terça-feira, 30 de maio de 2017

Encontro incentiva jovens na luta contra doenças sexualmente transmissíveis


Mais de 600 jovens de diversas regiões do Paraná participaram nesta segunda-feira (29), em Curitiba, do 2º Encontro Estadual de Protagonismo Juvenil na Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, o evento reuniu estudantes universitários e secundaristas, professores, profissionais de saúde e representantes de entidades que apoiam a causa. 

O foco no público jovem tem um motivo. Dos cerca de mil casos novos de Aids registrados no Paraná anualmente, pelo menos 50% está relacionada a adultos jovens com idade entre 20 e 34 anos. Os números mostram que é nesta faixa etária que o risco de transmissão tem sido maior. 

Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o jovem é a principal vítima, mas também pode ser o principal ator no processo de reversão deste quadro. “É preciso compartilhar a boa informação, rever conceitos e mudar hábitos. O jovem muitas vezes acha que nada vai acontecer com ele, mas os números dizem o contrário. O assunto é sério e deve ser passado adiante”, disse ele. 

ALERTA CONSTANTE - Caputo Neto afirma que o tema da prevenção da AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis nunca pode sair de pauta. “Queremos que os jovens sejam protagonistas nesta guerra contra as DSTs. As redes sociais estão aí e podem ser utilizadas como um importante instrumento neste processo. Juntos vamos nos tornarmos agentes desta transformação”, ressaltou. 

Para o estudante Carlos Meister, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o jovem de hoje em dia tem uma habilidade muito grande em se mobilizar. “Precisamos utilizar esta nossa característica em ações de promoção da saúde. Temos que lutar mais por causa da saúde pública e da juventude”, declarou. 

Quem também compartilha da mesma opinião é o professor Luiz Fabiano Zanatta, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), de Bandeirantes. Ele comenta que a comunidade acadêmica deve, cada vez mais, atuar em prol da sociedade. “É essencial que levemos nossas ações de ensino, pesquisa e extensão para além dos muros das universidades. Temos que ter este compromisso com a sociedade em que estamos inseridos”, destacou. 

AÇÕES - O encontro também foi a oportunidade de faculdades e escolas apresentarem o que já estão desenvolvendo na área de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Este momento de troca de experiências é importante para incentivar os jovens a criarem novas iniciativas junto à comunidade. 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira, a expectativa é que os participantes do evento agora voltem para suas cidades e se tornem multiplicadores de boas informações. “Ano que vem faremos outro evento e queremos mostrar novos trabalhos. É assim, agindo junto com os jovens e unindo os órgãos da saúde e da educação, que vamos conseguir mudar este panorama”, explicou. 

Esta segunda edição do encontro contou com o apoio da Associação Fênix, uma Organização Não Governamental engajada na causa da prevenção da AIDS.

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogdoeloi

.

Motoristas abusam da velocidade no Trevo de Pitanga

O repórter Jonei Farias esteve com o vereador Luiz Matos, acompanhando o tráfego de veículos no local, e foi angustiante presenciar caminhões em alta velocidade.


O limite é de 60 Km/h, mais não foram poucos que excederam essa velocidade, foi flagrado carretas a mais de 90Km, automóveis de 80/100 KM/h.
O trevo em que foram feitas as imagens, já foi palco de inúmeras tragédias.

Assista o vídeo:





Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogdoeloi

.



Após quase seis meses, prefeito de Janiópolis renuncia ao cargo



O prefeito de Janiópolis, no noroeste do Paraná, Leopoldo Heitor Oliveira Costa (PSB), renunciou ao cargo na noite de segunda-feira (30), quase seis meses após ter assumido a administração local. Costa, que é medico, alegou problemas pessoais para justificar a decisão.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o vice-prefeito, Ismael Dezanovsk (PSD), deve assumir oficialmente o comando da prefeitura nesta terça-feira (30), a partir das 20h, na Câmara Municipal.

"Vamos continuar a administração do nosso município e peço a ajuda de todos", declarou Dezanosk na manhã desta terça.

Ao comunicar a renúncia em uma carta ao presidente da Câmara, José Mário Agostinho de Souza, o prefeito destacou que a administração pública exige quase dedicação exclusiva, o que estava refletindo em sua vida íntima familiar e em sua saúde.

"Após muitas reflexões, cheguei a certeza de que problemas de cunho pessoal e familiar se refletiram em minha saúde o que tem me limitado no exercício da função do dever constitucional a mim confiada pelos meus concidadãos janiopolenses. A Administração Pública exige do gestor uma dedicação, quase que exclusiva, o que hoje, diante dos problemas supramencionados, não tenho como oferecer ao meu povo e a gestão", explicou.

Leopoldo Costa foi candidato único nas eleições de outubro de 2016 e somou 4.034 votos, quase 90% dos votos válidos.

Leia na íntegra a carta de renúncia do prefeito:

Excelentíssimo Senhor,

JOSÉ MÁRIO AGOSTINHO DE SOUZA

DD Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

Cumpro o dever legal de comunicar V. Exa. Que nesta data, RENUNCIO ao cargo de Prefeito Municipal de Janiópolis, o qual ocupo desde janeiro de 2017. Após muitas reflexões, cheguei a certeza de que problemas de cunho pessoal e familiar se refletiram em minha saúde o que tem me limitado no exercício da função do dever constitucional a mim confiada pelos meus concidadãos janiopolenses. A Administração Pública exige do gestor uma dedicação, quase que exclusiva, o que hoje, diante dos problemas supramencionados, não tenho como oferecer ao meu povo e a gestão.

Assim sendo, declaro que renuncio ao cargo supradito para que assim, V. Exa, na qualidade de Presidente do Poder Legislativo, possa de imediato tomar as providências legais que o cargo requer.

Excelentíssimos Senhores Vereadores, Senhores Secretários Municipais e demais membros da Administração Municipal, amigos e amigas janiopolenses, verdadeiramente, de coração, quero lhes agradecer por todo apoio e confiança a mim dispensados. Se não conseguem entender este gesto do Prefeito Municipal, procurem entender a pessoa humana do médico e o cidadão Leopoldo Heitor. Me retiro da vida pública e retorno as minhas atividades profissionais com a mesma dedicação de sempre. Peço lhes desculpas por esse gesto, que faço ciente e confiante de que a gestão de nosso Município estará em boas mãos.

Subscrevo-me

Atenciosamente

LEOPOLDO HEITOR OLIVEIRA COSTA

Fonte: G1 - PR


Turvo: Lei regulamenta a utilização de máquinas públicas para desenvolvimento urbano e rural


Lei complementar n° 02/2012 - Regulamenta a prestação de serviços com máquinas e equipamentos públicos mediante a cobranças de taxas, estabelece critério de isenção e da outras providências.

Art 5° - A solicitação deverá ser protocolada e o setor de Tributação gerará uma guia de recolhimento para pagamento da taxa.

Art 6° - A utilização dos serviços dependerá da disponibilidade dos equipamentos.

- Poderá qualquer cidadão utilizar-se desse benefício por até 4horas/máquina.

O operador da máquina não receberá extras da Prefeitura por esses trabalhos, mesmo que sejam realizados fora do horário de expediente.

Lei completa está disponível: 

Guarapuava: Moto é roubada no bairro Santana



Uma moto Fan 160, vermelha, ano 2016, com placa BAJ-2663 foi roubada no bairro Santana, em Guarapuava. O roubo aconteceu na manhã deste domingo (28), entre 5h30 e 6h.

Ela pertence a Anderson Junior Correa e qualquer informação pode ser repassada no (42) 9.9813-5417.