[Fechar]

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Tropeiros de Turvo estão pousando em Rio Bonito e amanhã a Cavalgada - Destino à Saudade Santa Anita


Tropeiros de Turvo e de Campina do Simão realizam cavalgada de 5 dias pelo interior do município. A tropeada faz parte das festividades em comemoração aos 35 anos Turvo que acontece no dia 12 de Maio.

Os Tropeiros saíram nessa segunda-feira, onde passaram pela Localidade de Carriel e pousaram em Faxinal da Boa Vista.

Na terça-feira, saíram com destino à Colônia Velha Ivaí, onde pousaram. 

Nessa quarta-feira, eles almoçaram em Rio Pedrinho. Após o almoço continuaram a cavalgada e a noite chegaram até a comunidade do Rio Bonito, onde foram recebidos por membros da diretoria da Igreja, que prepararam uma deliciosa feijoada para os Tropeiros e convidados jantarem. Ali irão pousar e nesta quinta-feira, dando continuidade a tropeada, irão almoçar em Buriti e seguirão com destino a Saudade Santa Anita, aonde será o pouso.

Na sexta-feira, retornarão ao CTG Rincão do Pinhal, onde acontecerá XXVI Rodeio Crioulo, que também faz parte da Programação das Festividades do município.

A cavalgada já vinha sendo realizada durante as festividades. No mês de março deste ano, um Projeto de Lei do Vereador Eraldo Mattos, que também é Tropeiro, foi aprovado pela Câmara de vereadores, tornando a Cavalgada evento oficial a qual será realizada sempre no mês de maio.






Mais fotos estaremos publicando no link abaixo:


.

Detran Paraná faz alerta com “Bilhetes da Morte”


O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) convidou uma personagem sinistra para alertar motoristas sobre os riscos de combinar bebida alcoólica e direção. O vídeo “Bilhetes da Morte” usou câmeras escondidas para filmar a reação de pessoas em um bar ao receber um recado, e alerta, da própria Morte. 

“Bebeu? Quer ir embora comigo?”; “Se não for embora de táxi, te pego lá fora”; “Vai dirigir depois de beber? Te encontro no primeiro semáforo”, perguntam os bilhetes. Só então o garçom revela a identidade de quem os enviou. 

“É uma brincadeira, mas com uma mensagem de impacto. Ao ver o ator fantasiado, de capa e foice, as pessoas se assustam, não com medo dele, mas conscientes de que as consequências de beber e dirigir são fatais. Assim, começam a repensar a forma de voltar para casa e preferem pegar um táxi, carona, transporte público”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

O vídeo, produzido por meio da Secretaria de Estado da Comunicação, faz parte das ações do Movimento Maio Amarelo e está disponível na página www.facebook.com/DetranPR e também no site do Detran. 

MORTES - No Brasil mais da metade das mortes no trânsito são causadas pelo consumo de álcool. Segundo a Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Abead) em 61% dos acidentes de trânsito registrados no país, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Entre os casos fatais, o índice sobe para 75%. 

No Paraná, dirigir sob influência do álcool ou embriagado corresponde a 10% dos acidentes com mortes nas rodovias federais. Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal revela que essa é quarta maior causa de acidentes no Estado, ficando atrás apenas de excesso de velocidade (31,2%), falta de atenção (28,5%) e desobediência a sinalização (11,2%). 

FISCALIZAÇÃO - Além de investir em campanhas educativas, o Governo do Paraná investe no chamado tripé de segurança viária, que inclui educação para o trânsito, engenharia de tráfego e fiscalização. Em março, o governador Beto Richa entregou 384 bafômetros para a Polícia Militar usar em blitze de trânsito. Os novos equipamentos foram comprados pelo Detran-PR e fazem parte de um total de 768 unidades que serão entregues pelo Governo do Estado até 2018.

RIGOR: A Lei Seca, em vigor há mais de sete anos, determina que o condutor que tiver nível igual ou superior a 0,3 miligramas de concentração de álcool por litro de ar alveolar pode ser preso. Neste caso, o motorista comete crime de trânsito e deve ser encaminhado à delegacia. 

Quem se recusa a fazer o teste bafômetro, ou qualquer exame que detecte a influência de álcool ou drogas, paga multa de R$ 2.934,70, tem a carteira de habilitação suspensa por 12 meses e o veículo retido. Além disso, o agente de trânsito pode fazer a comprovação da embriaguez por meio de testemunhas, vídeos e sintomas evidentes como hálito, sonolência e agressividade.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Encontro discute depressão e suicídio na adolescência


A saúde mental de jovens e adultos foi discutida nesta quarta-feira (03), em Curitiba, durante mais uma edição do Conversando sobre Saúde Mental. Organizada pelo Comitê Intersecretarial de Saúde Mental do Paraná (Cismeep), a palestra teve como tema “Depressão e Suicídio na Adolescência – Mais do que 13 razões para falarmos sobre”, com o psiquiatra Pedro Mário Pan Neto, pesquisador no Instituto Nacional de Saúde Mental de Washington (EUA), a principal agência de pesquisa em saúde mental norte-americana, com foco em depressão na adolescência. 

Durante o encontro, Pan Neto exibiu alguns dados gerais sobre os centros de tratamento da saúde mental pelo mundo, falou sobre neurociência e da contextualização do problema da depressão e de outros transtornos mentais dentro da área. 

O especialista reforçou a importância de se falar sobre a saúde mental para a quebra de estigma por meio das campanhas de mobilização. “Recentemente, esse assunto está sendo amplamente discutido pela sociedade, tanto em razão de seriados quanto em função do jogo Baleia Azul. Esse talvez seja um dos marcadores de interesse e mobilização social”, afirmou. 

Ele lembrou que temas que antes representavam um tabu, como o câncer de mama, atualmente são abertamente discutidos pela sociedade, o que facilitou a busca de tratamento e a prevenção da doença por parte dos pacientes. 

De acordo com Pan Neto, esse tipo de ação é muito importante e a história mostra que ações antiestigma ajudaram a diminuir a carga de outros problemas de saúde. Um exemplo muito claro é o câncer de mama. 

“Há 30 ou 40 anos, esse estigma fazia com que as mulheres não buscassem tratamento. Com muito trabalho, muito sofrimento e talvez com muitas vidas perdidas ao longo do caminho, isso foi mudando”, destacou. “Na saúde mental nós ainda estamos engatinhando nesse sentido, porém, eu não tenho dúvidas que hoje já é mais fácil falar sobre depressão, sobre suicídio, situações que são absolutamente difíceis, como é difícil também falar sobre a vivência subjetiva de ter um câncer”, afirmou. 

O evento contou com a participação de representantes de várias secretarias do Estado, com o objetivo de tratar o tema em outras áreas além da saúde, como segurança pública, educação, família e desenvolvimento social. 

REDE DE ATENÇÃO NO PARANÁ - De acordo com o secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, que mediou o encontro, a ideia é reforçar ainda mais o atendimento da população e levar o Cismeep para todas as regiões do Paraná. Arns também destacou a importância de que o tema seja debatido em todas as áreas, não apenas como um problema de saúde pública. 

“Esse trabalho precisa ser intersecretarial. Queremos criar esse comitê estadual em todas as regiões do Estado. Atualmente, 120 cidades do Paraná contam com um trabalho semelhante, com encontros periódicos em que são discutidos diversos temas. Se eu tenho um problema de saúde mental, eu preciso ir no médico. Se for sério, afeta a minha relação na família e pode afetar o meu trabalho”, afirmou o secretário. 

Arns falou ainda sobre todo o preconceito que envolve assunto, fazendo com que muitas vezes os pacientes evitem procurar tratamentos adequados. “É importante desmistificar o tema nessa área. As pessoas ainda confundem saúde mental como loucura ou frescura. Isso afeta bastante a vida daqueles que precisam de ajuda”, disse. 

O Comitê Intersecretarial de Saúde Mental do Paraná (Cismeep) foi organizado para promover o desenvolvimento e a articulação da implantação de medidas destinadas a ampliar a equidade das ações de prevenção de agravos e promoção da saúde mental. O comitê, que se reúne mensalmente, é composto pelas secretarias de Estado de Assuntos Estratégicos; Saúde; Educação; Família e Desenvolvimento Social; Justiça, Trabalho e Direitos Humanos; Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Fonte: AEN

Vem aí o Arraiá da Escola Edite em Turvo


Agradecemos ao comércio de nossa cidade que já colaboraram com a nossa festa junina, que acontecerá no dia 03/06/17. - 

- Jerônimo Gadens do Rosário 
- Eletrônica Silvestre 
- N Utilidades 
- Comercial Ivaiporã 
- Mecânica Auto Peças Eurich 
- Panificadora do Vitor 
- Wlademir Mattei
- Cristal Farma 
- Loja Tend´Tudo -
- Lojão do Braz
- Boaron Moveis
- Loja Jaci
- Contabilidade Marcos Seguro 
- Natusolo Comércio de Produtos Agrícolas 
- Foto Cinelandia 
- Supporte Contabilidade
- Supermercado Gaitkosta 
- Loja Santa Inez 
- Cooperativa Sicredi
- Distribuidora de Bebidas Vaurek
- Hotel Bettega
- Loja Tere Confecções
- Supermercado Todo Dia


Mulher é morta durante assalto em Dois Vizinhos


Uma mulher de 51 anos foi vítima da ação violenta de bandidos na noite desta terça-feira (02) em Dois Vizinhos, Sudoeste do Estado. Lurdes Fátima da Silva foi morta durante um assalto que aconteceu em sua residência, que fica na Rua Santa Luzia, no Bairro Santa Luzia. O crime foi registrado por volta das 20h45.

Conforme a Polícia Militar, três homens encapuzados e armados tentaram assaltar a filha da vítima no momento em que ela chegava do trabalho, no entanto a mesma se desesperou e pediu socorro. A mãe, Lurdes Fátima, saiu para ver o que estava acontecendo e foi baleada com um tiro na cabeça.

O Siate foi acionado para prestar atendimento, mas a mulher não resistiu. Os bandidos fugiram levado a bolsa da filha da vítima, com documentos e um aparelho celular.

A Polícia Militar acionou os demais órgãos de segurança competentes para atender o caso e mobilizou todo o efetivo para procurar os bandidos, que teriam fugido sentido Fazenda Mazzurana. Apesar dos esforços, os suspeitos não foram encontrados até o momento. O corpo de Lurdes foi recolhido ao IML de Francisco Beltrão.

Toda quarta tem Feira do Produtor na Praça 31 de Outubro em Turvo


Venha saborear os produtos da nossa terra! Toda quarta na Feira do Produtor Rural a partir das 14h00, você vai encontrar uma grande variedade de verduras, frutas, pães, bolos, bolachas, biscoitos e cerveja caseira. Além disso temos crepes, coxinhas e pastéis fritos na hora.

Recém-nascida é abandonada em Igreja Matriz de Rolândia



Uma recém-nascida foi abandonada dentro da Igreja Matriz de Rolândia, no norte do Paraná, nesta terça-feira (2).

Ela foi encontrada por Edilson de Oliveira, funcionário da igreja, ao lado da pia batismal. A bebê estava enrolada em uma manta, ainda suja de sangue e com o cordão umbilical.

"Foi aquela coisa espontânea, na hora. Só catei, enrolei na cobertinha e levei ela pra lá", contou.
A menina foi entregue ao Conselho Tutelar e levada ao hospital. Ela apresenta boas condições de saúde e está em observação. Após a alta médica, ela deve ser encaminhada para um abrigo.
O delegado Bruno Silva Rocha ainda não tem pistas de quem abandonou o bebê. Segundo ele, ainda é cedo pra suspeitar da mãe. A polícia, agora, procura testemunhas, já que não há câmeras de segurança perto da igreja, que poderiam ter registrado o caso.

"Se não aparecer algum parente da criança, reclamando a guarda dela, ela vai pra adoção", disse Rocha.  Vídeo

Outro caso

Este é o segundo caso de abandono de recém-nascido registrado em Rolândia em 2017. Em março, um bebê foi encontrado no banheiro da rodoviária da cidade. A polícia já tem identificou uma suspeita e aguarda o resultado do exame de DNA que pode confirmar se ela é a mãe da criança.

Fonte: G1 - PR
Publicidade