Nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), 84 animais foram recebidos no Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), no município de Turvo, na Região Central do Estado. A ação foi promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com os municípios, que realizam o cadastro das famílias beneficiadas.
“O programa vem beneficiando principalmente a população carente do Paraná. Ter um animal requer muitos cuidados e um investimento que muitos não possuem”, lembra o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
Turvo faz parte do segundo ciclo do programa, iniciado neste segundo semestre e que irá atender 80 municípios com recursos de R$ 2,5 milhões do Fundo Estadual do Meio Ambiente e de emendas parlamentares. O primeiro ciclo atendeu 15 mil animais em 45 município, com investimentos de R$ 2,4 milhões.
A castração gratuita de cães e gatos na cidade de Turvo aconteceu das 8h às 17h na Escola Elias Abrahão, na Rua Vereador Rene Rickli, 311.
AÇÃO – Os municípios que desejam realizar as castrações devem entrar com solicitação junto à Secretaria ou aos Deputados Estaduais para liberação de recurso.
“Quando contemplado, o município fica responsável pelo cadastro dos animais, dentro das vagas disponibilizadas, bem como definição dos critérios de atendimento, ou seja, se a necessidade maior são animais de famílias de baixa renda, de protetores, de rua”, explica o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.
As cirurgias são realizadas dentro do castramóvel, veículo equipado para garantir a segurança dos pets durante os procedimentos. É preciso que os tutores respeitem o jejum absoluto (comida e água) dos animais por oito horas. A medida é necessária para que os pets recebam se recuperem bem da anestesia.
Após a castração, as famílias recebem a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, além de recebem todas as orientações para cuidados pós procedimento.
SAÚDE ÚNICA – O Programa CastraPet Paraná foi pensado dentro da política de saúde única da Secretaria, visando o bem-estar animal e humano e trabalhando na prevenção de zoonoses envolvendo o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário