[Fechar]

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Jovem contaminada com o Covid-19 participa de festa em Prudentópolis


A jovem Pamela Belin Mello, disse nas redes sociais que foi contaminada com o novo coronavírus e participou de uma festa em Prudentópolis em um ambiente fechado com a participação de aproximadamente 150 pessoas.

Pamela publicou o seguinte texto nas redes sociais. “Só para deixar claro fui contaminada pelo Covid -19 como mostra o exame a poucos dias. Então todas aquelas pessoas que tiveram contato comigo nos últimos dias fiquem alerta aos sintomas e permaneçam em isolamento por 14 dias’’ disse a mesma.
Ainda existe a necessidade de realização de uma contraprova para o descarte ou não de um possível falso positivo.

Pamela também gravou um vídeo dizendo que veio de Curitiba visitar os familiares e permaneceu por 45 dias em Prudentópolis e acha que pegou o Covid 19 aqui em Prudentópolis.

A jovem disse que ficou surpresa não esperava que o teste desse positivo e que vai refazer o exame.

Em grupo de Whats circula uma lista com o nome de vários jovens que participaram da festa.

O Portal Nossa Gente entrou em contato com a secretaria municipal de Saúde, que disse que medidas já estão sendo tomadas em relação ao caso e que vai se pronunciar nas próximas horas.

Segundo especialistas alguns exames podem testar erroneamente positivo, por isso a contraprova é importante na verificação do caso.

Fonte: Nossa Gente

PRF apreende mais de 300 quilos de maconha na BR-277

Droga estava no porta-malas de um carro; traficante preso disse que a maconha tinha como destino São Paulo, capital

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta quinta (14), 328 quilos de maconha em Irati, na BR-277, região dos Campos Gerais do Paraná. Traficante foi preso.

Por volta das 8h30, agentes da PRF abordaram um Fiat Siena, que era conduzido por um homem de 35 anos, morador de Itapevi (SP). Ao desembarcar do carro, os policiais perceberam que ele se apresentava bastante nervoso, razão pela qual elevaram o nível da vistoria.

No porta-malas, foram encontrados 445 tabletes de maconha, que após a pesagem, totalizaram 328 quilos. Aos policiais, o traficante disse que foi contratado para levar a droga de Francisco Beltrão (PR) para São Paulo (SP).

Diante dos fatos, o traficante, a droga e o carro foram encaminhados para a Polícia Civil em Irati para o registro do crime de tráfico de drogas.

Confira o vídeo da apreensão aqui.

Fonte: PRF

Saúde divulga 69 novas confirmações e duas mortes pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais 69 casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, que residem no Paraná, e mais dois óbitos. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (14), o Estado soma 2.063 casos e 119 mortes.

Os dois homens que morreram estavam internados. Um deles residia em Paranavaí, tinha 85 anos e faleceu em 13 de maio. O outro, de 80 anos, era morador de Curitiba e morreu no dia 12 de maio.

MUNICÍPIOS – No Paraná, 165 municípios têm ao menos uma pessoa contaminada com o Sars-CoV-2 e em 45 há registro de óbito.

As novas confirmações são nas seguintes cidades: Agudos do Sul (3), Alvorada do Sul (1), Ampére (1), Araucária (1), Barracão (1), Cambé (1), Campina Grande do Sul (1), Cascavel (5), Cidade Gaúcha (2), Colombo (3), Curitiba (11), General Carneiro (1), Imbituva (5), Iretama (1), Itaipulândia (1), Kaloré (1), Londrina (3), Mallet (1), Mamborê (1), Maringá (2), Paranaguá (5), Pinhais (1), Piraquara (2), Ponta Grossa (2), Prado Ferreira (1), Querência do Norte (1), Quitandinha (1), Ribeirão do Pinhal (1), São José dos Pinhais (2), Umuarama (5) e União da Vitória (2).

FORA DO PARANÁ - Pacientes que residem fora do Paraná e que tiveram o diagnóstico no Estado são 28. O novo confirmado é residente de Manaus, no Amazonas. Três pessoas residentes de outros locais morreram em decorrência da Covid-19.

ALTERAÇÃO - Dois casos confirmados em Pato Branco foram excluídos a pedido da 7ª Regional de Saúde.

Guarapuava - Boletim atualizado


Mercado Viana de Turvo aceita Cartão Comida Boa


O Mercado Viana está aceitando o Cartão Comida Boa do Governo do Estado, que criou para que famílias em situação de vulnerabilidade possam comprar produtos alimentícios durante a pandemia do coronavírus (COIVD-19). 

No Mercado Viana tem gêneros alimentícios, higiene e limpeza, hortifrúti e açougue.
Na padaria você encontra sempre produtos fresquinhos. 

O Mercado Viana fica na Avenida 15 de Novembro, em frente ao Ginásio da Escola Frida.




Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Campina do Simão



Nota oficial sobre a morte Covid-19 em Guarapuava


A Prefeitura de Guarapuava, através de nota oficial, responde aos principais questionamentos dos guarapuavanos sobre o óbito por Covid-19, que estava no Boletim Oficial. Confira abaixo:


Por que a Secretaria de Estado de Saúde não reconhece o caso como morte Covid?

Foram realizados três testes no paciente. Dois em Guarapuava que atestaram POSITIVO para Covid, e um exame foi para o Lacen, e teve NEGATIVO como resultado.

Como isso é possível? Testes darem resultados diferentes?

Existem diferentes tipos de teste: O PCR e o teste rápido. O PRC analisa amostras das mucosas para determinar a presença do vírus, já o teste rápido identifica os anticorpos (não o vírus) no sangue. O método e o período propício para análise são diferentes em ambos os testes. No paciente do óbito, o teste rápido atestou positivo e o PCR negativo. Esse não foi o primeiro caso de resultados diferentes entre tipos de exames distintos de Coronavírus no mundo todo. As definições de casos positivos constantemente estão mudando, através de portarias do Ministério da Saúde, conforme a evolução da pandemia no cenário nacional e a Secretaria Municipal de Saúde cumpre estritamente as regras estabelecidas pelas esferas superiores.

Por que a Prefeitura divulgou o óbito por Covid-19?

A Prefeitura conta com apoio técnico de uma comissão formada por médicos, representantes da Secretaria de Saúde, Hospital São Vicente, Instituto Virmond, Universidades, Samu, dentre outros profissionais. Todos eles recomendaram que o óbito fosse considerado POSITIVO para Covid-19, justamente porque há divergências entre os exames e, nesse momento, é melhor cumprir as determinações técnicas para isolamento social de familiares e medidas de cuidado pós-morte.

Por que o óbito será retirado do Boletim oficial?

Porque a Prefeitura responde a uma hierarquia em que a Secretaria de Estado de Saúde recomendou a utilização do exame PCR (feito pelo Lacen) como referência para os casos de Covid-19 no Estado do Paraná.

A Prefeitura de Guarapuava ganha apoio financeiro com a morte?

Não, não há compensação financeira por mortes de Covid-19 para nenhum lugar do Brasil. O único objetivo na divulgação foi informar, de maneira transparente, o resultado do teste realizado na cidade e que tinha dado positivo.

Campanha #EmbalagemSolidária distribui mais de 40 mil embalagens para pequenos restaurantes

12 mil serão destinadas para o projeto Marmita do Bem, idealizado pelo chef Henrique Fogaça

A Ibema, terceira maior fabricante de papelcartão do país, se une à gráfica Tuicial para a produção e doação de 12 mil embalagens para o projeto Marmita do Bem. A iniciativa, idealizada pelo chef de cozinha Henrique Fogaça e pelos sócios Anuar Tacach e Alberto Hiar, donos do restaurante Jamile, tem por objetivo oferecer 400 refeições por dia para a população em situação de rua concentrada no centro da cidade de São Paulo. Por meio da campanha #EmbalagemSolidária, as duas empresas, Ibema e Tuicial, pretendem destinar, de forma gratuita, 40 mil embalagens de papelcartão - caixas para delivery de hambúrguer, além de 20 mil sacos de papel para pequenos negócios dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Ao todo, mais de 200 pequenos restaurantes serão beneficiados pela ação.

“Essa foi a forma que encontramos de ajudar a fomentar o comércio local. A ideia é possibilitar, por meio da doação de embalagens, o funcionamento dos pequenos estabelecimentos, por meio da viabilidade da entrega de marmitas ou delivery de hambúrgueres para que, assim, o trabalhador autônomo, nesse período tão difícil, consiga trabalhar”, afirma Itagiba Fortunato, diretor da Tuicial.

“Sabemos que muitos restaurantes não costumam ter uma gestão financeira robusta e não têm caixa para sobreviver dois ou três meses fechados. Quando um trabalhador perde o emprego, normalmente recorre a esse setor para sobreviver, manter a família e continuar consumindo. E isso nos preocupa bastante neste momento”, afirma Leonardo Reis, Gerente Nacional de Vendas Diretas da Ibema. Segundo o executivo, para que trabalhadores informais e pequenos empreendedores possam acondicionar os alimentos que produzem e gerar renda vendendo por delivery ou take-away é fundamental que disponham de embalagens seguras e adequadas para o transporte – e foi esta a principal motivação para a criação do #EmbalagemSolidária.

Coronavírus: responsabilidade social

Ciente de sua responsabilidade social, a Ibema também está à frente de outras ações de solidariedade. Em parceria com a BO Packaging, a empresa está distribuindo um milhão de copos de papel para hospitais do Paraná e São Paulo, impressos com mensagens de apoio ao corpo clínico e conscientização. No início de abril, a produtora doou ao hospital público Bom Pastor, localizado no entorno de sua fábrica em Turvo (PR), município que registra um dos IDHs mais baixos do estado, 100 máscaras FF2, 12 pijamas cirúrgicos, 500 toucas descartáveis, 220 litros de álcool 70, dois termômetros a laser e 600 luvas cirúrgicas – artigos de primeira necessidade. Uma outra remessa de insumos hospitalares, com três mil máscaras de tripla proteção, 15 macacões impermeáveis e 500 aventais, será entregue no dia 04 de maio para a prefeitura da cidade, que poderá, desta forma, equipar outras unidades de saúde da região.

Além disso, em parceria com o Centro Comunitário administrado pela empresa, artesãs moradoras da localidade estão confeccionando máscaras de tecido, que serão distribuídas aos funcionários da fábrica e aos caminhoneiros parceiros – esses já contam com alimentação e banho fornecidos, de forma gratuita, nas duas unidades fabris da Ibema.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 800 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês:www.ibema.com.br

Motociclista sofre ferimentos graves em acidente na PRC-466


A Polícia Rodoviária atendeu um acidente do tipo colisão frontal na PRC-466 km 261+500, em Guarapuava, envolvendo um veículo VW Santana com placas Faxinal dos Guedes/SC, não sendo possível identificar o condutor, haja vista o mesmo ter se evadido do local, e o outro veículo trata-se de uma motocicleta Yamaha YBR 125, que no momento era conduzido por um jovem de 18 anos. 

Do acidente além de danos materiais, também resultou em ferimentos graves no condutor da motocicleta que foi encaminhado pelo SAMU ao Hospital Santa Tereza.

Com informações e fotos: PRF

Se liga nas Ofertas do Supermercado Suprema de Turvo




Motocicleta é furtada em Turvo


Na noite dessa quarta-feira (13), compareceu no Destacamento da Polícia Militar de Turvo, um jovem relatando que por volta das 08h00min, deixou sua motocicleta Honda/CG 125 Titan KS, cor verde, placa MCR-2937, estacionada em um terreno na Rua Vereador Renê Rickli e ao retornar por volta das 22h00min, percebeu que a mesma foi furtada. 

A equipe policial realizou patrulhamentos no intuito de localizar possível (s) autor ou a citada motocicleta, porém sem êxito. Orientado o solicitante quanto aos procedimentos.

Homem fica gravemente ferido após levar golpe de enxada na cabeça no interior de Pitanga


No dia 13 maio 20, às 22h03min, compareceu no destacamento da Polícia Militar a solicitante de 67 anos, relatando que seu irmão foi agredido fisicamente com um golpe de enxada na cabeça, por um homem de 49 anos, na localidade de Barra Bonita e que estava sendo atendido no posto de saúde de Mato Rico. 

Entrado em contato com a enfermeira, a qual relatou que seria um ferimento grave, corte contuso de aproximadamente 7cm em região occipital, a inspeção interna encontrou fratura de mais ou menos 4cm com perda óssea. 

A equipe policial então deslocou até a Vila Rural na casa da solicitante, onde a equipe percebeu uma movimentação nos fundos da residência e avistou um senhor, o qual confirmou ser o autor da agressão e que há tempos eles têm um desentendimento. Dada voz de prisão e encaminhado até a 45º DRP de Pitanga para os demais procedimentos cabíveis. Também foi apreendido a enxada usada na agressão.
Publicidade