[Fechar]

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

CastraPet Paraná realiza castração gratuita de 84 animais em Turvo


Nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), 84 animais foram recebidos no Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), no município de Turvo, na Região Central do Estado. A ação foi promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com os municípios, que realizam o cadastro das famílias beneficiadas.

“O programa vem beneficiando principalmente a população carente do Paraná. Ter um animal requer muitos cuidados e um investimento que muitos não possuem”, lembra o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Turvo faz parte do segundo ciclo do programa, iniciado neste segundo semestre e que irá atender 80 municípios com recursos de R$ 2,5 milhões do Fundo Estadual do Meio Ambiente e de emendas parlamentares. O primeiro ciclo atendeu 15 mil animais em 45 município, com investimentos de R$ 2,4 milhões.

A castração gratuita de cães e gatos na cidade de Turvo aconteceu das 8h às 17h na Escola Elias Abrahão, na Rua Vereador Rene Rickli, 311.

AÇÃO – Os municípios que desejam realizar as castrações devem entrar com solicitação junto à Secretaria ou aos Deputados Estaduais para liberação de recurso.

“Quando contemplado, o município fica responsável pelo cadastro dos animais, dentro das vagas disponibilizadas, bem como definição dos critérios de atendimento, ou seja, se a necessidade maior são animais de famílias de baixa renda, de protetores, de rua”, explica o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

As cirurgias são realizadas dentro do castramóvel, veículo equipado para garantir a segurança dos pets durante os procedimentos. É preciso que os tutores respeitem o jejum absoluto (comida e água) dos animais por oito horas. A medida é necessária para que os pets recebam se recuperem bem da anestesia.

Após a castração, as famílias recebem a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, além de recebem todas as orientações para cuidados pós procedimento.

SAÚDE ÚNICA – O Programa CastraPet Paraná foi pensado dentro da política de saúde única da Secretaria, visando o bem-estar animal e humano e trabalhando na prevenção de zoonoses envolvendo o meio ambiente.

Além de prevenir doenças, como câncer, outro objetivo do programa é evitar o controle desenfreado de nascimento de cães e gatos, o que pode provocar maus-tratos, como abandono dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade