[Fechar]

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Guarapuava chega a 17 casos confirmados de coronavírus


Município de Turvo completa 38 anos nesta terça-feira (12)


Nesta terça-feira, 12 de maio é feriado em Turvo, o município estará comemorando 38 anos de emancipação político-administrativa da cidade. 

As comemorações que aconteceriam no mês de maio, como Olimpíada Rural, Expo-Turvo e Shows nacionais foram canceladas devido à pandemia do novo coronavírus.

O prefeito Jeronimo fala que "é momento de relembrarmos os 38 anos de prosperidade de nosso município, lembrarmos daqueles que tanto contribuíram para chegarmos até aqui, que apesar de vivermos em uma pandemia sem festividades como nosso município merece e estava programado, temos que usar desse momento para refletirmos e valorizarmos tudo que amamos e o lugar onde vivemos que é uma terra abençoada, usar esse tempo para planejar o futuro de nossa amada cidade. Os cuidados com nossa saúde são primordiais para que logo todos juntos possamos comemorar tudo de bom que temos em nosso querido Turvo", enfatizou o prefeito.

Jean Pierre é o novo gerente da Agência do Sicredi de Turvo


O Blog do Elói esteve na Agência do Sicredi, conversando com o novo gerente Jean Pierre Ribeiro, ele é natural de Prudentópolis - PR, formado em Gestão Empresarial pela Unicentro, Pós Graduado em Gestão e Auditoria de Negócios também pela Unicentro, e está cursando MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores na FGV - Fundação Getúlio Vargas, é casado, pai do menino Gustavo de 4 anos. Experiente na área financeira bancária de mais de 15 anos, sendo destes 6 anos e meio no Sicredi. 

Ele agradece aos associados do Sicredi e a comunidade de Turvo pela acolhida. 

“Estou muito feliz com a oportunidade de trabalhar aqui e tenho certeza que faremos um ótimo trabalho juntos e, mesmo que o momento atual seja um tanto quanto delicado, vamos buscar sempre atender nossos clientes e associados da melhor forma possível, seja presencialmente ou auxiliando nos nossos canais eletrônicos. Contém comigo e com toda equipe Sicredi, estamos sempre prontos para atendê-los”. Grande abraço, Jean Pierre Ribeiro.


Paraná tem mais dois óbitos e 14 confirmações de pacientes com Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde publicou um novo informe sobre a Covid-19 no Paraná. São 153 municípios com 1.849 casos confirmados e 44 cidades com registro de 111 óbitos. Os dados são referentes aos moradores do Paraná.

Os dois homens que faleceram estavam internados, tinham 83 anos e ambos morreram no dia 9 de maio. Um era morador de Ampére e outro de Londrina.

MUNICÍPIOS – 153 cidades do Paraná têm registros de casos confirmados e em 44 municípios há pelo menos um morador que morreu pela Covid-19.

Os 14 novos confirmados são residentes de: Agudos do Sul (2), Centenário do Sul (1), Curitiba (1), Guarapuava (1), Paranaguá (1), Ponta Grossa (1), Pontal do Paraná (2), Quitandinha (2), Ribeirão do Pinhal (1), Tuneiras do Oeste (1) e Uraí (1).

LEITOS OCUPADOS - Entre os 1.723 leitos Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para pacientes Covid-19 (suspeitos ou confirmados) 392 estavam ocupados nesta segunda-feira (11), representando a ocupação de 23% do total de leitos. Entre os internados, 64 pacientes têm o diagnóstico confirmado para a doença.

Além dos 392 internados com suspeita ou já confirmados com Sars-CoV-2, outros 153 pacientes estão ocupando leitos SUS não exclusivos para Covid-19.

TOTAL DE INTERNADOS PARANÁ – No total há 601 pacientes internados no estado por confirmação ou suspeita da Covid-19, sendo 545 pelo SUS e outros 56 pacientes em unidade hospitalar privada (são 25 UTI e 31 leito clínico).

Confira o informe completo clicando aqui.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO PARANÁ (CIEVS) DA SESA

No Paraná, os casos de COVID-19 são confirmados por dois critérios:

1. Laboratorial: O critério laboratorial é utilizado para pacientes testados por PCR em tempo real pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e de laboratórios habilitados nos moldes do Decreto 4261/2020 ou por testes rápidos validados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Os testes rápidos validados são:

1.1 - ONE STEP COVID-2019 TEST® da fabricante Guangzhou WondfoBiotechCo., Ltda., cujo representante legal no Brasil é a empresa Celer Biotecnologia S/A.

1.2- MEDTESTE CORONAVÍRUS (COVID-19) igG/IgM da fabricante Hangzhou Biotest Biotech Co. Ltd cujo representante legal no Brasil é a empresa Medlevensohn Com Repres Prod Hosp Ltda.

2. Clínico epidemiológico: O critério clínico epidemiológico é utilizado nos pacientes em que não foi possível realizar coleta e com histórico de contato próximo* ou domiciliar**, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado por PCR para COVID-19. O critério clínico epidemiológico deve ser a exceção. Priorizar sempre a coleta de amostras dentro dos critérios estabelecidos.

Definições:

1. Contato próximo de casos confirmados de COVID-19:

- Uma pessoa que teve contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com caso confirmado;

- Uma pessoa que tenha contato direto desprotegido com secreções infecciosas (por exemplo, gotículas de tosse, contato sem proteção com tecido ou lenços de papel usados e que contenham secreções);

- Uma pessoa que teve contato frente a frente por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 1 metro;

- Uma pessoa que esteve em um ambiente fechado (por exemplo, sala de aula, sala de reunião, sala de espera do hospital etc.) por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 1 metro;

-Um profissional de saúde ou outra pessoa que cuide diretamente de um caso de COVID-19 ou trabalhadores de laboratório que manipulam amostras de um caso de COVID-19 sem Equipamento de Proteção Individual (EPI) recomendado, ou com uma possível violação do EPI.

2. Contato domiciliar de caso confirmado de COVID-19:

- Uma pessoa que resida na mesma casa/ambiente. Devem ser considerados os residentes da mesma casa, colegas de dormitório, creche, alojamento etc.

Agência do Trabalhador de Turvo disponibiliza 32 vagas de emprego



01 – Auxiliar Administrativo

Requisitos: Maior de 18 anos/ambos os sexos/ ensino médio / com experiência em peças automotivas e industriais

Observações: Trabalho Indústria Embalagem Almoxarifado

06 – Auxiliar de Linha de Produção

Requisitos: Maior de 18 anos/ masculino

Observações: Trabalho Empresa erva-mate

04 – Auxiliar de Linha de Produção

Requisitos: Maior de 18 anos

Observações: Trabalho Indústria madeireira

18 – Auxiliar de Reflorestamento

Requisitos: Maior de 18 anos /masculino

Observações: Trabalho empresa Pinus

01 – Caldeirista

Requisitos: Maior de 18 anos/ masculino com experiência em caldeira

Observações: Trabalho Empresa Erva-mate

01 – Pintor automotivo

Requisitos: Maior de 18 anos/ masculino com experiência no ramo automotivo

Observações: Trabalho Indústria Embalagem

01 – Técnico de Segurança do Trabalho

Requisitos: Maior de 18 anos/com formação Técnica em Segurança do Trabalho.

Observações: Trabalho Indústria madeireira.

Para se candidatar às vagas basta procurar a Agência do Trabalhador na Rua Paraná, 767.

Homem morre após cair de moto na PR 825, em Campina do Simão


A Polícia Rodoviária atendeu um acidente ocorrido ás 22h30 do tipo queda de motocicleta, na PR-825 km 25+400m em Campina do Simão, envolvendo uma motocicleta Honda CG 150 com placa de Ivaiporã, conduzido Vagner Rodrigues Ferreira, de 40 anos, que entrou em óbito no local, sendo encaminhado ao IML de Guarapuava. 

Segundo informações, Vagner era de Ivaiporã e trabalhava em uma funilaria, há cerca de um ano e meio em Campina do Simão.

Caminhão de Guarapuava tomba na BR-277, em Teixeira Soares


Um acidente na noite de domingo (11), na BR 277, Km 207,3, em Teixeira Soares, na região dos Campos Gerais, deixou uma vítima em estado grave. Acidente tipo capotamento envolvendo o veículo Scania/P310 com placas de Guarapuava.

O caminhão seguia sentido Palmeira – Irati quando ao passar em local com curva acentuada o motorista perdeu o controle da direção, saindo da pista e capotando, tendo como principal motivo a velocidade excessiva, ressalta-se que o local possui sinalização bem nítida tanto da curva acentuada, quanto do limite de velocidade de 60 Km/h, porém durante o atendimento do acidente ao analisar o disco diagrama do cronotacógrafo (devidamente aferido pelo INMETRO) constatou-se que a velocidade aferida no momento do acidente era de 110 Km/h.

O condutor ficou preso às ferragens, sofrendo ferimentos de natureza grave, sendo socorrido e encaminhado para hospital da região. O veículo e a carga de batatas também foram bastante danificados. Devido aos ferimentos não foi possível submeter o motorista ao teste de etilômetro.

O trânsito permaneceu fluindo normalmente, pois o veículo e a carga estavam fora da pista de rolamento. A PRF alerta os motoristas para que estejam atentos e respeitem a sinalização e os limites de velocidade.

Informações e fotos: PRF 

Após briga entre caminhoneiros, carreta tomba na BR-277 em Guarapuava; assista

Motorista da carreta que tombou saiu ferido; o outro caminhoneiro fugiu do local, mas foi identificado e já se apresentou à PRF

Vídeo:

Uma briga de trânsito entre dois caminhoneiros resultou em um tombamento na tarde deste domingo (10) em Guarapuava, na região centro-sul do Paraná. Um dos motoristas saiu ferido. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Por volta de 15h30, os motoristas de uma carreta bitrem carregada de soja e de uma carreta com frango congelado transitavam pela BR-277, ambos pela contramão, no limite entre as cidades de Candói e Guarapuava.

O motorista de um carro que vinha logo atrás gravou parte da briga e enviou o vídeo para a Central de Comando e Controle da PRF.

Pelas imagens, é possível perceber que ambos os caminhões atravessam a ponte sobre o Rio Campo Real pela contramão, em um trecho onde a ultrapassagem é proibida.

Após a ponte, a carreta de soja chega a transitar pelo acostamento da faixa contrária, na tentativa de ultrapassar a outra carreta, cujo motorista impedia a manobra.

Logo à frente, após conseguir executar a ultrapassagem, o caminhoneiro que dirigia a carreta bitrem fechou o outro veículo, que primeiro saiu da pista e, na sequência, tombou sobre o asfalto.


O motorista da carreta tombada foi socorrido e encaminhado a um hospital de Guarapuava. Ele perdeu parte de um dos dedos da mão.

O outro caminhoneiro fugiu do local, mas foi identificado e já se apresentou à PRF. Com ferimentos no rosto e pelo corpo, ele alegou ter sido atingido por golpes de facão.

A PRF apurou que a briga entre ambos começou quase 30 quilômetros antes, no município de Cantagalo, durante uma outra tentativa de ultrapassagem. Os dois envolvidos chegaram a desembarcar e a trocar agressões físicas.

Após o tombamento, o trânsito no local ficou parcialmente interditado, com os veículos transitando no sistema pare-e-siga. A pista foi totalmente liberada por volta das 19 horas.

A ocorrência será investigada pela Delegacia da Polícia Civil em Guarapuava.

Direção defensiva

A Polícia Rodoviária Federal observa que um dos princípios básicos da direção defensiva é procurar manter sempre a calma e evitar brigas no trânsito.

Quem costuma responder a eventuais provocações e não tolera erros dos outros motoristas tem mais chance de se envolver em acidentes.

Ao testemunhar qualquer situação de risco em rodovias federais, a principal orientação é recolher o máximo possível de informações sobre o fato e acionar a PRF, através do telefone de emergência 191.

Fonte: PRF

Publicidade