincão do Pinhal ocorreu a terceira edição da Olimpíada da Melhor Idade. Foram sete equipes competidoras: Sede, UPS (Cachoeira dos Turcos), Vila Rural, Reviver, Faxinal da Boa Vista, Sempre Unidos e Cantinho da Saudade.

Todos os competidores têm a faixa etária a partir de 55 anos e disputaram entre si, as nove provas regulares, mais algumas provas bônus. A olimpíada iniciou logo pela manhã com o café preparado pela equipe organizadora, na sequência, as equipes foram direcionadas para a tenda na qual aguardaram o início das provas.

Após o ato cívico, as equipes iniciaram com os gritos de guerra e em seguida realizaram a primeira prova do dia, a prova do quadrado humano. A segunda prova, foi a corrida sensorial, a qual arrancou muita gargalhada da plateia, e, para encerrar as provas da manhã, tivemos a prova do desenho da bandeira do Paraná.

Após o almoço, tivemos a prova da confusão de sapatos, a corrida do ovo na colher, encher a garrafa, prova do prendedor, prova do balão, torta na cara, e, para finalizar, a briga de galo.

Os vencedores gerais da Olimpíada da Melhor Idade foram: em terceiro lugar – a equipe da Vila Rural, segundo lugar – Cachoeira dos Turcos, e, em primeiro lugar Cambucica.

A Olimpíada é realizada no mês de outubro em função do dia 1 no qual se comemora o dia internacional do idoso, e, além disso, é promovida pelas secretarias municipais de saúde, desenvolvimento social e departamento de esportes.



Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Turvo.




Morre Jonas Laskouski, proprietário do site ‘Se Liga Guarapuava’



Morreu na manhã desta segunda feira (07 de outubro) o comunicador guarapuavano Jonas Laskouski, aos 41 anos. 

Jonas estava internado no Hospital São Vicente de Paulo desde o dia 07 de setembro. Em um de seus posts feitos em sua rede social, no dia 30 de setembro, ele havia informado que recebeu alta, porém em seguida na quarta feira (02 de outubro), publicou que precisou ser internado novamente e desde então não informou mais nada sobre seu estado de saúde.

Em uma de suas postagem Jonas chegou a comentar sobre sua situação, uma lesão teria aparecido no cérebro.

O comunicador era propritário do site de noitícias Se Liga, Guarapuava. 

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Fonte: GRmais

Eleitos para o Conselho Tutelar em Turvo

ELEITOS:

A eleição ocorreu nesse domingo (06). 

ELEITOS:

Adilson - 184 votos

Sidnei - 158 votos

Edinho - 133 votos

Gilberto - 91 votos

Franciele - 87 votos



Luiz Miguel - 80 votos

Adir Ferreira - 56 votos

Salete - 55 votos

Elaine - 52 votos

Kimiko - 50 votos

Catielen - 48 votos








Publicidade