[Fechar]

sábado, 20 de março de 2021

Caminhoneiro morre em acidente na BR-373, entre Candói e Chopinzinho


O tombamento de um caminhão na manhã deste sábado (20) na BR-373, próximo da Ponte do Rio Iguaçu, entre Candói e Chopinzinho, provocou a morte do motorista. O acidente ocorreu por volta das 08h45, envolvendo um caminhão, com placas de São João.

O veículo, carregado com farelo, saiu da pista e tombou. O motorista, Albari Ramos, de 70 anos, ficou preso nas ferragens e morreu antes mesmo de receber ajuda do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Polícia Rodoviária Federal e a Criminalística foram acionadas para atendimento da ocorrência. O corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco.

Foto: Edson Zuconelli
Fonte: RBJ

48 cabeças de gado furtadas em Marquinho são recuperadas em fazenda no interior de Turvo


Na noite desta sexta-feira (19), a Polícia Militar de Turvo foi informada pelas vítimas de um furto de gado no município de Marquinho, que relataram terem localizado o gado em uma fazenda na Localidade dos Pachecos, em Turvo.

A equipe deslocou até a fazenda apontada pelas vítimas e confirmou que o gado se encontrava no local.

Em dado momento, já no período da manhã deste sábado, o proprietário da fazenda compareceu no local com um terceiro, a fim de realizar a venda do gado. Segundo o vendedor, este estaria vendendo o rebanho em nome de terceiro. Sendo que apenas estava intermediando o negocio.

Sendo assim, a equipe liberou o gado para os proprietários que reconheceram o rebanho por conta das marcações á ferro no animal. Ao todo 48 cabeças de gado que haviam sido furtadas foram recuperadas.

As partes foram encaminhadas até a 14ª SDP para maiores esclarecimentos.


Com informações da Polícia Militar

Capacitação aos Profissionais da Saúde de Turvo para retomada de atendimentos


Nesta sexta-feira (19), no auditório da Prefeitura Municipal, ocorreu a capacitação aos Médicos e Enfermeiros do município, ministrada pelo Dr. Luís Golanoski e pela Enfermeira Yaçana dos Reis.

A capacitação teve como intuito orientar as equipes para o retorno das atividades nos PSFS, prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (22), nas comunidades do interior.

Os profissionais da saúde estão imunizados contra a covid-19 e deverão retomar os trabalhos seguindo todos os protocolos e medidas de segurança necessárias para os atendimentos.



Fonte: Prefeitura de Turvo 



Paraná ampliou a produção e o protagonismo na cadeia de carnes em 2020



O Paraná confirmou o bom desempenho habitual no mercado de proteínas animais no ano passado. Os destaques foram na produção de carne suína e frango, que apresentaram variação positiva de 11% e 3,9%, respectivamente, na comparação com 2019, segundo dados da Estatística da Produção Pecuária, divulgada na quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com esses números, o Estado se consolida como o primeiro produtor de carne de frango, responsável por 33% da produção nacional, e segundo maior produtor de carne suína, com 21% da produção brasileira. O Paraná também é líder em piscicultura e mantém a vice-liderança na produção de leite (13,6%) e ovos (9%).

Somadas, as carnes de frango, suíno e bovino do Paraná totalizaram 5.789.525 toneladas, representando 22,3% do total do Brasil. “O trabalho das cooperativas e agroindústrias do nosso Estado, aliado às demandas interna e externa, ajudou a evitar perdas mais severas da economia em um ano de grandes desafios”, diz o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Colaboraram para impulsionar o desempenho paranaense a demanda internacional, devido a problemas sanitários no exterior; a taxa de câmbio, que melhorou a competitividade do produto; e o crescimento do consumo de frangos e suínos, alternativas mais baratas que a carne bovina.

SUÍNO – No ano passado, foram produzidas no Paraná 936 mil toneladas de carne suína, um aumento de 11,1% comparativamente a 2019. O Estado fica atrás apenas de Santa Catarina, responsável por 29% do total nacional, que apresentou crescimento de 16,3%, produzindo 1,3 milhão de toneladas. Já o Brasil produziu 4,5 milhões de toneladas de carne suína, volume 8,5% superior ao de 2019.

Segundo o analista de suinocultura do Departamento de Economia Rural (Deral), Edmar Gervásio, o resultado se deve a fatores como o crescimento do consumo interno, especialmente devido à pandemia, além da demanda internacional, que impulsionou as exportações, principalmente para países asiáticos, e pela substituição de proteínas mais caras, como a bovina.

Outro ponto do levantamento do IBGE que o técnico destaca é o peso médio por cabeça abatida no Brasil, de 90,7 quilos, alta de 2% com relação a 2019. O Paraná foi o que apresentou maior peso de abate entre os cinco principais estados produtores de carne suínam (que detêm 85% da produção nacional). O abate aconteceu com peso médio de 94 quilos, alta de 3% em relação ao ano de 2019.

FRANGO – A pesquisa mostra, ainda, que em 2020 o Paraná continuou liderando amplamente a lista de estados que mais abateram frangos, com 33,4% de participação nacional, seguido por Santa Catarina (13,7%) e Rio Grande do Sul (13,6%). No último trimestre de 2020, o Paraná foi o que mostrou maior variação positiva na quantidade de abates com relação ao mesmo período do ano passado, com 6,3%.

A produção total de carne de frango em 2020 foi de 4,49 milhões de toneladas, um crescimento de 3,9% na comparação com 2019. Na avaliação do Deral, entre os fatores principais para esse desempenho está a qualidade da carne, que também é mais acessível em termos de preços. Além disso, o Paraná, que lidera o ranking nacional nas vendas externas do setor, teve um crescimento de 1% na exportação sobre o ano de 2019, somando 1,6 milhão de toneladas.

BOVINOS – A produção de carne bovina também teve um pequeno aumento, de 0,64%, somando 358,3 mil toneladas, embora a atividade tenha registrado queda de 0,6% no número de abates de 2019 para 2020, seguindo a tendência nacional.

De acordo com o técnico do Deral, Fábio Mezzadri, há alguns anos, com a elevação nos valores de cereais como soja e milho, e a estabilidade nos valores da arroba, os produtores rurais vinham abatendo suas matrizes em alta escala e liberando os campos para o plantio de soja, em busca de melhor rentabilidade.

No último ano, com a alta expressiva no valor da arroba e valorização do bezerro, os produtores passaram a segurar suas matrizes. “Este fato, aliado à estiagem prolongada, que resultou em falta de alimentos para o gado, e a alta nos custos de produção, foram a receita para a redução na quantidade de abates”, explica.

EXPECTATIVA – Além dos bons índices de desempenho, a pecuária paranaense ainda tem perspectivas positivas para os próximos anos, que já o Estado recebeu, neste mês, o parecer favorável do comitê técnico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e deu mais um passo para o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação. A avaliação final deve vir em maio, em uma assembleia dos delegados da entidade.

Com o reconhecimento, o setor vai garantir a abertura de novos mercados e atrair investimentos para as cadeias de suínos, peixe, frango, leite e pecuária bovina de corte. O status sanitário internacional permitirá ao Paraná praticamente dobrar as exportações de carne suína e alcançar mercados como Japão, México e Coreia do Sul, que pagam mais pelo produto com reconhecida qualidade sanitária.

Fonte: AEN

PM apreende arma e munições em Turvo


Na noite desta sexta-feira (19), entrou em contato com a Polícia Militar via telefone uma mulher, a qual relatou ser ex-esposa de um homem de 30 anos, e que tem uma medida protetiva contra ele, sendo que este constantemente a ameaça por mensagens via aplicativo WhatsApp, e que possui uma arma de fogo. 

Foi então deslocado até a residência do homem, onde foi localizado o mesmo juntamente com uma adolescente de 17 anos , sendo indagado quanto a arma de fogo, o autor indicou o local onde estava uma espingarda de pressão, adaptada para o uso de munição .22 e uma meia com 21 munições calibre .22 da marca “CBC”. 

Foram acionados os conselheiros tutelares, que localizaram a genitora da adolescente, para a qual a mesma foi entregue. 

O autor foi conduzido para a 14ª SDP de Guarapuava juntamente com a arma e as munições.

Fonte: PM
Publicidade