[Fechar]

segunda-feira, 30 de março de 2020

Petrobras reduz preço do gás em 10% a partir da terça-feira, 31


A Petrobras anunciou a terceira redução no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) nos últimos 10 dias, de 10% nas refinarias a partir da terça-feira, 31. Com mais essa queda, o preço do produto, que afeta as famílias de baixa renda, acumula corte de 21% nos preços neste ano.

Antes dessas reduções, o preço praticado pela estatal estava 45% acima da paridade com a cotação internacional.

O preço nas refinarias passa a ser de R$ 21,85 para o botijão de 13 quilos (gás de cozinha).

A redução atinge tanto o GLP residencial como industrial.

Segundo a Petrobras, a empresa está reforçando o abastecimento de GLP no mercado através de compras adicionais já efetuadas dentro do seu programa de importação, depois que a crise provocada pelo coronavírus fez muitas famílias estocarem o combustível, levando à escassez pontual em alguns centros urbanos, segundo informou mais cedo o Ministério de Minas e Energia (MME).

Ao todo, a Petrobras fez a importação de três carregamentos, que chegam no porto de Santos nos dias 30 de março, 6 e 10 de abril

Cada navio tem capacidade adicional de 20 milhões de quilos de GLP, equivalente a 1,6 milhão de botijões de 13 kg.

A companhia disse ainda que não há necessidade de estocar o produto, e pediu para que as distribuidoras repassem a queda de preços para o consumidor. “Não há qualquer necessidade de estocar GLP neste momento, pois não haverá falta de produto para abastecer a população”, afirmou a estatal.

Guarapuava - Boletim Oficial Covid-19


Turvo - Boletim Oficial Covid-19


Boletim Oficial Covid-19 (30/03):

Os casos suspeitos, são aqueles que apresentam sintomas graves e serão feitos exames para confirmação da doença.

Já os casos monitorados, são os que apresentam síndrome gripal e a evolução do caso e sintomas será acompanhado por 14 dias pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Turvo

Comunicado do Conselho do Tutelar de Turvo


O Conselho Tutelar de comunica que desde do dia 23 de março, os atendimentos estão sendo realizados por meio telefônico e Whatsapp, conforme o Decreto Municipal nº 23/2020, com o intuito de evitar aglomerações e contágio do Coronavírus.

Telefone de plantão: (42) 9 9139-3054.

A empresa Ibema comunica o falecimento de Nei Senter Martins


A empresa Ibema Papelcartão, instalada no Município de Turvo, lamenta anunciar o falecimento de Nei Senter Martins, ocorrido na manhã dessa segunda-feira (30).

Conforme publicado pela empresa, Martins, como era conhecido, tinha 66 anos e foi protagonista na construção da história da Ibema, tendo uma importante passagem como Diretor Presidente entre os anos de 2011 a 2015. Atualmente, exercia cargo de membro do Conselho de Administração da Ibema. 

O enterro acontecerá em Cascavel - PR, de forma reservada.

NOTA:



ATUALIZADO: Conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a causa da morte de Nei foi por coronavírus, que teve a confirmação de Covid-19 neste domingo (29), ele era morador de Cascavel e morreu na manhã desta segunda-feira (30). 


O paciente possuía comorbidades e havia viajado para os Emirados Árabes com retorno ao Brasil no dia 14 deste mês. Teve os primeiros sintomas no dia 18 e foi hospitalizado dia 25 em uma unidade da rede privada.




Paraná deverá produzir 41,2 milhões de toneladas de grãos


A primeira estimativa da safra de inverno divulgada nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento aponta que a produção total de grãos no Paraná poderá chegar a 41,2 milhões de toneladas. Esse volume é 14% superior ao da safra 18/19, quando foram produzidas 36,2 milhões de toneladas. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral).

O relatório mostra uma evolução significativa da colheita da soja, que alcançou 85% da área estimada. Já a perspectiva de produção chegou a 20,7 milhões de toneladas, um recorde histórico para o Paraná, 28% maior do que o volume produzido na safra anterior. Com a evolução do milho safrinha, a área pode ter redução de 2%, porque houve atraso na colheita da soja, o que retardou a semeadura. Ainda assim, a produção deve superar 12 milhões de toneladas. “Mesmo na crise que estamos enfrentando, os trabalhos no meio rural continuam. Estamos recomendando a todos os agricultores e trabalhadores do setor o máximo de cautela e proteção”, diz o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara.

Se os números totais se confirmarem, esta será a segunda maior safra de grãos da história do Paraná, atrás apenas da safra 16/17, quando o Estado colheu 41,7 milhões de toneladas. “O recorde da safra 16/17 de grãos pode ser superado caso o Paraná apresente boas estimativas para a safra de trigo, que ainda não foi plantada”, explica o chefe do Deral, Salatiel Turra. A primeira avaliação da safra de inverno mostra que os cereais de inverno retomaram o crescimento de área, com um aumento de 4%.

Ortigara ressalta que todas as providências estão sendo tomadas para buscar um bom desempenho nesta safra. “Neste momento, há uma normalidade no quadro de abastecimento de insumos, sementes, fertilizantes, rações, na recepção das safras, e no abate e transporte de animais. Temos uma boa perspectiva de safra combinada com preços interessantes, tendo diz.

SOJA – Os números do levantamento deste mês mostram que os produtores paranaenses já colheram mais de 85% da área total estimada para o ciclo 19/20. Foram colhidos aproximadamente 4,67 milhões de hectares da área total, estimada em 5,47 milhões. No mesmo período do ano passado, haviam sido colhidos cerca de 80% da área semeada. Na média das últimas três safras, o índice foi de 87%. A produção esperada para a safra 19/20 é de aproximadamente 20,7 milhões de toneladas, um volume 28% superior à de 18/19 e que, caso se confirme, será recorde.

Mesmo com atraso no início do plantio, o clima colaborou para manter a produtividade acima da média inicialmente estimada. Os números apontam para uma produtividade média de 3,8 mil kg por hectare. Esse volume é aproximadamente 27% superior ao da safra 18/19, severamente atingida por adversidades climáticas como a seca.

No mês de março, o clima mais seco contribuiu para acelerar a colheita da soja no Paraná. Mas a

Carreta capota na PR-487, em Cândido de Abreu


No dia 29 de março, 05h40min, a Polícia Rodoviária atendeu um acidente do tipo capotamento, ocorrido na PR-487 km 355, em Cândido de Abreu - PR, envolvendo o veículo Volvo FH 400 placas de Moreira Sales – PR e acoplados 02 tanques de óleo vegetal, conduzido por E.P, 47 anos. 

Do acidente resultou em danos materiais no caminhão e tanques acoplados, o condutor inicialmente encaminhado ao hospital de Cândido de Abreu, posteriormente encaminhado ao hospital de Arapongas para maiores cuidados.

Com informações e fotos: PRE

Faleceu em Turvo, Terezinha Ferreira


Faleceu na madrugada dessa segunda-feira (30) Terezinha Ferreira, com 78 anos. 
O velório será na Igreja Presbiteriana do Brasil de Turvo. O sepultamento será hoje, em horário a ser designado. 

A senhora Terezinha era esposa do senhor Orlei Ferreira e mãe Andinho do restaurante. 

Informou Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.
Publicidade