quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Turvo e mais nove municípios recebem kit esportivo destinado pelo deputado Estacho


Através de indicações no Plano Paraná Mais Cidades, do Governo do Estado, o Deputado Estacho (PV) conseguiu viabilizar a aquisição de 10 kits esportivos completos para encaminhar aos municípios. Cada kit possui um custo individual de 15 mil reais, totalizando um investimento de R$ 150.000,00.

Além do esforço do Deputado Rodrigo Estacho, a conquista dos kits esportivos também contou com a importante participação do Governador Ratinho Jr., do Secretário Chefe da Casa Civil, Deputado Guto Silva, e dos respectivos prefeitos de cada cidade. Receberão os kits esportivos os municípios de:

• Arapoti
• Balsa Nova
• Boa Ventura de São Roque
• Campo Largo
• Congonhinhas
• Cruz Machado
• Imbituva
• Inácio Martins
• Rio Bonito do Iguaçu
• Turvo

Os kits esportivos são completos e adaptados para prática de modalidades esportivas, como futebol de campo e futsal. Cada kit é composto por itens de treinamento e de jogo, nas modalidades masculino e feminino. A relação dos itens que integram cada kit esportivo é a seguinte:

• 3 kits de jogo completo masculino (camisa, calção e meias)
• 3 kits de jogo completo feminino (camisa, calção e meias)
• 6 kits de coletes
• 2 pares de rede de futebol/futsal
• 50 cones demarcatórios
• 50 pratos demarcatórios
• 5 bombas de ar
• 2 apitos
• 5 sacos de transportes
• 24 bolas de futebol/futsal adulto
• 20 bolas de futebol/futsal infantil
• 10 bolas de borracha
• 5 Redes de transporte

A entrega de todos os kits acontecerá nesta quarta e quinta-feira, dias 19/08 e 20/08, às respectivas prefeituras municipais

Para o Deputado Estacho, o incentivo à prática de esportes é muito importante pois é através do esporte e da prática de jogos de equipe as crianças, jovens e adultos podem aprimorar laços de convívio social, de solidariedade, de educação e de disciplina, além de trazer para si próprios benefícios à saúde física e mental.

Assessoria

Está no ar o site Jaci Campeira - Agora você pode fazer suas compras online de qualquer parte do Brasil


Agora a Loja Jaci conta com mais uma novidade, está no ar o site Jaci Campeira, além da loja física está com uma loja virtual com tudo o que você precisa na moda campeira. Clique aqui e conheça nossos produtos. 

Na Loja Jaci que fica na Avenida 12 de Maio, em Turvo você vai encontrar tudo em papelaria, presentes, brinquedos, calçados, confecções, produtos natalinos, acessórios, trajes e artigos country e campeira. 

Como é de conhecimento de muitos, no dia 18 de agosto de 2018 a tradicional Loja Jaci ficou totalmente destruída em um incêndio, onde o prejuízo foi mais de R$1.500.000,00.

Hoje a nova loja está num espaço de 200m² e a dona Jaci agradece a toda a população turvense, amigos, familiares, clientes e colaboradores.  

Curta a página da Loja Jaci no Facebook e confira as novidades:


Instagram: 


Whatsapp:(42)98405-2765 

Avenida 12 de Maio, n° 107 - Fone (42) 3642-2102.

Conheça alguns dos produtos da loja no vídeo abaixo:




Turvo - Boletim Oficial Covid-19



Aproveite a Quinta Detona Preços do Suprema Supermercados de Turvo


PCPR permanece com as provas do Concurso Público 2020 suspensas


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que as provas do Concurso Público 2020 seguem suspensas. A decisão ocorreu durante reunião entre a Comissão do Concurso da PCPR e a Banca Examinadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nesta terça-feira (18). A definição deve-se à pandemia do novo coronavírus. 

As provas estavam marcadas para o dia 26 de julho deste ano, em Curitiba. A PCPR e a banca se reunirão novamente na primeira semana de outubro, para analisar o atual estágio da pandemia e definir o novo cronograma do concurso. 

São 400 vagas para cargos da PCPR: 50 para delegado de polícia, 300 para investigador de polícia e 50 para papiloscopista. As inscrições se iniciaram no dia 4 de maio e terminaram em 2 de junho, totalizando 106.338 inscritos.

Governo e prefeitos discutem protocolo de retorno às aulas



A aplicação das medidas sanitárias e de prevenção previstas no Protocolo de Retorno às Aulas, elaborado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, foi o tema da reunião virtual com prefeitos e representantes de prefeituras de todas as regiões do Paraná, realizada nesta terça-feira (18).

Os prefeitos relataram as principais preocupações e desafios de cada região para que o protocolo seja cumprido. O retorno das aulas presenciais no Paraná ainda não tem data definida para acontecer de depende da avaliação da Secretaria da Saúde, do avanço ou não da pandemia no Estado.

Guto Silva, chefe da Casa Civil do Governo do Estado, abriu o encontro reforçando a importância da participação dos municípios em temas tão essenciais neste momento de pandemia. “Neste encontro avaliamos as questões práticas do protocolo, como fazer este retorno, sem ainda tratarmos do quando fazer. Ouvir a contribuição de cada região é de suma importância para que o Governo possa tomar a melhor decisão pautada na realidade de cada município”, destacou Silva.

CUMPRIMENTO – Renato Feder, secretário de Estado da Educação e do Esporte, destacou a importância de se cumprir rigorosamente o protocolo quando houver liberação da Secretaria da Saúde para um retorno presencial. “Estamos construindo um protocolo de retorno que garanta segurança quando for possível voltar. Experiências internacionais que nos baseamos comprovam que onde o protocolo foi seguido rigorosamente nas escolas, não houve aumento no contágio”, disse ele. “Por isso ouvir cada município é importante para garantir que o protocolo seja cumprido dentro de cada realidade do Paraná”, explicou Feder.

MODELO - Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, destacou alguns dos pilares do Protocolo de Retorno. Segundo ele, a previsão é de um retorno hibrido, que atenda parte dos alunos em aulas online e parte presencial, escalonado por faixa etária e regionalizado. “Isso quer dizer que ele poderá acontecer em tempos diferentes dependendo da situação da região no estado”, explicou Dias.

DESAFIOS MUNICIPAIS – Entre os prefeitos, o grande desafio levantado para o cumprimento do protocolo em todo o Paraná é a realidade econômica de cada cidade. Com a queda da arrecadação de muitos municípios e a necessidade de aquisição de insumos para a volta segura, muitos prefeitos demonstraram preocupações quanto ao retorno.

Ao final da reunião, Guto Silva solicitou que os presidentes das Associações de Municípios encaminhem o posicionamento de cada prefeito, que será levado ao conhecimento do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

PARTICIPANTES – Participaram do encontro online representantes da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e associações de municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), da Região Suleste do Paraná (Amsulep), da Região dos Campos Gerais (AMCG), do Norte Pioneiro (Amunorpi), do Norte do Paraná (Amunop), do Médio Paranapanema, do Vale do Ivaí, do Setentrião Paranaense, do Noroeste do Paraná (Amunpar), da Região do Entre Rios (Amerios) e Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).

Também participaram associações dos municípios do Oeste do Paraná (Amop), do Sul Paranaense (Amsulpar), do Sudoeste do Paraná (Amsop), do Centro Sul do Paraná (Amcespar), do Centro do Paraná (Amocentro) e do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte).

Caminhão de Pitanga se envolve em acidente no Trevo de Imbituva


Um acidente foi registrado na tarde de terça-feira (18), na BR 373 Km 223, Trevo de Imbituva, nos Campos Gerais.

Segundo a PRF, o acidente envolveu o caminhão Baú Volvo VM 270, placa de Pitanga/PR, vazio, e o Bitrem Volvo FH560 placa de Guamiranga/PR, carregado com carga de soja.

Ainda de acordo com a PRF, pelos indícios encontrados no local a equipe concluiu que o condutor do veículo Baú, vinha do sentido Imbituva, quando houve a colisão transversal com o Bitrem Volvo que vinha do sentido Guarapuava a Ponta Grossa.

Na sequência ocorreu a colisão contra o poste de iluminação, sendo necessário o acionamento da Copel para remoção dos cabos elétricos.

O condutor do Bitrem, de 27 anos, teve ferimentos leves nos pés, não sendo encaminhado no momento. O outro condutor de 28 anos saiu ileso. Chovia forte no momento do acidente.

Com informações e foto: PRF

Operação Palmital Segura


Nesta terça feira, 18 de agosto de 2020, foi realizada no município de Palmital a Operação Palmital Segura em conjunto com a Polícia Civil.

O objetivo da operação é dar uma resposta a população de Palmital em relação as situações de furtos que ocorreram no município.

Foram realizados Patrulhamentos, blitz de trânsito, abordagens a transeuntes, bares, veículos nos eixos de maior movimentação e levantamentos de possíveis autores de furtos.

Foram abordados 82 pessoas, 23 veículos e 11 bares. A operação teve a presença e foi comandando pela Aspirante Motta (subcomandante da 3ª Companhia), ROTAM e equipes do Pelotão Palmital.

Além desta, várias operações serão desencadeadas no município a fim de evitar que crimes aconteçam, objetivando a prevenção e a preservação da ordem pública.

A união entre Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos vinculados a Segurança Publica, trará resultados positivos. Neste sentido, o município terá um incremento de Policiamento em dias e horários estratégicos, a população perceberá a presença mais ostensiva da Polícia Militar.


Capitão Zarpelon 
Comandante da 3ª Companhia


Jovem de 19 anos é morto a tiros em Pitanga


Por volta das 21h15min do dia 18 de agosto de 2020, na Rua Barão do Cerro Azul, Santa Izabel, a equipe policial recebeu solicitação de uma senhora, 20 anos, a qual relatou que haviam efetuado disparos de arma de fogo em seu esposo e seu sogro. Que ambos estavam feridos, um deles dentro da residência e outro em via pública, na Rua Barão do Cerro Azul. 

Foi solicitado o apoio da equipe do corpo de bombeiros, e deslocado até o local, onde foi constatado o fato. Identificado o primeiro ferido em via pública, senhor, 53 anos, ferido com um disparo de arma de fogo na região do pescoço e outro no tórax, lado esquerdo, logo em seguida identificada a outra vítima, um homem, 19 anos,, também ferido com dois disparos, na região do tórax. 

Ambos foram socorridos pela equipe do corpo de bombeiros e encaminhados ao Hospital. Sendo que o jovem Carlos Daniel da Luz, 19 anos entrou em óbito, logo que deu entrada no hospital, Em ato contínuo, feito diligências no intuito de localizar os autores. 

Em conversa com as esposas de ambas as vítimas relataram estar ingerindo bebida alcoólica na residência, que em dado momento o senhor desferiu um soco no rosto da mulher, que começou uma discussão, logo em seguida uma pessoa, que ambas dizem não conhecer, porém estava no mesmo local com os envolvidos, que esta pessoa dialogou com o senhor, dizendo que se ele agredisse a mulher novamente, ele iria matá-lo. 

Que em seguida começou uma discussão, quando ouviram os disparos, que todos saíram correndo da residência, sem saber de fato o que havia acontecido, que as mulheres perceberam que os seus maridos estavam feridos, foi quando solicitaram a presença da equipe policial. 

Feito várias diligências, no intuito de identificar e localizar o possível autor do fato, porém sem êxito até o momento.


Fonte: PM